top of page
WhatsApp Image 2023-08-21 at 14.40.31.jpeg

Online 

Assistência de Arte 

Sobre o Curso

A assistência de arte é um importante braço criativo e organizacional do departamento, sendo imprescindível sua presença e valor num projeto audiovisual. Ao longo de 10 aulas, este curso pretende explicar as diversas funções e responsabilidades exercidas por uma/um assistente de arte, através do encontro com profissionais atuantes no audiovisual brasileiro e internacional que, um dia, já foram assistentes de arte em projetos dos mais diferentes tamanhos e orçamentos.

Dentre as mais diversas funções que um assistente de arte pode desempenhar, do ponto de vista criativo, auxilia na pesquisa e criação do conceito de arte junto ao chefe de departamento, transmitindo as ideias visuais através de moodboards e outras formas de

apresentação e organização do material. Do ponto de vista organizacional, realiza a decupagem de arte, um documento central do departamento, e as mais variadas listas geradas a partir dele. Muitas vezes, a depender da disposição orçamentária do projeto, sua presença é também requerida na execução de desenhos, layouts e levantamentos.

Comunica-se dentro e fora do departamento de arte, sendo necessário ter os conhecimentos do projeto de arte a ser desenvolvido em toda a sua complexidade. Ainda na pré-produção, verifica as demandas da arte gráfica, acompanha e checa a sua execução e finalização. Já no set, acompanha as filmagens, oferecendo soluções aos mais diversos imprevistos que ocorrem, além de checar se todas as necessidades da arte (props, arte gráfica, etc) estão organizadas e prontas para a diária.

 

Os encontros online de 4h buscam dar diretrizes básicas aqueles que querem se inserir no meio audiovisual através da assistência de arte, a partir de estudos de caso, apresentação de documentos e exercícios práticos.

 

Sejam bem vindes!

Conteúdo Programático

1. O departamento de arte 
 

Apresentação do departamento de arte, suas funções criativas, estéticas e técnicas, seu processo e organograma.

 

O departamento comunica-se com outros do audiovisual, para isso, é necessária uma organização e estudo das informações gerais, que advém sobretudo da assistência de direção e da produção. Esses documentos são importantes para o trabalho efetivo do assistente de arte.

2. Pesquisa de Arte e Organização do material
 

O assistente de arte é um importante braço criativo e organizacional do departamento.

Uma de suas tarefas, a depender do tempo de pré-produção de uma obra audiovisual, sem especial em obras dedicadas à produção de conteúdo, é a pesquisa de referências junto ao diretor de arte.

 

Serão apresentados sites específicos de pesquisa usados pelo departamento de arte e formas de organização do conteúdo em documentos e plataformas digitais colaborativas.

3 . Decupagem de Arte

A decupagem de arte é um documento central que norteia todo o departamento.

 

Nesta aula, serão enfatizados a leitura do roteiro tendo em vista as funções da decupagem de arte, como o alune pode montar uma tabela base eficiente e organização das listas derivadas dessa decupagem.

4.Moodboard, pranchas e comunicação

Moodboards são o ponto de partida para a unificar a visão estética de um filme.

São as impressões e representação visual de como a direção de arte interpreta um roteiro, com o objetivo de unificar a visão estética, transmitindo o tom e a atmosfera.

Utilizamos essas pranchas para alinhar as ideias iniciais e guiar a equipe de arte e outras equipes para dar vida à visão artística no set ou na pós-produção.

5. Desenhos e Projetos
 

Por meio de conceitos, maquetes, plantas baixas e desenhos executivos, realizamos a representação visual do filme, onde sintetizamos referências, compartilhamos a visão, traduzindo um conceito em realidade e permitindo a visualização de nossos colaboradores.

 

Esses desenhos abrangem cenografias, adereços e outros elementos visuais essenciais para a produção, assegurando uma representação visual clara da aparência do projeto. Para criar um universo narrativo através do desenho, iniciamos pela seleção de nossas referências, considerando a visão espacial tridimensional, estética, funcionalidade e prazos para nossos sketches.

6. Relatório de Intervenções
 

A criatividade e a organização são dois pontos chaves da assistência de arte. O relatório de intervenções é um importante documento, que tem por objetivo traduzir o pensamento e o conceito criado pela direção de arte e desenvolvido pelo departamento para a realidade das locações.

 

É um exercício de equilíbrio entre adaptabilidade e transformação e servirá de base para as futuras montagens, por isso necessita de uma

comunicação clara para que toda a equipe tenha um bom entendimento do processo.

7. Arte Gráfica
 

A aula tem como proposta abordar a atuação do assistente de arte na coordenação das artes gráficas dentro do Departamento de Direção de Arte.; compreender a importância prática da utilização das artes gráficas no departamento de arte e também seu uso como ferramenta estética dentro do contexto narrativo; conhecer suas formas de aplicações (ambientações, coberturas, produtos, objetos de cena, etc - props e dressing); identificar o fluxo de trabalho (decupagem, cronograma, pesquisa de referências,

informações técnicas, desenvolvimento, aprovações, escolha de suportes, provas de cor/suportes, fechamento de arquivos e impressões) e apresentar a finalização e montagem das peças, através de análises de casos.

8. Mapa ou Bíblia de Arte

Uma etapa importante da pré-produção no Departamento de Arte é a reunião de informações em um único documento claro e preciso. Após a decupagem, pesquisa, visita às locações e projeto, o departamento necessita de um guia para seguir e conseguir executar o projeto ao chegar à locação.

 

Este guia, desta vez imagético, consiste no Mapa de Arte ou Bíblia. O Mapa de Arte é a junção da decupagem, dos relatórios e listas, layouts, plantas, shooting board e demais informações sobre cada cena.

9. Jurídico e Clearance

 

O processo de liberação jurídica, conhecido como clearance, se tornou uma importante pauta. As restrições variam entre projetos, porém é comum que parte da função da assistência de arte inclua a coordenação deste sistema.

 

A proposta da aula se dá em duas perspectivas: a de uma assistente de arte, exemplificando o passo a passo dessas aprovações, e por meio de uma orientação de um especialista do departamento jurídico, que busca trazer a discussão dentro uma perspectiva do Direito e de forma interdisciplinar.

10. Assistência de Arte no set e na frente
 

A assistência de arte busca apoiar a direção de arte para que os aspectos visuais definidos sejam realizados. Colabora na pesquisa, referência, fornecendo suporte durante a produção para a criação de desenhos, informações para orçamento, levantamento das locações, familiaridade com documentos e calendários. No set, busca soluções criativas e assegura que estão em sintonia com as diretrizes aprovadas.

Materiais para Aula

Softwares básicos de apresentação, como Power Point, Google Slides, Canva, Keynote,
etc. É recomendável baixar as versões gratuitas do SketchUp e SketchUp Layout para
uso nas aulas (link: https://www.sketchup.com/pt-BR/plans-and-pricing/sketchup-free) e
também do Photoshop (versão gratuita para uso de 7 dias).

Coordenação e Corpo Docente 

Foto_Curaca_edited_edited.jpg

Laura Carvalho - cOORDENADORA

Graduada em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e mestre em Teoria e Estética do Audiovisual pela mesma instituição de ensino. Como diretora de arte, assinou projetos nacionais e internacionais como os longas El Día es Largo y Oscuro (México), The Swamp Dead Man (ambos em finalização), Agreste e Abraço, as séries francesas Death Corner e Demain si J’y Suis. É alumni do Berlinale Talents 2021 e fez residências artísticas sobre arquitetura no Japão e no Brasil. É membra do Production Designers Collective e da Bra.da Coletivo de Diretoras de Arte do Brasil.

Camila Vieira_edited.jpg

Camila vIEIRA

Graduada em Rádio e TV pela UNESP, pós-graduada em Design de Interiores pela FAAP e estudos em Direção de Arte na University of the Arts London, foi por anos assistente de direção de arte. Radicada em Praga, trabalhou em coproduções com Hollywood, como

The Falcon and the Winter Soldier (Marvel), o longa Ballerina (spin off da franquia John Wick) e foi cenógrafa de uma das maiores produções da Amazon, Roda do Tempo S2.

 

Seu mais recente projeto foi como production designer da série Suburban Screams, da

qual o host é John Carpenter.

Carol Kazumi_Foto de perfil_edited.jpg

Carolina Kazumi

Advogada de formação e pós-graduada em Projeto e Negócio Audiovisual pelo SENAC, soma a experiência de mais de 15 anos em Direito do Entretenimento às atividades de produção/produção executiva de projetos socioculturais (música, teatro, audiovisual, dança, esporte, etc.).

 

Na sua trajetória, traz cursos, palestras, consultorias e produções com Cultura & Mercado, Museu da Imagem e do Som, Poiesis, Fundação Demócrito Rocha, PUC-COGEAE/SP, Instituto Nacional de Cinema, Academia Internacional de Cinema, TV Cultura, Copa Studio, Glaz Entretenimento, Formata Produções, O2 Filmes, Gullane Filmes, Boutique Filmes, Birdo Studio, dentre outros.

Clarissa Ribeiro_Foto de perfil_edited.jpg

Clarissa Ribeiro

Diretora de arte, cenógrafa e figurinista graduada em Comunicação Social, formada em Diseño de Producción pela Escuela Internacional de Cine y TV de Santo Antonio de los Baños – EICTV, Cuba (Altos Estudos) e em Artes Dramáticas com ênfase em Figurino pelo IFBA. Iniciou no audiovisual em 1999 e transita em outras linguagens artísticas como teatro e música, sempre dentro do departamento de arte.

 

Assinou a direção de arte de projetos como as séries A Bicicleta do Vovô, Histórias de Jajá e Cotidiano, os longas Memórias Afro Atlânticas, Jardim do Silêncio e Cosmovisões. É integrante do Production Designers Collective, da BRA.DA Coletivo de Diretoras de Arte do Brasil e da Associação dos Profissionais de Arte do Audiovisual da Bahia.

Coh Amaral_Foto de perfil.jpg

Coh Amaral

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, iniciou a ponte para o cinema ainda na universidade. Atuou por dez anos como cenógrafa e assistente de arte em longas-metragens, séries e filmes publicitários, com destaque para os projetos Coisa Mais Linda (Netflix) e Manhãs de Setembro (Amazon Prime Video), ambos vencedores do Prêmio ABC de Direção de Arte. Como diretora de arte, assinou e coassinou os filmes Maputo, Até o Caroço, Goodnight Sun, Variações Sobre Demônios Mudos, as séries Cidade Invisível (Netflix), Unidade Básica (Globoplay) e mais recentemente a novela Beleza Fatal (MAX, em finalização).

PHOTO-2024-02-05-15-51-49_edited.jpg

Nina Perez

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual na Universidade de Brasília, especializou-se em Direção de Arte no programa semestral da Arts University Bournemouth (Reino Unido). Em sua trajetória percorreu diferentes funções como assistência de figurino, produção de objetos, assistência e direção de arte. Atualmente atua, majoritariamente, como assistente de direção de arte em longas, séries e publicidades, colaborando com projetos em diversos estados do Brasil e produções para streamings como Amazon, Netflix e HBO.

PróximaS tURMAS

5 a 16 de Agosto de 2024

Aulas de Segunda a Sexta-feira

Das 19h00 às 23h00

 

Carga Horária: 40 Horas

O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas. 

Investimento

1.050,00 à vista ou

6x de R$ 192,50

*Associades APAN, APAA-PE, APAA-BA, APODEC BRA.DA, FIGA, FIAR, Mulheres Negras do Audiovisual, estudantes de universidades públicas (renda familiar de até 2 salários mínimos) e beneficiáries do Fies possuem 10% de desconto. 

**Ex-alunes da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso  ex-alune faça parte das associações citadas, o desconto é de 15%. 

 

Inscriçã0

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

bottom of page