ASSISTÊNCIA DE CÂMERA

Sobre o curso

 

"Assistência de Câmera” é um curso modular de caráter teórico e prático, que se aprofundará no trabalho de uma equipe de câmera de cinema. Ao longo de duas semanas, divididas em 3 módulos, o aluno entrará em contato com vários profissionais do mercado audiovisual que trabalham nessa área, tendo a oportunidade de compreender a função, os procedimentos e posturas exigidas de cada um dos membros dessa importante equipe do departamento de fotografia: o primeiro e o segundo assistente de câmera, o operador de video-assist e o GMA/TID (Gerenciador de Mídia Audiovisual / Técnico de imagem Digital).

Cada uma das funções será abordada através da conversa com profissionais e exercícios práticos ou demonstrativos, sempre com o apoio de câmeras e acessórios.

Assistência de Câmera - Fundamentos - Módulo 1

A equipe de câmera:

O que faz cada membro da equipe de câmera? Quais são as etapas do

trabalho e seu dia a dia? Relação da equipe de câmera com as demais equipes do filme. A relação com o diretor de fotografia. Postura no set e procedimentos.

Equipamento:

Listas de equipamento, relação com as locadoras, cuidados com equipamentos. Checagem e montagem da câmera e acessórios. Testes de câmera.

Visita a locadora de câmera:

preparando uma saída de equipamentos. Testes, checagem, os baldes dos assistentes.

1° Assistente de câmera:

O foco. As lentes e suas diferenças. Estratégias do foquista. A liderança da equipe de câmera: funções, processos, relação com o equipamento e com os outros profissionais.

2° Assistente de câmera:

Funções, métodos, postura e relação com o equipamento e com os outros profissionais. Organização do equipamento, de ferramentas, do set. 

Operador de video-assist:

Funções, métodos, relação com o equipamento e com os outros profissionais. A monitoração e organização das gravações.

GMA/TID:

Funções, processos, relação com o equipamento e com os outros profissionais. Arquivos, formatos, compressão, back ups. O braço da pós-produção no set.

Exercício prático de filmagem de uma cena com rodízio de funções dentro das equipes e supervisão de profissional do mercado. Os desafios do set e de cada função. O ritmo, os métodos, a hora H.

Próximas turmas:

- 3 a 15 de Agosto de 2020

- 5 a 17 de Outubro de 2020

Aulas das 10h às 17 horas.

Valores:

Para o curso completo

 

R$ 4.390,00 (à vista)

     R$4.820,00 (em até 5x)

Por Módulo

 

Módulo 1:

R$ 2.090,00 (à vista)

R$ 2.260,00 (em até 4x)

Módulos 2 ou 3:

R$ 1.150,00 (à vista)

R$ 1.280,00 (em até 3x)

Carga Horária: 66 horas

30 h módulo1

18 h módulo 2

18h módulo 3

Local: Rua Belmiro Braga, 119, Vila Madalena

APOIO:

Assistência de Câmera - O Video Assist - Módulo 2

Introdução: 

Função do operador de video assist, método de trabalho, relação com outros

assistentes e departamentos, postura de trabalho.

Etapas: pré, produção, desprodução.

Lista de equipamentos. Boletim de câmera e vídeo. Conceitos básicos

de fotografia para a função (raw/ log/ perfil de cor, entre outros)

 

Monitoração: 

Tipos de monitor. Para quem são os monitores? Como ligar vários juntos? Nomear, checar, cuidados. Calibração do monitor.

 

Gravadores:

Tipos (famílias Atomos, Pix, Odissey): como funcionam? Menus. Como se organizar para encontrar os planos rapidamente.

 

Passando o sinal: cabos e video-link. 

Checagem & cuidados.

Cabos: como enrolar, como limpar, como unir.

Teradek: como funciona, menus, problemas de sinal, problemas de sinal com

comando de foco.

 

Exercício prático final: montar um conjunto completo de equipamentos (monitores, gravadores e video-link), de acordo com as configurações pedidas pelos professores.

Assistência de Câmera - Práticas avançadas (2ºAssistência) - Módulo 3

Função do 2ºAC, método de trabalho, relação com outros assistentes e departamentos (produção, AD, atores, som) e postura de trabalho.

 

Etapas: pré, produção e desprodução. Lista de equipamentos. Lista de consumíveis. Boletim de câmera.​

Checagem:

Checagem prática de câmera: como checar, limpar e cuidar dos equipamentos e acessórios.

Menus (settings iniciais): dúvidas de conceitos de câmera. Lista de câmera.

Checagem de distintos modelos de câmeras: Arri, RED's, Sony, Canon e Blackmagic.

 

Diferenças de preparação entre longas, séries e publicidades: listas de equipamentos. Lista de consumíveis. Boletim de câmera. Preparação dos baldes. 

Nomear as malas, fazer lista por volume, fotos, preparação para viagem.

Testes de Câmeras: demonstrativo e prático. 

 

Foco: 

Como fazer, marcar e "cantar o foco" (técnicas diversas).​

Exercício Final:

Exercício de set com rodízio de equipes. Filmagem de planos com trocas de configurações de câmera e demandas avançadas de foco. Estará em pauta a postura no set, o conhecimento sobre os equipamentos e acessórios utilizados e a assistência aos 1ºAC's em relação ao foco.

Observações:

O aluno poderá optar por realizar os 3 módulos de uma só vez, ou poderá fazer um módulo por vez, em períodos diferentes. O curso ocorre sempre 4 vezes por anos, nos meses de Fevereiro, Abril, Agosto e Outubro. 

Coordenadora

Taís Nardi — coordenadora do curso — é diretora de fotografia e produtora formada em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP). Dirige a Cigano Filmes desde sua fundação em 2011.Trabalha desde 2002 como diretora e assistente de fotografia em produções nacionais de curta e longa-metragem, tendo sido responsável pela direção de fotografia de mais de 15 curta-metragens e programas de TV, 3 longa-metragens documentário e participado de mais de 20 longa-metragens como assistente de câmera, entre eles "Serra Pelada", "Tropa de Elite 2", "Na estrada", "É Proibido Fumar" e "Hoje".

 

Em 2017, terminou seu mestrado na ECA-USP com a dissertação “Imagens do desvario: narrativa visual de estados alterados de percepção”. Atualmente trabalha em seu doutorado sobre a poética na direção de fotografia também no Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.

Professoras

Ju Lellis, iniciou na fotografia still, trabalhando como assistente de estúdio e posteriormente fotógrafa freelancer. 

Concluiu a graduação em Comunicação Social - Habilitação em Cinema na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em 2006.

Foi operadora de câmera em diversos festivais, eventos, shows  como 15º Videobrasil, São Paulo Fashion Week, Skol Beats.

 

Desde 2008 a trabalha no departamento de câmera de produções cinematográficas, tendo exercido as funções de operadora de video assist, 2a assistente de câmera e 1a assistente de câmera em séries, curtas e longa metragens. 

Atualmente cursando graduação em Artes Visuais na Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo.

É membra da ACASP - Assistentes de Câmera Associados de São Paulo.

 

 

www.imdb.com/name/nm2840336/

Vicky Balicas, formada em Rádio e TV na ECA/USP, morou durante 15 anos na Espanha onde estudou "Câmera e Iluminación para Cine" na Séptima Ars - Escuela de Cine de Madrid e integrou diversas equipes de câmera em publicidade, séries, longas e curtas com destaque para "Sangre de Mayo", superprodução dirigida por José Luis Garci (ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1983) e "Zidane, Un Portrait du 21e Siècle" com Direção de Fotografia de Darius Khondji.

De volta ao Brasil, atua no mercado como assistente de câmera e é membra do DAFB.

O curso conta também com diversos professores convidados, todos assistentes de câmera (Video Assist's, 2ºAC's e 1ºAC's) e GMA's/TID's atuantes do mercado cinematográfico e audiovisual brasileiro.

*Todos os professores são profissionais atuantes no mercado cinematográfico, e poderão ser eventualmente substituídos.

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada