bfee7af3-b9da-439a-83b8-a7a5a8e0be8a.JPG

Iluminação led  
Cor & Colorimetria

Sobre o Curso

A imagem é cor e luz. A cor tem matiz, saturação, característica espectral, reciprocidade tonal e cromática.

 

A compreensão das temperaturas de cor é essencial na formação. A multiplicidade de refletores aumentaram as possibilidades de escolha. Cada refletor tem suas características.

 

A cor é um elemento de profundidade, a imagem pode se tornar plana sem este conhecimento. As possibilidades cromáticas são infinitas, mas o conceito cromático é visual e sua explicação não é complexa. A interpretação das cores é a base do nosso estudo. Compreendendo as cores amplificamos os conceitos sobre a luz. Aprimoramos o aprendizado sobre os elementos fundamentais que constituem a imagem.

 

Na fotografia contemporânea apareceram diferentes formas de iluminar, diferentes refletores e o entendimento destas novas formas de trabalho é cada dia mais urgente. A qualidade da imagem está ligada diretamente à compreensão técnica de diferentes possibilidades para se chegar a um resultado. O maior propósito do curso é que você seja protagonista das suas escolhas e chegue, da melhor maneira possível, na qualidade cromática e de luz da sua imagem. 

Conteúdo Programático

1.

O Espectro da Luz 

Newton e o espectro da luz.

Comprimento de onda.

Espectro visível.

Infra vermelho e ultra violeta.

Luz negra.

Luzes urbanas: Sódio; Mercúrio; Led, com relação ao espectro de luz.

Filtros IR, IR +ND, UV e Anti Haze.

2.

A Formação das Cores

A teoria de cor de Thomas Young.

A formação das cores.

A sensibilidade espectral da visão.

Cones e bastonetes.

O conceitos de luz branca.

3.

Tricromia (RGB)

Sistema aditivo.

Sistema subtrativo.

A estrela das cores.

Cores primárias.

Cores secundárias.

4.

Colorimetria 

Gráfico de cores.

Círculo das cores.

Percentuais cromáticos na obtenção das cores.

Cores complementares.

Cores terciárias.

Os valores das cores.

5.

A Tonalidade Cromática 

Conceitos de tonalidade.

Diferentes percentuais de brilho e a resposta tonal.

6.

A Saturação das Cores 

Conceitos de saturação.

A saturação e desnaturação das cores.

Tonalidade versus saturação.

A tridimensionalidade das cores.

7.

Matiz Cromática ( H U E )

Conceitos de matiz.

Variação de matiz.

O círculo das cores e a variação tonal, de saturação e de matiz.

Exemplificação em programa de cor (Da Vinci).

8.

Controle de Cor das Fontes de Luz 

Waveform Parade.

Histograma RGB.

Uso de tabela de cinza associado a instrumento para correção de fontes de luz.

Testes com diferentes fontes e correção com gelatinas nas fontes.

9.

White Balance 

Controle de brancos nas câmeras.

Métodos e conceitos.

Análise através do uso de instrumentos.

Correção em pós produção com o programa de cor (Da Vinci)

Conceitos de “bater o preto” nas câmeras.

10.

Temperatura de Cor

Conceitos de temperatura de cor.

Características das fontes de luz com relação à TCor.

Controle de TCor.

Escala “LB”.

Escala “CC”.

Gráfico de controle.

Controle visual.

11.

IRC (CRI) das Fontes de Luz 

Conceitos sobre IRC

Diferentes fontes de luz com diferentes índices de IRC.

Gráficos de IRC.

Diferentes escalas de IRC.

Análise de diferentes fontes.

LED e os novos parâmetros de controle.

12.

Luz mista (Luz do Dia)

Correção de fontes tungstênio em locação diurna.

Uso de gelatinas CTB nos refletores.

Uso de gelatinas CTO, CTO + NDs nas janelas.

Uso de gelatinas NDs e telas nas janelas.

Fatores de correção.

Uso de HMIs e Led em locação diurna.

13.

Luz Mista (Estúdios)

Correção de fontes Day light (HMI e leds) com refletores tungstênio.

Uso de gelatinas CTO nos refletores.

Meias correções de gelatinas CTB/CTO (frente e fundos).

14.

Colorindo com Fontes de Luz 

Uso da colorização como elemento na profundidade cromática.

Uso narrativo, dramático e estético.

Colorização das altas luzes.

Colorização das sombras.

Colorização dos fundos.

15.

Sensibilidade Cromática do Sensor 

Conceitos de sensibilidade cromática.

Correção de eventuais problemas.

A subexposição cromática e o ruído em cores específicas.

O controle da superexposição (solarização) de cores específicas.

Chroma key e o melhor uso com diferentes temperatura de cor.

Uso de chromas verdes e azuis e suas melhores resposta com as luzes.

Carga Horária: 25 Horas

PróximaS tURMAS

26 A 30 de Janeiro de 2022

Aulas de Quarta a Domingo.

Quarta a Sexta-feira: das 19h00 às 22h30

Sábado: 13h00 às 20h30

Domingo: 13h às 20h30

15 A 18 de Junho de 2022

Aulas de Quarta a Domingo.

Quarta a Sexta-feira: das 19h00 às 22h30

Sábado: 13h00 às 20h30

Domingo: 13h às 20h30

Local: Rua Padre Justino, 593

Butantã - SP 

Investimento

Preço Promocional

Até 20 de Setembro

R$ 1.150,00 à vista ou

4x de R$ 325,00

Após 20 de Setembro

R$ 1.350,00 à vista ou

4X de 337,50

Confira os descontos progressivos para a inscrição em mais de um curso!

*Associades da ABC, SINDCINE, ACASP, ASTIM, DAFB, Movielas, Apan e ex-alunes Bucareste possuem 10% de desconto.

Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos. 

 

Inscriçã0

arrow&v
Em quais cursos você tem interesse?

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

DSC01233.jpg

Alziro Barbosa, ABC

Diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores", "JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".