Cinema Invisível

Conteúdo

Esse reconhecido workshop irá revelar os mistérios de como um filme sai do papel e vai para tela, abordando o dia-a-dia do departamento de direção. Serão destacadas as habilidades fundamentais para o Assistente de Direção, como liderança, organização e as diversas problemáticas.


-O que é imposto pela produção e seus limites de orçamento versus o que precisa ser dito no filme pelo diretor;


-Como visualizar e elaborar o cronograma geral de um filme, as prioridades de cada departamento numa contagem regressiva até o início das filmagens;


-A importância do roteiro como o primeiro documento e da análise técnica a partir da leitura e visão do diretor. Assim como, o momento de leitura com elenco e sua preparação.


O workshop também analisa a função do plano de filmagem, pelo qual se prioriza a cronologia na dramaturgia e se equaciona os obstáculos como: datas de locação, limite de luz dia, horários, equipe, dressing arte, agenda de elenco e
particularidades de cada filme.


Serão apresentadas entrevistas com profissionais do mercado mostrando a visão de cada departamento sobre a relação
com o Assistente de Direção, ao longo de um filme.

Cronograma das Aulas 

Aula I
-As funções visíveis no filme
-A função invisível do Assistente de Direção da pré a pós
-Etapas do AD – metodologias, leitura técnica com equipe, visão do Diretor
-Papel do 1a,2a,3a Assistente de Direção.

Aula II
- Cronograma
-Temas importantes antes de iniciar a pré: elenco e locação
-A importância do roteiro
-Leitura técnica em sala de aula
-Análise técnica (Movie Magic, EP Scheduling)
-Shooting – parte criativa
-Metodologia de organização do assistente

Aula III
-Plano de filmagem – estratégias
-O set de filmagem

Aula IV
-Figuração
-A visão dos diretores sobre o parceiro Assistente de Direção
-Cinema Publicitário X Cinema

Durante todo o curso, serão exibidas entrevistas com chefes de departamento falando sobre o trabalho do assistente de direção, entre os entrevistados estão:


Carlos Grubber – Produtor
André Montenegro – Produtor
Patrícia Faria – Produtora de elenco
José Roberto Eliezer (Zé Bob) – Diretor de fotografia,
Caio Gullane – Produtor
Vera Hamburger – Diretora de Arte
José Eduardo Belmonte – Diretor
Ugo Giorgetti – Diretor.

Bibliografia Sugerida
1) Malfille, Pierre. O Assistente de Direção Cinematográfica, Rio de Janeiro, Arte
Nova/ Embrafilme, 1979.
2) Sidney Lumet. Fazendo Filmes
3) Ralph S. Singleton. Film scheduling
4)Mr. Coppola, Mr Spielberg, Mr Crowe, de Jerry Ziesmer. Ready when you are
5) John Huston. Um Livro Aberto Coleção: Biografias L&Pm Editora: L&Pm
Editora, 1987

Próximas turmas:

29 de Fevereiro e 1 de Março

Inscrições Abertas!

Sábado e Domingo

das 10h às 17h

Valores:

R$ 800,00 (à vista)

R$ 880,00 (em 2x)

Carga Horária: 12 horas

Local: Rua Belmiro Braga, 119,

Vila Madalena - SP 

PROFESSORAS 

Kity Féo - Nasceu em São Paulo. Estudou língua Italiana na Università Per Stranieri em Perugia (IT), Bell School em Cambridge (GB). Graduada em Cinema na FAAP.  Trabalha como 1ª Assistente de Direção em Cinema e Seriados.

O PALHAÇO / O FILME DA MINHA VIDA de Selton Mello, NARRADORES DE JAVÉ de Eliane Caffé, O ANO E QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS de Cao Hamburger, A FESTA DA MENINA MORTA de Matheus Nachtergaele, ALL THE INVISIBLE CHILDREN de Katia Lund, REDEMOINHO de José Luis Villamarim, BOLEIROS de Ugo Giorgetti, ENTRE VALES de Philippe Barcinsky, SOB PRESSÃO de Andrucha Waddington, SERRA PELADA  / TUNGSTÊNIO (em finalização) de Heitor Dhalia, RIO EU TE AMO - Episódios Fernando Meirelles/ Cesar Charlone e Andrucha Waddington, DESERTO de Guilherme Weber, A PAIXÃO SEGUNDO GH de Luiz Fernando Carvalho (em finalização) e BOCA A BOCA (NETFLIX) de Esmir Filho (em finalização). São alguns dos projetos que participou.

Marcela Lordy - é diretora, roteirista e produtora. Graduada em cinema na FAAP, estudou direção de atores na EICTV, em Cuba e foi assistente de direção de Walter Salles, Hector Babenco, Murilo Salles, Jose Eduardo Belmonte e Carlos Nader.

 

Entre o cinema, a televisão e as artes visuais seus filmes ‘Sonhos de Lulu’ (2009), ‘A Musa Impassível’ (2010), ‘Aluga-se’ (2012) e ‘Ouvir o Rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles’ (2012) foram programados em dezenas de festivais e museus. Seu curta 'Ser O Que Se É' (2018) virou um fenômeno digital com 5 milhões de views em 1 mês. Para a televisão dirigiu episódios da série infanto-juvenil ‘Julie e os Fantasmas’, vencedora do APCA 2011 e indicada ao Internacional Emmy Awards 2012, e da série ‘Passionais’ veiculada na Globosat.

 

Em 2012, fundou a CINEMATOGRÁFICA MARCELA, uma produtora de cinema e televisão de caráter cultural, comprometida com inovação de linguagem, passando a coproduzir os filmes de sua autoria. Júri e parte da comissão de seleção de diversos festivais e editais, coordenou a cadeira de documentário da AIC de 2014 a 2017.

 

Coroteirista dos seus curtas e longas, este ano estreia O Livro dos Prazeres, seu 1º longa-metragem de ficção. Atualmente desenvolve ‘Aline’, um longa de ficção em coprodução com a Klaxon e a Sudaca Films do Peru.

 

Site: http://www.marcelalordy.com/

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada