CINEMA QUEER

Sobre o curso

 

A primeira parte do curso busca apresentar, de forma introdutória, alguns conceitos e ideias importantes para a teoria queer/kuir, englobando tanto seus principais autorxs quanto tópicos de reflexão sobre imagem que surgiram a partir desse campo. Num segundo momento, partiremos para exercícios práticos onde xs alunxs vão colocar a mão na massa e produzir pequenas peças audiovisuais que possuam abordagem/temática relacionada com os conteúdos que discutimos.

 

O curso é dirigido para qualquer pessoa que se identifique ou tenha interesse nas discussões, orientações, éticas queer/kuir e na produção audiovisual, mas dará preferência para (e fortemente recomenda a) inscrição de pessoas com gêneros, sexualidades e práticas dissidentes.

 

 

PARTE 1 - EXPOSITIVA

 

Temas que serão abordados

 

 

- Teorias da performance e da performatividade

 

- Teorias feministas, de gênero e sexualidade

 

- Judith Butler e Paul B. Preciado

 

- A questão da visualidade e do poder

 

- Abordagem queer na produção e crítica cinematográfica

 

- (De)formações kuir

 

-Vazamentos entre arte, existência e política

 

- As dissidências sudacas

 

- A questão da (não)humanidade

 

- Teoria kuir e decolonialidade.

 

 

PARTE 2 - PRÁTICA

 

1 -  Aula  de direção na manhã do terceiro dia: o que faz um diretor de cinema, principais impasses; introdução à decupagem e ao trabalho com o ator. No final da aula os alunos serão divididos em dois grupos e cada um deles trabalhará no desenvolvimento de uma ideia que será filmada no dia seguinte. Essas ideias precisam estar vinculadas aos assuntos abordados nos dias anteriores.

 

2 - Aula de fotografia à tarde: definição e funções do diretor de fotografia, a operação das câmeras HD e introdução às intenções, objetivos e possibilidades da “escrita cinematográfica” através da luz.

 

3 -  Aula prática de direção e fotografia na manhã do quarto dia; cada grupo, com a orientação dos professores, filmará sua respectiva narrativa inspirada na teoria queer.

 

4 - Edição do material filmado, discussão do processo e do resultado de cada um dos exercícios.

Valor do curso: R$ 950,00 à vista ou 

R$ 1.080,00 em até 4 vezes

Carga horária: 28 horas

 

Local: Rua Belmiro Braga, 119 - Vila Madalena

Você tem interesse em fazer esse curso? Deixe aqui alguns de seus dados pessoais.

PROFESSORXS

Sladka Jerônimo é travesti, formada em Comunicação Social com habilitação em cinema e vídeo e tem atuado como diretora, diretora de fotografia e assistente de câmera em publicidades, fashion movies e diversas produções do cinema nacional. Nos últimos anos, tem realizado também uma série de vídeos autorais, utilizando o audiovisual e a performance como ferramentas de diálogo, desconstrução e reconstrução do seu próprio corpo. Integra, desde 2016, o coletivo Transformação. 

Vitor Grunvald é viado, nortista, pirotécnico, ativista do coletivo A Revolta da Lâmpada e antropólogo com doutorado na Universidade de São Paulo, onde atua, a partir de 2018, como pesquisador pós-doutoral. Faz parte do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI), do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA), do Núcleo de Estudos e Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS) e do Pesquisas em Antropologia Musical (PAM), todos ligados a USP. 

Possui formação também em cinema, é fotógrafo e realizador audiovisual e tem desenvolvido uma série de produções nos últimos anos. Suas reflexões giram em torno de gênero, sexualidade, teoria queer/cuir, arte, imagem, performance, cinema e estratégias documentais. 

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada