ASSISTÊNCIA DE CÂMERA - Online (Ao Vivo)

Sobre o curso

 

Esse curso online tem como objetivo demonstrar no que consiste o trabalho de profissional assistente de câmera, determinando como se constitui a equipe de câmera, qual o seu papel nos projetos cinematográficos e quais as atribuições específicas de cada assistente que a integra.

Através de aulas expositivas na locadora de equipamentos, detalharemos cada uma dessas funções, quais os seus instrumentos de trabalho, que equipamentos costumam operar e procedimentos adotados para verificar um bom funcionamento de cada um deles. Serão abordados ainda os métodos e procedimentos desenvolvidos para contribuir com o exercício de seu trabalho dentro da equipe de câmera e do filme como um todo.

Aula 1 - O departamento de Assistência de Câmera

Nessa aula serão apresentadas a equipe de câmera e as funções de assistente de câmera dentro do departamento de fotografia de projetos cinematográficos.

 

Entenderemos de que maneira ela se aproxima ou difere das demais equipes de câmera e fotografia em outros projetos audiovisuais, detalhando a sua estrutura, identificando os profissionais que integram essa equipe e descrevendo de maneira resumida as atribuições de cada uma dessas funções em todos os processos de um filme, desde a sua pré produção à finalização. Compreenderemos também como essa equipe atua dentro de um set de filmagem, as suas dinâmicas internas de funcionamento e como se relaciona com as demais equipes e departamentos de todo o projeto.

Aula 2  - Operador de Video Assist

A segunda aula será dedicada a função de operadore de vídeo assist, delineando o seu papel na equipe de câmera e no set de filmagem. Especificaremos os equipamentos utilizados por essx profissional para distribuir a imagem captada pela câmera para todo o departamentos no set, para gravação e reprodução de cenas, ensaios e enquadramentos, suas ferramentas e os procedimentos e métodos empregados ao longo deste trabalho. Faremos a checagem e montagem básica de monitores, gravadores, conexão de cabos e videolinks.

Aula 3 - Gerenciamento de Mídia Audiovisual (GMA)

Na terceira aula abordaremos a função de GMA. Especificaremos os equipamentos necessários a esse trabalho, como é feita a preparação para o filme, o cálculo da autonomia de acordo com o formato de gravação escolhido e mídias disponíveis, assim como do volume de material. Veremos como é feita a montagem da base para o set de filmagem (computadores, leitores de mídia, hds) e demonstraremos também procedimentos e métodos utilizados para auxiliar na lida constante com o material filmado, na garantia da integridade do mesmo e da sua chegada à pós produção.

Aula 4 - 2º Assistência de Câmera

Essa quarta aula será ministrada por uma 2a assistente de câmera, que demonstrará a sua preparação do equipamento para a filmagem através de checagens, elaboração de relatórios e inventários e toda a organização necessária ao projeto. Fará a montagem da câmera e acessórios para diversas configurações (tripés, chapéu, mão), assim como a disposição desses acessórios em malas e cases identificados.

Próxima turma: 23 a 27 de Novembro de  2020. 

Online (Ao Vivo)

Aulas de segunda a sexta-feira.

Segunda a sexta: das 19h às 22h20

Valores:

 

R$ 700,00 (à vista)

ou

6 vezes de R$ 130,00

*Associadxs DAFB, APAN e Movielas, possuem 25% de desconto. 

**Ex-alunos da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso o ex-aluno faça parte das associações citadas, o desconto é cumulativo. 

***Ao realizar um curso online, o participante ganhará R$ 200,00 de desconto na inscrição de um curso presencial. Valor não cumulativo na realização de dois ou mais cursos online.

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas 

Carga Horária: 15 horas

APOIO:

Aula 5 - 1º Assistência de Câmera

Na quinta aula serão demonstrados alguns procedimentos de checagem e preparação que concernem à 1a assistência de câmera. Abordaremos testes necessários para garantir o bom funcionamento da câmera, identificarmos a condição geral de sensores e as qualidades das lentes escolhidas para o projeto. Entenderemos as configurações de nosso equipamento e também apontaremos alguns dos instrumentos que auxiliam a operação do foco durante a filmagem.

Coordenadoras

Taís Nardi — coordenadora do curso — é diretora de fotografia e produtora formada em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP). Dirige a Cigano Filmes desde sua fundação em 2011.Trabalha desde 2002 como diretora e assistente de fotografia em produções nacionais de curta e longa-metragem, tendo sido responsável pela direção de fotografia de mais de 15 curta-metragens e programas de TV, 3 longa-metragens documentário e participado de mais de 20 longa-metragens como assistente de câmera, entre eles "Serra Pelada", "Tropa de Elite 2", "Na estrada", "É Proibido Fumar" e "Hoje".

 

Em 2017, terminou seu mestrado na ECA-USP com a dissertação “Imagens do desvario: narrativa visual de estados alterados de percepção”. Atualmente trabalha em seu doutorado sobre a poética na direção de fotografia também no Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.

Ju Lellis, iniciou na fotografia still, trabalhando como assistente de estúdio e posteriormente fotógrafa freelancer. 

Concluiu a graduação em Comunicação Social - Habilitação em Cinema na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em 2006.

Foi operadora de câmera em diversos festivais, eventos, shows  como 15º Videobrasil, São Paulo Fashion Week, Skol Beats.

 

Desde 2008 a trabalha no departamento de câmera de produções cinematográficas, tendo exercido as funções de operadora de video assist, 2a assistente de câmera e 1a assistente de câmera em séries, curtas e longa metragens. 

Atualmente cursando graduação em Artes Visuais na Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo.

É membra da ACASP - Assistentes de Câmera Associados de São Paulo.

 

 

www.imdb.com/name/nm2840336/

Professoras

Júlia Lacerda é formada em Comunicação e Multimeios pela PUC/SP em 2013. Iniciou o caminho profissional na produção de video-clipes independentes, mas logo após a faculdade, iniciou os estágios na assistência de câmera. Tendo realizado seu primeiro longa-metragem como Vídeo-assist em 2015, está há 5 anos nessa função, trabalhando em séries, longas e publicidade. Em 2020 começa a realizar alguns pequenos projetos como 2a assistente de câmera, visando seguir conquistando excelência profissional como assistente de câmera.

Gabriela Akashi é formada em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com especialização em fotografia. Atuante no mercado como assistente de câmera desde 2012 em longa-metragens e séries para Netflix, Globo, HBO, Universal e Fox.

Ana Laura Leardini é 2ª assistente de câmera. Formada em Audiovisual pela ECA-USP, atua no departamento de câmera desde 2013.

bio longa: Ana Laura Leardini é 2ª assistente de câmera e formada em Audiovisual pela ECA-USP. Atuante desde 2013, participou de inúmeros projetos de ficção, entre eles os longas-metragens Música Para Morrer de Amor (Lacuna Filmes), Sequestro Relâmpago (Globo Filmes/Tangerina), Lembro Mais dos Corvos (Vitrine), e os ainda inéditos Meu Álbum de Amores (Biônica Filmes) e Correndo Por Um Sonho (Globo Filmes/Gullane). Também participou de séries como Nasce Uma Raina (Boutique/Netflix), Boca a Boca (Gullane/Netflix), A Garota da Moto (SBT/FOX/Mixer), Rio Heroes (FOX/Mixer) e Onisciente (Boutique/Netflix), entre outras.

Beatriz Moura é formada em Audiovisual e começou a vida no set como estagiária do departamento de câmera em 2014. Desde 2015 trabalha como GMA em projetos de ficção, documentário e filmes publicitários.

Diego Garc atua desde 2005 no mercado audiovisual. Ao longo destes 15 anos fez filmes publicitários, clipes, curtas, documentários mas dedica-se especialmente à ficção tendo participado de mais de 35 projetos de longa-metragem e séries. Atualmente, como operador de câmera, contribuiu nas séries Coisa mais linda (Netflix), O Negócio (HBO), Aruanas (Globoplay), Unidade Básica (Universal), dentre outras.

Todos os professorxs são profissionais atuantes das equipes de câmera (Video Assist's, 2ºAC's e 1ºAC's) e GMA's/TID's do mercado cinematográfico e audiovisual brasileiro, e poderão ser eventualmente substituídos.

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada