top of page
Laura+Carvalho+Production+design+1.jpg

Direção de Arte 

Do Conceito ao Projeto

Sobre o Curso

O departamento de Direção de Arte é um dos mais criativos e multidisciplinares do audiovisual e uma de suas especificidades é a criação espaço-visual para a câmera. O curso privilegia as áreas do conhecimento que dão ensejo ao trabalho de um diretor de arte - arquitetura, design, artes visuais, fotografia, história do cinema, moda, etc – e leva o aluno a conhecer as funções e profissionais atuantes dentro e fora do departamento.

 

Através de exercícios práticos e do desenvolvimento de um projeto de arte em grupo, cada aula coloca em destaque uma capacidade em especial, de modo a desenvolver habilidades individuais e coletivas (desenho, pesquisa, percepção visual, construção do espaço, etc). O programa tem três eixos de orientação: o primeiro, voltado à pesquisa, percepção dos materiais, texturas e cores, criação e esboço através do desenho à mão livre. O segundo eixo é dedicado à apresentação das diversas funções e profissionais que compõem o departamento de arte e como elas dialogam entre si: assistência de arte, cenografia, produção de objetos e decoração de cena, figurino e a relação do departamento de arte com a direção de fotografia. 

 

O terceiro eixo é direcionado à criação de um projeto final em grupo baseado num texto (roteiro ou conto): do moodboard à modelagem 3D, da colagem digital até a apresentação completa do projeto.

 

O curso conta com a presença de convidados atuantes no audiovisual brasileiro, com formações e experiências diversas, para que seja efetiva a troca de saberes e vivências dentro do audiovisual.

 

Sejam bem-vindes!

Conteúdo Programático

1.Departamento de Arte

Apresentação do que é Direção de Arte no cinema e no audiovisual, o que faz uma/um diretora/or de arte e exemplo de filmes icônicos que tenham um trabalho destacado da direção de arte na condução da narrativa. Apresentação do tema do projeto de arte e demais orientações para o curso.

2.Pesquisa e conceito de arte

Para uma parte dos diretores de arte, a pesquisa é a etapa fundamental na criação de um projeto. Mas, afinal, o que seria um conceito de arte? A partir de indagações que encaram a direção

 de arte de maneira mais holística, alguns parâmetros serão fornecidos para que a pesquisa e criação do conceito de arte se firmem como etapa fundamental no desenvolvimento

de um projeto.

3. Paleta de Cores

A cor exerce um importante papel na criação da direção de arte, ela pode balizar esteticamente
o filme e orienta o trabalho dos assistentes, produtores de objetos e figurinistas. Serão discutidos
filmes que trabalhem a cor, incluindo o preto & branco, numa chave estético-simbólica.

4.Desenho à mão livre

O encontro estimula o desenvolvimento de ideias, rascunhos, observação de objetos e elementos, noções de espaço e detalhes através do desenho à mão livre. Referências de desenhos serão apresentadas e as aulas fazem com que o aluno reconheça seu próprio traço e,

assim, romper com a ideia do desenho bem feito.

5. Moodboard

A criação do moodboard tem em vista sintetizar o conceito visual que norteia o filme. Serão mostrados os vários tipos de moodboards utilizados por diretores de arte e como alune pode selecionar suas referências e organizar suas ideais.

6. Assistência de arte
.

Apresentar o papel do assistente de arte, como essa função se relaciona com as demais, sua responsabilidade na organização do departamento, sendo o braço direito do diretor de arte.

7. Cenografia
.

A cenografia faz parte do guarda-chuva da Direção de Arte e desempenha papel fundamental
quando há intervenções em locação ou construções de cenários. Cabe ao cenógrafo não apenas
o desenho técnico dessas construções, como também pensar nos materiais mais adequados ao
projeto de arte, acompanhamento das construções e seus acabamentos (pintura de arte,
serralheria, tapeçaria, etc).

8. Produção de Objetos e Decoração de Cena
.

Os objetos podem ter narrativas próprias e são fundamentais na decoração de um set, seja na escolha correta do mobiliário, seja no desenvolvimento do dressing fino.

9. Produção de Arte

Função dentro do departamento de arte que compra e aluga materiais, contrata mão de obra responsável pelo manejo da verba de arte e prestação de contas. O departamento de arte precisa desse nível organizacional, para que a criatividade expressa no projeto de arte e de cenografia seja executada da melhor maneira possível.

10. Planta Baixa

Pensar o espaço é solicitar relações que advém da arquitetura. A planta-baixa é um elemento
que direciona não apenas o departamento de arte, como também o da direção e da fotografia, e
se baseia em normas técnicas para sua criação. Muitos filmes reverenciam a planta-baixa e a
arquitetura como modelos visuais que orientam a relação dos personagens e do espectador com
o espaço.

