top of page
Laura+Carvalho+Production+design+1.jpg

Direção de Arte 

Do Conceito ao Projeto - Online

Sobre o Curso

O departamento de Direção de Arte é um dos mais criativos e multidisciplinares do audiovisual e uma de suas especificidades é a criação espaço-visual para a câmera. O curso privilegia as áreas do conhecimento que dão ensejo ao trabalho de um diretor de arte - arquitetura, design, artes visuais, fotografia, história do cinema, moda, etc – e leva o aluno a conhecer as funções e profissionais atuantes dentro e fora do departamento.

 

Através de exercícios práticos e do desenvolvimento de um projeto de arte em grupo, cada aula coloca em destaque uma capacidade em especial, de modo a desenvolver habilidades individuais e coletivas (desenho, pesquisa, percepção visual, construção do espaço, etc). O programa tem três eixos de orientação: o primeiro, voltado à pesquisa, percepção dos materiais, texturas e cores, criação e esboço através do desenho à mão livre. O segundo eixo é dedicado à apresentação das diversas funções e profissionais que compõem o departamento de arte e como elas dialogam entre si: assistência de arte, cenografia, produção de objetos e decoração de cena, figurino e a relação do departamento de arte com a direção de fotografia. 

 

O terceiro eixo é direcionado à criação de um projeto final em grupo baseado num texto (roteiro ou conto): do moodboard à modelagem 3D, da colagem digital até a apresentação completa do projeto.

 

O curso conta com a presença de convidados atuantes no audiovisual brasileiro, com formações e experiências diversas, para que seja efetiva a troca de saberes e vivências dentro do audiovisual.

 

Conteúdo Programático

1.Departamento de Arte
 

Apresentação do que é Direção de Arte no cinema e no audiovisual, o que faz uma/um diretora/or de arte e exemplo de filmes icônicos que tenham um trabalho destacado da direção de arte na condução da narrativa. Apresentação do tema do projeto de arte e demais orientações para o curso.

2.Conceito de Arte
 

Para uma parte dos diretores de arte, a pesquisa é a etapa fundamental na criação de um projeto. Mas, afinal, o que seria um conceito de arte? A partir de indagações que encaram a direção

 de arte de maneira mais holística, alguns parâmetros serão fornecidos para que a pesquisa e criação do conceito de arte se firmem como etapa fundamental no desenvolvimento

de um projeto.

3. Materiais, formas, cores e sensações

Materiais, formas, texturas e cores traduzem visualmente sensações e climas possíveis para a
direção de arte. A pesquisa estética se baseia também em relações sensitivas, físicas e culturais
que os elementos visuais podem traduzir dentro da narrativa.

4. Moodboard
 

A criação do moodboard tem em vista sintetizar o conceito visual que norteia o filme. Serão mostrados os vários tipos de moodboards utilizados por diretores de arte e como alune pode selecionar suas referências e organizar suas ideais.

5. Desenho à mão livre
 

O encontro estimula o desenvolvimento de ideias, rascunhos, observação de objetos e elementos, noções de espaço e detalhes através do desenho à mão livre. Referências de desenhos serão apresentadas e as aulas fazem com que o aluno reconheça seu próprio traço e,
assim, romper com a ideia do desenho bem feito.

6. Assistência de arte
 

Apresentar o papel do assistente de arte, como essa função se relaciona com as demais, sua responsabilidade na organização do departamento, sendo o braço direito do diretor de arte.

7. Efeitos Visuais e Extensão de SET

A partir da narrativa, vamos refletir o espaço a ser projetado, visando a integração entre direção
de arte e efeitos visuais, de acordo com as necessidades do projeto. Abordaremos como deixar
espaços para elementos digitais, incorporados e aprimorados em pós-produção. Discutiremos
também sobre o que deve ser construído fisicamente e o que deverá ser efeito digital.

8. Cenografia
 

A cenografia faz parte do guarda-chuva da Direção de Arte e desempenha papel fundamental
quando há intervenções em locação ou construções de cenários. Cabe ao cenógrafo não apenas
o desenho técnico dessas construções, como também pensar nos materiais mais adequados ao
projeto de arte, acompanhamento das construções e seus acabamentos (pintura de arte,
serralheria, tapeçaria, etc).

9. Planta Arquitetônica
 

Aborda fundamentos do desenho arquitetônico como ferramenta para o projeto de cenografia, seja em locações e/ ou estúdio. A disciplina fomenta o estudo da mise-en-scène a partir do desenho espacial bidimensional, tendo a planta como sua principal plataforma de investigação cênica.

10. Produção de Objetos e Decoração de Cena

Os objetos podem ter narrativas próprias e são fundamentais na decoração de um set, seja na
escolha correta do mobiliário, seja no desenvolvimento do dressing fino.

11. Produção de Arte
 

Função dentro do departamento de arte que compra e aluga materiais, contrata mão de obra
responsável pelo manejo da verba de arte e prestação de contas. O departamento de arte

precisa desse nível organizacional, para que a criatividade expressa no projeto de arte e de
cenografia seja executada da melhor maneira possível.

