WhatsApp Image 2021-01-26 at 10.04.46.jp

O Visível e o Invisível na Fotografia Cinematográfica - com Azul Serra 

Sobre o curso

O que esta por trás das imagens de uma Direção de Fotografia inspiradora?

 

Este curso é sobre trocas, sobre o exercício de escuta e a fluidez. Construir imagens, se expressar através de idéias visuais,  propõe um constante olhar interno sobre o próprio processo criativo. 

 

Toda imagem do filme surge de inúmeras cruzamentos e escolhas que acontecem antes do set. Assim, usando exemplos de filmes marcantes e suas próprias experiências, Azul Serra vai propor um espaço de reflexão sobre as trocas desde o primeiro encontro com o roteiro, a direção, arte, assistência de direção e produção. 

Será estudado o que faz um filme ter uma unidade, consistência. Como construir uma identidade visual que potencializa a história. 

Este curso é uma reflexão coletiva sobre o que faz uma Direção de Fotografia estar em conexão e complemento mútuo com a Narrativa.

Composto por 4 aulas, o curso propõe uma discussão teórica junto a uma realização prática, onde alunes serão convidades a desenvolver um processo criativo de um filme a partir de um roteiro ficcional de curta-metragem, sendo guiados por diretores(as) convidado(as). Dessa forma cada alune poderá exercitar a sua própria expressão. Passaremos por dúvidas, incertezas, riscos, soluções e inspirações.

01. Intro

- Apresentação do curso e do professor.

- Breve apresentação des alunes. Serão convidados a trazer uma imagem que os represente, de sua autoria ou não. 
 
- Introdução aos temas: Visível e Invisível, Consistência, unidade, aleatoriedade, rigidez, controle, improviso. Tais conceito serão embasados com exemplos da cinematografia de Azul Serra e outros filmes. 

- Introdução ao Exercício prático: será encaminhado para a turma um roteiro de curta-metragem de ficção para iniciarmos a prática criativa em cima dele. 

Temas Abordados:

Introdução curso

Conhecendo Alunos

Unidade, Consistência

Aleatoriedade vs Improviso

Controle, Rigidez

Direção

Roteiro

Identidade Visual

Próxima turma: 2º Semestre de 2021.

Online (Ao Vivo)

Aulas Sábado e Domingo.

10h às 13h30

Valores:

 

R$ 650,00 (à vista)

ou

5 vezes de R$135,00

*Associades DAFB, APAN e Movielas, possuem 15% de desconto.

**Ex-alunos da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso o ex-aluno faça parte das associações citadas, o desconto é cumulativo.

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas

Carga Horária: 12 horas

zoom-logo.png

02 - Construção de uma Visão

- A construção visual: do roteiro a pós-produção.


O processo de construção do look do filme passa por diversos estágios e interações entre vários departamentos. Desde a primeira leitura do roteiro, decisões vão sendo feitas até resultar na imagem final. Vamos visitar algumas dessas etapas com exemplo vividos por Azul Serra em alguns dos seus projetos. Por exemplo a relação com assistência de direção, o contato próximo com a direção de arte, estratégia de produção, decupagem, correção de cor. 

Temas Abordados:

Decupagem

Direção de Arte

Assistência de Direção

Produção

Pós Produção - Cor

03 & 04 - Exercícios e Escuta

- O professor irá estudar todos os trabalhos recebidos e escolher alguns para exemplificar caminhos possíveis, escolhas e suas consequências,  contradições, complexidades. Com a interação constante dos alunos, pretendemos criar uma ampla reflexão sobre as inúmeras possibilidades e linhas de pensamento sobre a criação visual. Abaixo podemos ver a diversidade de temas que Azul Serra pretende levantar nestas duas aulas. 

Temas Abordados:

Mood Board / Referencias

Propostas visuais

Definição de Câmera / Lente

Tempo de filmagem

Estratégia de filmagem

Montagem de Equipe

Lista de Luz / Equipamento

Testes

Mapa de Luz

Decupagem

Uso de 2 cameras.

Movimento de Camera como Narrativa.

Professor

Azul.jpeg

Azul Serra — Diretor de Fotografia com vasta experiência em longas, séries, documentários, comerciais, clipes e performances. Me formei na FAAP como Diretor de Fotografia, e minha trajetória profissional foi iniciada em 2006, logo após eu me formar, quando me mudei para Londres e trabalhei em diversos projetos, sempre focando em aprender mais e aprimorando minhas habilidades de fotografia. Durante a minha trajetória na Europa, fiz um mestrado de Fotojornalismo e Fotografia Documental no London College of Communication e, como cinegrafista, cobri durante anos “Breaking News” em zonas de conflito e eventos internacionais. Quando voltei a viver no Brasil em 2013, passei a fotografar longas metragens e recentemente Séries da Netflix.