ASSISTÊNCIA DE CÂMERA

Sobre o curso

 

"Assistência de Câmera” é um curso teórico e prático de introdução ao trabalho de uma equipe de câmera de cinema. Ao longo da semana, o aluno entrará em contato com vários profissionais do mercado audiovisual que trabalham nessa área, tendo a oportunidade de compreender a função, os procedimentos e posturas exigidas de cada um dos membros dessa importante equipe do departamento de fotografia: o primeiro e o segundo assistente de câmera, o operador de video-assist, o GMA/TID (Gerenciador de Mídia Audiovisual / Técnico de imagem Digital), e o operador de câmera. 

Cada uma das funções será abordada através da conversa com profissionais e exercícios práticos ou demonstrativos, sempre com o apoio de câmeras e acessórios, culminando, ao final do curso, com um exercício prático de filmagem em que cada aluno passará por todas as funções da equipe. 

Programa Resumido

 

-— A equipe de câmera: o que faz cada membro da equipe de câmera? Quais são as etapas do

trabalho e seu dia a dia? Relação da equipe de câmera com as demais equipes do filme. A relação com o diretor de fotografia. Postura no set e procedimentos.

— Equipamento: listas de equipamento, relação com as locadoras, cuidados com equipamentos. Checagem e montagem da câmera e acessórios. Testes de câmera.

— Visita a locadora de câmera: preparando uma saída de equipamentos. Testes, checagem, os baldes dos assistentes.

— 1° Assistente de câmera: o foco. Princípios físicos da profundidade de campo. As lentes e suas diferenças. Importância narrativa do foco. Estratégias do foquista. A liderança da equipe de câmera: funções, processos, relação com o equipamento e com os outros profissionais.

— 2° Assistente de câmera: funções, métodos, postura e relação com o equipamento e com os outros profissionais.Organização do equipamento, 

ferramentas, do set.

— Operador de video-assist: funções, métodos, relação com o equipamento e com os outros profissionais. A monitoração e organização das gravações.

— GMA/TID: funções, processos, relação com o equipamento e com os outros profissionais. Arquivos, formatos, compressão, back ups. O braço da pós-produção no set.

— Visita a locadora de equipamentos de movimento de câmera: steadicam, estabilizadores. O trabalho do operador de câmera. A relação dos assistentes de câmera com os equipamentos de movimento. O foco e as especificidades do trabalho com essas ferramentas.

—Exercício prático de filmagem de uma cena com rodízio de funções dentro das equipes e supervisão de profissional do mercado. Os desafios do set e de cada função. O ritmo, os métodos, a hora H.

Próximas turmas:

3 a 7 de Fevereiro de 2020

Aulas das 10h às 17 horas.

Valor:

R$ 2.090,00 (à vista)

           R$2.260,00 (em até 4x)

Carga Horária: 30 horas

Local: Rua Belmiro Braga, 119, Vila Madalena

APOIO:

Coordenadora

Taís Nardi — coordenadora do curso — é diretora de fotografia e produtora formada em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP). Dirige a Cigano Filmes desde sua fundação em 2011.Trabalha desde 2002 como diretora e assistente de fotografia em produções nacionais de curta e longa-metragem, tendo sido responsável pela direção de fotografia de mais de 15 curta-metragens e programas de TV, 3 longa-metragens documentário e participado de mais de 20 longa-metragens como assistente de câmera, entre eles "Serra Pelada", "Tropa de Elite 2", "Na estrada", "É Proibido Fumar" e "Hoje".

 

Em 2017, terminou seu mestrado na ECA-USP com a dissertação “Imagens do desvario: narrativa visual de estados alterados de percepção”. Atualmente trabalha em seu doutorado sobre a poética na direção de fotografia também no Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada