top of page

Colorização Cinematográfica - Fluxos e Espaços de Cor
Online (Ao Vivo)

O curso está focado na compreensão do fluxo de trabalho da colorização desde o princípio ao final, de forma sequenciada, da preparação do material no departamento de montagem, à entrega do filme colorizado. Abordaremos os diferentes espaços de cor dentro da colorização cinematográfica, mas nesse curso focaremos nas caraterísticas e configurações do espaço de trabalho referenciado ao display (display referred), aprofundando conceitos indispensáveis para a compreensão das etapas da colorização, até as configurações do projeto, uso das ferramentas e critérios de organização do trabalho.

 

O curso é destinado a coloristas, técnicos de imagem digital, diretores de fotografia, editores, e também será de interesse para coordenadores de pós-produção, que procurem compreender melhor os fluxos e pipelines do color grading.

 

O software utilizado para exemplificar os processos será o DaVinci Resolve, mas os conteúdos poderão ser aplicados independente do software, uma vez que o curso não estará orientado ao uso de um software particular, mas para a compreensão dos fluxos e processos da cor na pós-produção audiovisual.

Conteúdo Programático (Online)

01

  • Fluxo da imagem ao decorrer de uma produção cinematográfica.

  • As etapas no trabalho de colorização.

  • A preparação do material para ser entregue ao departamento de colorização.

  • O conformado.

  • Configurações gerais do projeto.

  • A extração do aspect ratio do projeto.

02

  • A codificação.

  • Os tipos de codificação.

  • O gamut.

  • Os tipos de gamut.

  • A colorimetria.

03

  • Os espaços de cor de trabalho.

  • Configurações do espaço de trabalho referenciado ao display.

  • Transformações dos espaços de cor do material.

  • O mapeamento tonal.

04

  • As ferramentas de colorização.

  • Os instrumentos de verificação do sinal.

  • Os processos envolvidos na colorização.

  • Organização dos processos de colorização.

05

  • As características técnicas das diferentes janelas de exibição.

  • As configurações segundo as janelas de exibição.

  • O trimpass.

  • Os deliveries.

shutterstock_2196575587.jpg
MartinFoto.jpeg

Martín Alatrista

Formado como supervisor de pós-produção, técnico de imagem digital, colorista e diretor de fotografia em escolas de cinema da Argentina (ColorDoctor e ECAP), Brasil (Bucareste) e Cuba (EICTV), se especializou em técnica de imagem digital, no desenho de fluxos de trabalho e pipelines para cinema e para plataformas, assim como em gerenciamento de cor em SDR e HDR. 

 

Trabalhou em diversas áreas da imagem audiovisual, embora nos últimos anos atua principalmente como Técnico de Imagem Digital e Supervisor de Pós-produção. Dentro dessas especialidades assessora constantemente profissionais da pós-produção e da fotografia cinematográfica. Formou diversos GMAs e capacitou estúdios do Perú e do Equador em fluxos de pós-produção e em colorização. Foi docente do curso de Semiótica da Comunicação Audiovisual na Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco e, também, foi professor convidado nos cursos de Direção de Fotografia com Taís Nardi e Direção de Fotografia e Cinematografia com Alziro Barbosa, ABC na Bucareste Ateliê de Cinema. A paixão pela cinematografia comparte com as artes cênicas onde atua como lighting designer e professor de iluminação cênica.

PróximaS tURMAS

20 a 24 de Maio de 2024

Aulas de Segunda a Sexta (Online - ao vivo)

das 19h00 às 23h00

Carga Horária:

20 horas

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas 

Investimento

R$ 900,00 à vista ou

até 12x de R$ 82,50

*Associades da ABC, SINDCINE, ACASP, ASTIM, DAFB, Movielas, Apan e ex-alunes Bucareste possuem 10% de desconto.

Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos. 

**Descontos não cumulativos

 

Inscriçã0

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

bottom of page