12. Figurino
 

O figurino é responsável por uma grande parcela da imagem do filme. A aula apresenta não apenas o processo de criação do figurino, sua organização e relação com a direção de arte, bem como explica como a/o figurinista pode conduzir o processo de confecção manual das peças, da modelagem ao envelhecimento.

13. Maquete Digital

Um dos softwares de mais fácil utilização para a apresentação de cenários em modelo tridimensional é o Google SketchUp e também um dos mais utilizados no audiovisual. Serão demonstradas noções básicas de modelagem e como criar o espaço tridimensional nesse software, bem como formas de apresentação das vistas, cortes e a finalização do arquivo.

14. Layout

Nesta aula, serão apresentados layouts ou outras formas de representações espaciais 3D no audiovisual. Esse recurso estético e técnico pode dar mais complexidade e refinamento às
texturas, volumes, materiais, acabamentos e escalas humanas. Também serão apresentadas fontes online de busca de materiais e representações humanas, como salvar as vistas do Sketchup e as principais ferramentas do Photoshop usadas para esse tipo de técnica.

15. Apresentação

Para finalizar as discussões promovidas ao longo do curso, os alunos apresentarão o projeto de
arte criado ao longo do curso. Aqui, os alunos organizam e formatam uma apresentação final em
PDF, com as informações visuais importantes, do moodboard ao layout, do croqui à planta.

Coordenação e Corpo Docente

Foto_Curaca_edited_edited.jpg

Laura Carvalho

Coordenadora

Diretora de arte e pesquisadora sobre cor, graduada em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e mestre em Teoria e Estética do Cinema pela mesma instituição de ensino.

 

Trabalha no departamento de arte desde 2008. Como diretora de arte, assinou projetos nacionais e internacionais, como os longas Agreste e Abraço, as séries francesas Death Corner e Demain si J’y Suis, a performance multimídia Awakening (Singapura), as animações ítalo-brasileiras As Aventuras de Pety e O Mundo Mágico de Pety, dentre outros no Brasil. Atualmente está em um longa-metragem de coprodução internacional.

 

Participou de programas de residência artística sobre arquitetura e cor no Japão e no Brasil.

Apresentou os resultados de sua pesquisa cromática no Japão, Espanha e Inglaterra. Participou como diretora de arte do programa Production Design Studio da Berlinale Talents 2021, do Festival de Cinema de Berlim.

Camis_Personal Photo_Camila Vieira_1.png

Camila Vieira

Efeitos Visuais

Graduada em Rádio e TV pela UNESP, pós-graduada em Design de Interiores pela FAAP eestudos em Direção de Arte na University of the Arts London, foi por anos assistente de direção de arte. Radicada em Praga, trabalhou em coproduções com Hollywood, como The Falcon and the Winter Soldier (Marvel), o longa Ballerina (spin off da franquia John Wick) e foi cenógrafa de uma das maiores produções da Amazon, Roda do Tempo S2. Seu mais recente projeto foi como production designer da série Suburban Screams, da qual o host é John Carpenter.

carla_caffe_edited.jpg

Carla Caffé

Desenho à Mão Livre

Formada pela FAU-USP, é artista, diretora de arte e professora de desenho na Escola da Cidade e no SESC Pompéia. Participou de produções cinematográficas importantes, como Central do Brasil, Narradores de Javé e Era o Hotel Cambridge; de mostras internacionais, entre elas Bienal de arquitetura de Veneza 2018 e a Bienal de Arquitetura de Chicago 2019. Assinou além da direção de arte a direção ao lado da sua irmã Eliane Caffé e Beto Amaral no longa-metragem Para Onde Voam as Feiticeiras.

Coh Amaral_Foto de perfil.jpg

Coh Amaral

Assistência de Arte  

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, iniciou a ponte para o cinema ainda na universidade. Atuou por dez anos como cenógrafa e assistente de arte em longas-metragens, séries e filmes publicitários, com destaque para os projetos Coisa Mais Linda (Netflix) e Manhãs de Setembro (Amazon Prime Video), ambos vencedores do Prêmio ABC de Direção de Arte. Como diretora de arte, assinou e coassinou os filmes Maputo, Até o Caroço, Goodnight Sun, Variações Sobre Demônios Mudos, as séries Cidade Invisível (Netflix), Unidade Básica (Globoplay) e mais recentemente a novela Beleza Fatal (MAX, em finalização).

9f91e888-92ae-4736-9d71-c18ec2b5ff50.jpg

Juliana Di Grazia

Produção de Objetos & Decoração de Cena

Graduada em Historia (PUC) e Pós Graduada em Cinema Documentário (FGV). Atualmente mestranda do programa transdisciplinar de Estética e Historia da Arte na USP, desenvolve aspectos de uma metodologia de pesquisa em arte a partir de analise fenomenológica dos objetos.

 

Pesquisadora, conteudista, documentarista e principalmente Produtora de Objetos e Decoradora de Cena (set decorator) para projetos de ficção como os longasmetragens Hebe – a estrela do Brasil; Albatroz; Califórnia; Carcereiros; Somos tão Jovens, Tudo o que aprendemos Juntos; Os Amigos; As Boas Maneiras; entre outros... É pesquisadora da relação entre objetos e memoria, seus dispositivos disparadores de percepção quando apresentados em correlação.

 

Ministra a disciplina “Produção de Objetos e Decoração de Cena” como professora convidada na Pós Graduação de Direção de Arte do SENAC. É membro do conselho da APODEC – Associação dos Produtores de Objetos e Decoradores de Cena.

 

Atualmente divide seu tempo entre projetos de pesquisa, produção de objetos e decoração de cena; montagem de filme documentário; ilustrações,

meditação, cafés, caminhadas e bordados.

alta_edited.jpg

Nina Maria

Figurino

Tem formação em design de Moda pela Faculdade Unieuro Brasília e maior parte do seu trabalho envolvido em produções cinematográficas da Capital Federal.


Atuante em figurino para o Cinema Nacional, teatro e dança contemporânea trabalhou em grandes produções como o longa-metragem “Faroeste Caboclo” de René Sampaio e assinou o figurino do longa “Ainda Temos a Imensidão da Noite” de Gustavo Galvão, além de curtas metragens como 50 anos em 5 do diretor José Eduardo Belmonte, o monólogo” Liberdade Assistida com Marta” Carvalho, e “Os Lugares Sem”, obra livremente inspirada no livro Cidades Invisíveis (Ítalo Calvin) com Marcos Buaite.


Residente em São Paulo desde 2017, assinou o figurino para o espetáculo teatral “O Escafandro de Pirandello” - Teatro da Rotina (Leonardo Medeiros).

WhatsApp Image 2023-02-25 at 15.13_edited.jpg

Paula Miron 

Maquete Digital

Ex-aluna do Ateliê Bucareste e estudante de Arquitetura e Urbanismo. Tem realizado maquetes eletrônicas no audiovisual e na arquitetura. Atuou em publicidades como assistente de arte e trabalhou em grandes projetos audiovisuais como estagiária de arte: na série Cidade Invisível (2a temporada) e também no longa-metragem O Lado Bom em Ser Traída, da Netflix.

Rafael Blas_Perfil_edited.jpg

Rafael Blas

Planta Baixa

Arquiteto especialista em interiores (FAAP), mestrando em arquitetura (FAU-Mackenzie), com pesquisa híbrida em teoria da arquitetura e ambientes cinematográficos. É também graduado e comunicação/ RTV (Cásper Líbero).

 

Há mais de 17 anos no mercado audiovisual, tem passagem pelo cinema (longas e curtas), TV (novelas, séries e programas), filmes publicitários e videoclipes.

 

É professor em cursos de pós-graduação (lato sensu) do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e do Centro Universitário Senac, da Universidade Paulista.

Tita Costa_Perfil_edited.jpg

Tita Costa

Produção de Arte

Graduada em Rádio e TV e pós-graduação em Design de Interiores, trabalha no audiovisual há 18 anos. Em sua trajetória, já fez novelas, publicidades, longas, séries e realities. No departamento de objetos, assinou a produção para o longa Desculpe pelo Transtorno, fez vários filmes publicitários, e assinou a Coordenação para as séries Além do Guarda Roupa, para HBO Max, e DNA do Crime, para Netflix. Como coordenadora e produtora de arte assinou os longas Internet Movie, Furnas Fundas e A Confissão, e as séries 3% (3a e 4a temporadas) e Onisciente, para Netflix, e Turma de Mônica, para Globoplay. Como Diretora de Arte, assinou o longa Amor no Divã e os realities A Fazenda, Power Couple, Are You the One, De Férias com o Ex e Queer Eye Brasil. Trabalhou em renomadas produtoras, como a Gullane Filmes, Boutique Filmes, Coração da Selva, Paranoid, Cine Cinematográfica, Floresta, Santa Rita Filmes e Biônica Filmes.

PróximaS tURMAS

14 de Outubro a 1 de Novembro de 2024

das 19h às 22h20

Carga Horária: 45 Horas

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas 

Investimento

1.085,00 à vista ou

12x de R$ 100,00

*Associades APAN, APAA-PE, APAA-BA, APODEC BRA.DA, FIGA, FIAR, Mulheres Negras do Audiovisual, estudantes de universidades públicas (renda familiar de até 2 salários mínimos) e beneficiáries do Fies possuem 15% de desconto. 

**Ex-alunes da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso  ex-alune faça parte das associações citadas, o desconto é cumulativo. 

***Ao realizar um curso online, o participante ganhará R$ 300,00 de desconto na inscrição dos cursos presenciais de Cenografia, Figurino ou Cengrafia.

 

Inscriçã0

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

bottom of page