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Direção de Arte 

Do Conceito ao Projeto

Sobre o Curso

O departamento de Direção de Arte é um dos mais criativos e multidisciplinares do audiovisual e uma de suas especificidades é a criação espaço-visual para a câmera. O curso privilegia as áreas do conhecimento que dão ensejo ao trabalho de um diretor de arte - arquitetura, design, artes visuais, fotografia, história do cinema, moda, etc – e leva o aluno a conhecer as funções e profissionais atuantes dentro e fora do departamento.

 

Através de exercícios práticos e do desenvolvimento de um projeto de arte em grupo, cada aula coloca em destaque uma capacidade em especial, de modo a desenvolver habilidades individuais e coletivas (desenho, pesquisa, percepção visual, construção do espaço, etc). O programa tem três eixos de orientação: o primeiro, voltado à pesquisa, percepção dos materiais, texturas e cores, criação e esboço através do desenho à mão livre. O segundo eixo é dedicado à apresentação das diversas funções e profissionais que compõem o departamento de arte e como elas dialogam entre si: assistência de arte, cenografia, produção de objetos e decoração de cena, figurino e a relação do departamento de arte com a direção de fotografia. 

 

O terceiro eixo é direcionado à criação de um projeto final em grupo baseado num texto (roteiro ou conto): do moodboard à modelagem 3D, da colagem digital até a apresentação completa do projeto.

 

O curso conta com a presença de convidados atuantes no audiovisual brasileiro, com formações e experiências diversas, para que seja efetiva a troca de saberes e vivências dentro do audiovisual.

 

Sejam bem-vindes!

Conteúdo Programático

1.Departamento de Arte

Apresentação do que é Direção de Arte no cinema e no audiovisual, o que faz uma/um diretora/or de arte e exemplo de filmes icônicos que tenham um trabalho destacado da direção de arte na condução da narrativa. Apresentação do tema do projeto de arte e demais orientações para o curso.

2.Pesquisa e conceito de arte

Para uma parte dos diretores de arte, a pesquisa é a etapa fundamental na criação de um projeto. Mas, afinal, o que seria um conceito de arte? A partir de indagações que encaram a direção

 de arte de maneira mais holística, alguns parâmetros serão fornecidos para que a pesquisa e criação do conceito de arte se firmem como etapa fundamental no desenvolvimento

de um projeto.

3.Desenho à mão livre

O encontro estimula o desenvolvimento de ideias, rascunhos, observação de objetos e elementos, noções de espaço e detalhes através do desenho à mão livre. Referências de desenhos serão apresentadas e as aulas fazem com que o aluno reconheça seu próprio traço e,

assim, romper com a ideia do desenho bem feito.

4. Paleta de Cores

A cor exerce um importante papel na criação da direção de arte, ela pode balizar esteticamente
o filme e orienta o trabalho dos assistentes, produtores de objetos e figurinistas. Serão discutidos
filmes que trabalhem a cor, incluindo o preto & branco, numa chave estético-simbólica.

5. Produção de Objetos e Decoração de Cena 

Os objetos podem ter narrativas próprias e são fundamentais na decoração de um set, seja na escolha correta do mobiliário, seja no desenvolvimento do dressing fino.

6. Assistência de arte
.

Apresentar o papel do assistente de arte, como essa função se relaciona com as demais, sua responsabilidade na organização do departamento, sendo o braço direito do diretor de arte.

7. Cenografia
.

A cenografia faz parte do guarda-chuva da Direção de Arte e desempenha papel fundamental
quando há intervenções em locação ou construções de cenários. Cabe ao cenógrafo não apenas
o desenho técnico dessas construções, como também pensar nos materiais mais adequados ao
projeto de arte, acompanhamento das construções e seus acabamentos (pintura de arte,
serralheria, tapeçaria, etc).

8. Produção de Arte
.

Função dentro do departamento de arte que compra e aluga materiais, contrata mão de obra eresponsável pelo manejo da verba de arte e prestação de contas. O departamento de arte

precisa desse nível organizacional, para que a criatividade expressa no projeto de arte e de cenografia seja executada da melhor maneira possível.

9. Figurino

O figurino é responsável por uma grande parcela da imagem do filme. A aula apresenta não apenas o processo de criação do figurino, sua organização e relação com a direção de arte, bem como explica como a/o figurinista pode conduzir o processo de confecção manual das peças, da modelagem ao envelhecimento.

10. Moodboard

A criação do moodboard tem em vista sintetizar o conceito visual que norteia o filme. Serão mostrados os vários tipos de moodboards utilizados por diretores de arte e como alune pode selecionar suas referências e organizar suas ideais.

11. Planta Baixa

Pensar o espaço é solicitar relações que advém da arquitetura. A planta-baixa é um elemento
que direciona não apenas o departamento de arte, como também o da direção e da fotografia, e
se baseia em normas técnicas para sua criação. Muitos filmes reverenciam a planta-baixa e a
arquitetura como modelos visuais que orientam a relação dos personagens e do espectador com
o espaço.

12.Direção de Fotografia

Direção de arte e direção de fotografia são os departamentos responsáveis pela visualidade do
filme, uma criação conjunta em que as trocas são importantes e necessárias entre os cabeças
das duas equipes. Não apenas os tipos de câmeras, lentes e janelas influenciam na criação do
espaço, como o próprio conceito de luz/iluminação impactam diretamente no desenho do projeto
de arte.

13. Modelagem 3D & Colagem Digital

Um dos softwares de mais fácil utilização para a apresentação de cenários em modelo tridimensional é o Google SketchUp e também um dos mais utilizados.

 

Serão demonstradas noções básicas de modelagem e como criar o espaço nesse software, bem como formas de apresentação das vistas, cortes e a finalização do arquivo com colagem digital.

14 & 15 - Projeto 

Para finalizar as discussões promovidas ao longo do curso, alunes criarão um projeto de direção de arte a partir de um tema a ser definido. O que foi apreendido ao longo das aulas será utilizado: da pesquisa ao moodboard, da paleta de cores ao desenho do espaço. Aqui, a/o alune seleciona qual forma ele se sente à vontade para representar o espaço junto aos outros elementos de referência (objetos, materiais, paleta de cores, etc) e como organizar as informações em um arquivo em PDF.

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Laura Carvalho

Coordenadora

Diretora de arte e pesquisadora sobre cor, graduada em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e mestre em Teoria e Estética do Cinema pela mesma instituição de ensino.

 

Trabalha no departamento de arte desde 2008. Como diretora de arte, assinou projetos nacionais e internacionais, como os longas Agreste e Abraço, as séries francesas Death Corner e Demain si J’y Suis, a performance multimídia Awakening (Singapura), as animações ítalo-brasileiras As Aventuras de Pety e O Mundo Mágico de Pety, dentre outros no Brasil. Atualmente está em um longa-metragem de coprodução internacional.

 

Participou de programas de residência artística sobre arquitetura e cor no Japão e no Brasil.

Apresentou os resultados de sua pesquisa cromática no Japão, Espanha e Inglaterra. Participou como diretora de arte do programa Production Design Studio da Berlinale Talents 2021, do Festival de Cinema de Berlim.

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Amanda Whitaker

Modelagem 3D & Colagem Digital

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atua no audiovisual nas áreas de cenografia e assistência de arte desde 2014. Participou de projetos como Meu álbum de amoresO amor dá voltasExterminadores do Além contra a Loira do BanheiroUm Broto LegalVale NightAbestalhados 2, além de séries para a Globoplay, Globosat e Canal Studio Plus.

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Azul Serra, ABC

diREÇão de Fotografia 

Diretor de Fotografia com vasta experiência em longas, séries, documentários, comerciais, clipes e performances. Formado na FAAP, iniciou sua trajetória profissional em 2006 em Londres, onde trabalhou em diversos projetos, sempre focando o aprendizado e o aprimoramento na Direção de Fotografia. Durante sua trajetória na Europa, realizou um mestrado de Fotojornalismo e Fotografia Documental no London College of Communication e, como cinegrafista, cobriu durante anos o “Breaking News” em zonas de conflito e eventos internacionais. De volta ao Brasil em 2013, passa a fotografar longas metragens e diversas séries para Netflix e Amazon.

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Carla Caffé

Desenho

Formada pela FAU-USP, é  artista, diretora de arte e professora de desenho na Escola da Cidade e no SESC Pompeia. Participou de produções cinematográficas importantes, como Central do Brasil - Walter Salles, 1998 e Era o hotel Cambridge - Elaine Caffé; de mostras internacionais entre elas  Bienal de arquitetura de Veneza 2018 e a Bienal de arquitetura de Chicago 2019. Publicou os livros São Paulo na Linha DBA - edições; Av. Paulista - Cosac Naify e SESC edições , além do livro de artista a(é)rea paulista pela galeria Vermelho.

 

É reconhecida por seus projetos multidisciplinares relacionando cinema com arquitetura e arte, como publicado no livro de sua autoria Era o Hotel Cambridge, arquitetura, cinema e educação pelo SESC edições. Seu último trabalho em cinema, Para onde voam as feiticeiras, assinou além da direção de arte, a direção ao lado da sua irmã Eliane Caffé e Beto Amaral.

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Helga Queiroz

Cenografia e assitência de Arte 

Mineira formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-MG, atua no mercado audiovisual desde 2007. Participou de diversos curtas-metragem, longas-metragem, minisséries e comerciais de tv em diferentes funções dentro do Departamento de Arte. Como Cenógrafa, participou de  grandes projetos pernambucanos como “Aquarius”, “Divino Amor”, “Fim de Festa” e “Chão de Estrelas”. Como diretora de arte, assinou seu primeiro grande projeto em 2017 a série de humor de 13 capítulos “Os Ovos da Raposa”. Em 2019, recebeu o prêmio de Melhor Direção de Arte no Festival de Curta do Cine-PE com o curta “Casa Cheia” de Caco Nigro. Atualmente reside em Recife.

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Juliana Di Grazia

Produção de Objetos & Decoração de Cena

Graduada em Historia (PUC) e Pós Graduada em Cinema Documentário (FGV). Atualmente mestranda do programa transdisciplinar de Estética e Historia da Arte na USP, desenvolve aspectos de uma metodologia de pesquisa em arte a partir de analise fenomenológica dos objetos.

 

Pesquisadora, conteudista, documentarista e principalmente Produtora de Objetos e Decoradora de Cena (set decorator) para projetos de ficção como os longasmetragens Hebe – a estrela do Brasil; Albatroz; Califórnia; Carcereiros; Somos tão Jovens, Tudo o que aprendemos Juntos; Os Amigos; As Boas Maneiras; entre outros... É pesquisadora da relação entre objetos e memoria, seus dispositivos disparadores de percepção quando apresentados em correlação.

 

Ministra a disciplina “Produção de Objetos e Decoração de Cena” como professora convidada na Pós Graduação de Direção de Arte do SENAC. É membro do conselho da APODEC – Associação dos Produtores de Objetos e Decoradores de Cena.

 

Atualmente divide seu tempo entre projetos de pesquisa, produção de objetos e decoração de cena; montagem de filme documentário; ilustrações,

meditação, cafés, caminhadas e bordados.

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Fabio Vizotto 

Produção de Arte

Produtor de arte nascido no sul de Minas. Vive em São Paulo, onde se graduou em Cinema na Faculdade Armando Alvares penteado (FAAP) em 1994.

 

Começou sua carreira no cinema trabalhando como produtor de documentários, o que possibilitou viajar por todo o país produzindo filmes de temas variados.

 

Por volta de 2001 e com alguma bagagem, passou a produzir os cenários da grade de programação da extinta MTV, se estendendo para a cenografia dos famosos Acústico MTV, vivência que manteve por 10 anos e redefiniu sua profissão, direcionando-o ao trabalho como Produtor de Arte, onde vem atuando em diversas séries para streaming e cinema.

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Nina Maria

Figurino

Tem formação em design de Moda pela Faculdade Unieuro Brasília e maior parte do seu trabalho envolvido em produções cinematográficas da Capital Federal.


Atuante em figurino para o Cinema Nacional, teatro e dança contemporânea trabalhou em grandes produções como o longa-metragem “Faroeste Caboclo” de René Sampaio e assinou o figurino do longa “Ainda Temos a Imensidão da Noite” de Gustavo Galvão, além de curtas metragens como 50 anos em 5 do diretor José Eduardo Belmonte, o monólogo” Liberdade Assistida com Marta” Carvalho, e “Os Lugares Sem”, obra livremente inspirada no livro Cidades Invisíveis (Ítalo Calvin) com Marcos Buaite.


Residente em São Paulo desde 2017, assinou o figurino para o espetáculo teatral “O Escafandro de Pirandello” - Teatro da Rotina (Leonardo Medeiros).

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Rafael Blas

Planta Baixa

Arquiteto especialista em interiores (FAAP), mestrando em arquitetura (FAU-Mackenzie), com pesquisa híbrida em teoria da arquitetura e ambientes cinematográficos. É também graduado e comunicação/ RTV (Cásper Líbero).

 

Há mais de 17 anos no mercado audiovisual, tem passagem pelo cinema (longas e curtas), TV (novelas, séries e programas), filmes publicitários e videoclipes.

 

É professor em cursos de pós-graduação (lato sensu) do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e do Centro Universitário Senac, da Universidade Paulista.

PróximaS tURMAS

18 de Abril a 6 de Maio de 2022

das 19h às 22h20

Carga Horária: 45 Horas

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas 

Investimento

990,00 à vista ou

10x de R$ 108,90

*Associades APAN, APAA-PE, APAA-BA, APODEC BRA.DA, FIGA, FIAR, Mulheres Negras do Audiovisual, estudantes de universidades públicas (renda familiar de até 2 salários mínimos) e beneficiáries do Fies possuem 25% de desconto. 

**Ex-alunes da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso  ex-alune faça parte das associações citadas, o desconto é cumulativo. 

***Ao realizar um curso online, o participante ganhará R$ 100,00 de desconto na inscrição de um curso presencial. Valor não cumulativo na realização de dois ou mais cursos online.

 

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