11. Figurino

O figurino é responsável por uma grande parcela da imagem do filme. A aula apresenta não apenas o processo de criação do figurino, sua organização e relação com a direção de arte, bem como explica como a/o figurinista pode conduzir o processo de confecção manual das peças, da modelagem ao envelhecimento.

12. Design Gráfico

O design gráfico está presente em quase todos os projetos audiovisuais sendo, muitas vezes, pouco notado. Sua importância está na criação de peças gráficas impressas ou digitais, como rótulos, cartazes, capas de revistas, notícias de jornais, telas de celular, logos, etc.

13. Maquete Eletrônica

Um dos softwares de mais fácil utilização para a apresentação de cenários em modelo tridimensional é o Google SketchUp e também um dos mais utilizados no audiovisual. Serão demonstradas noções básicas de modelagem e como criar o espaço tridimensional nesse software, bem como formas de apresentação das vistas, cortes e a finalização do arquivo.

14 & 15 - Projeto 

Para finalizar as discussões promovidas ao longo do curso, alunes criarão um projeto de direção de arte a partir de um tema a ser definido. O que foi apreendido ao longo das aulas será utilizado: da pesquisa ao moodboard, da paleta de cores ao desenho do espaço. Aqui, a/o alune seleciona qual forma ele se sente à vontade para representar o espaço junto aos outros elementos de referência (objetos, materiais, paleta de cores, etc) e como organizar as informações em um arquivo em PDF.

Foto_Curaca_edited_edited.jpg

Laura Carvalho

Coordenadora

Diretora de arte e pesquisadora sobre cor, graduada em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e mestre em Teoria e Estética do Cinema pela mesma instituição de ensino.

 

Trabalha no departamento de arte desde 2008. Como diretora de arte, assinou projetos nacionais e internacionais, como os longas Agreste e Abraço, as séries francesas Death Corner e Demain si J’y Suis, a performance multimídia Awakening (Singapura), as animações ítalo-brasileiras As Aventuras de Pety e O Mundo Mágico de Pety, dentre outros no Brasil. Atualmente está em um longa-metragem de coprodução internacional.

 

Participou de programas de residência artística sobre arquitetura e cor no Japão e no Brasil.

Apresentou os resultados de sua pesquisa cromática no Japão, Espanha e Inglaterra. Participou como diretora de arte do programa Production Design Studio da Berlinale Talents 2021, do Festival de Cinema de Berlim.

WhatsApp Image 2023-02-25 at 15.13_edited.jpg

Ana Zavascki

Design Gráfico

Formada em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná, com um ano de estudo em Design para Cinema e TV na Nottingham Trent University e especializada em Cenografia e Figurino pela EBAC. Trabalha como designer e assistente de direção de arte, participou de projetos de curtas e longa metragens, filmes publicitários, videoclipes e séries como Rota 66 - A História da Polícia que Mata, Terrores Urbanos, De Volta aos 15 (2a temporada) e Helen.

WhatsApp Image 2023-02-25 at 15.13_edited.jpg

Daniela Aldrovandi

Assistência de Arte  

Formada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e com especialização em Artes Plásticas. Atua no universo de direção de arte desde 2012, em publicidade, videoclipes, animações, curta e longas, séries e programas para TV. Dentre seus trabalhos mais recentes estão os longas Dente por Dente, Consequências Paralelas e O Apanhador de Almas (ambos em finalização) e a série Mundo Curiozoo, para o canal Discovery Kids. Vencedora de dois prêmios de Melhor Direção de Arte: Cine PE e Cinema dos Sertões em 2017, com o curta-metragem Diamante, o Bailarina.

WhatsApp Image 2023-02-25 at 15.13_edited.jpg

Diego Hayashi

Desenho de Investigação 

Diretor, desenhista e diretor de arte dos longas Luz nos Trópicos, Exilados do Vulcão, Elon Não Acredita na Morte e Temporada, pelo qual recebeu o Candango de Melhor Direção de Arte no 51o Festival de Brasília. Entre os curtas, destacam-se Céu de Agosto, A Mordida e Manhã de Domingo. Colaborou como desenhista de conceitos e storyboard para dezenas de filmes e séries. Diogo é Alumni do Berlinale Talents e sócio da Sancho & Punta.

Fabio Vizotto_Perfil 1_edited.jpg

Fabio Vizotto 

Produção de Arte

Produtor de arte nascido no sul de Minas. Vive em São Paulo, onde se graduou em Cinema na Faculdade Armando Alvares penteado (FAAP) em 1994.

 

Começou sua carreira no cinema trabalhando como produtor de documentários, o que possibilitou viajar por todo o país produzindo filmes de temas variados.

 

Por volta de 2001 e com alguma bagagem, passou a produzir os cenários da grade de programação da extinta MTV, se estendendo para a cenografia dos famosos Acústico MTV, vivência que manteve por 10 anos e redefiniu sua profissão, direcionando-o ao trabalho como Produtor de Arte, onde vem atuando em diversas séries para streaming e cinema.

9f91e888-92ae-4736-9d71-c18ec2b5ff50.jpg

Juliana Di Grazia

Produção de Objetos & Decoração de Cena

Graduada em Historia (PUC) e Pós Graduada em Cinema Documentário (FGV). Atualmente mestranda do programa transdisciplinar de Estética e Historia da Arte na USP, desenvolve aspectos de uma metodologia de pesquisa em arte a partir de analise fenomenológica dos objetos.

 

Pesquisadora, conteudista, documentarista e principalmente Produtora de Objetos e Decoradora de Cena (set decorator) para projetos de ficção como os longasmetragens Hebe – a estrela do Brasil; Albatroz; Califórnia; Carcereiros; Somos tão Jovens, Tudo o que aprendemos Juntos; Os Amigos; As Boas Maneiras; entre outros... É pesquisadora da relação entre objetos e memoria, seus dispositivos disparadores de percepção quando apresentados em correlação.

 

Ministra a disciplina “Produção de Objetos e Decoração de Cena” como professora convidada na Pós Graduação de Direção de Arte do SENAC. É membro do conselho da APODEC – Associação dos Produtores de Objetos e Decoradores de Cena.

 

Atualmente divide seu tempo entre projetos de pesquisa, produção de objetos e decoração de cena; montagem de filme documentário; ilustrações,

meditação, cafés, caminhadas e bordados.

alta_edited.jpg

Nina Maria

Figurino

Tem formação em design de Moda pela Faculdade Unieuro Brasília e maior parte do seu trabalho envolvido em produções cinematográficas da Capital Federal.


Atuante em figurino para o Cinema Nacional, teatro e dança contemporânea trabalhou em grandes produções como o longa-metragem “Faroeste Caboclo” de René Sampaio e assinou o figurino do longa “Ainda Temos a Imensidão da Noite” de Gustavo Galvão, além de curtas metragens como 50 anos em 5 do diretor José Eduardo Belmonte, o monólogo” Liberdade Assistida com Marta” Carvalho, e “Os Lugares Sem”, obra livremente inspirada no livro Cidades Invisíveis (Ítalo Calvin) com Marcos Buaite.


Residente em São Paulo desde 2017, assinou o figurino para o espetáculo teatral “O Escafandro de Pirandello” - Teatro da Rotina (Leonardo Medeiros).

WhatsApp Image 2023-02-25 at 15.13_edited.jpg

Paula Miron 

Maquete Eletrônica  

Ex-aluna do Ateliê Bucareste e estudante de Arquitetura e Urbanismo. Tem realizado maquetes eletrônicas no audiovisual e na arquitetura. Atuou em publicidades como assistente de arte e trabalhou em grandes projetos audiovisuais como estagiária de arte: na série Cidade Invisível (2a temporada) e também no longa-metragem O Lado Bom em Ser Traída, da Netflix.

Rafael Blas_Perfil_edited.jpg

Rafael Blas

Planta Baixa

Arquiteto especialista em interiores (FAAP), mestrando em arquitetura (FAU-Mackenzie), com pesquisa híbrida em teoria da arquitetura e ambientes cinematográficos. É também graduado e comunicação/ RTV (Cásper Líbero).

 

Há mais de 17 anos no mercado audiovisual, tem passagem pelo cinema (longas e curtas), TV (novelas, séries e programas), filmes publicitários e videoclipes.

 

É professor em cursos de pós-graduação (lato sensu) do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e do Centro Universitário Senac, da Universidade Paulista.

PróximaS tURMAS

13 a 31 de Março de 2023

das 19h às 22h20

Carga Horária: 45 Horas

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas 

Investimento

1.085,00 à vista ou

12x de R$ 100,00

*Associades APAN, APAA-PE, APAA-BA, APODEC BRA.DA, FIGA, FIAR, Mulheres Negras do Audiovisual, estudantes de universidades públicas (renda familiar de até 2 salários mínimos) e beneficiáries do Fies possuem 25% de desconto. 

**Ex-alunes da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso  ex-alune faça parte das associações citadas, o desconto é cumulativo. 

***Ao realizar um curso online, o participante ganhará R$ 100,00 de desconto na inscrição de um curso presencial. Valor não cumulativo na realização de dois ou mais cursos online.

 

Inscriçã0

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

bottom of page