top of page
Sarah Y. Mason (1a conti).jpg

a cONTINUIDADE NUMA Obra Audiovisual 

Sobre o Curso

O curso engloba o papel do continuísta em todas as etapas de um projeto audiovisual: desde a análise inicial do roteiro, passando pelo trabalho no set e a relação com o diretor e elenco, até a montagem.

O que faz um continuísta?


 A continuidade é uma função que surgiu com o próprio fazer cinema, surgiu da necessidade de organizar os elementos numa filmagem para que a cronologia e coerência do filme seja contada mesmo sendo filmada fora de ordem.

 

Além da preocupação com a cor da camisa do protagonista, o objetivo do curso é compartilhar informações sobre a função responsável por levar os pensamentos do diretor até a montagem através de relatórios e boletins, mantendo um registro do que e de como foi filmado cada cena.

O continuísta é o representante do editor e do roteirista no set, é a ponte entre a filmagem e a montagem, é o costureiro do projeto, a espinha dorsal de uma obra audiovisual.

Conteúdo Programático

Aula 1

  • História da função:

  • Diferença do trabalho na TV, cinema e publicidade;

  • A ponte entre o set de filmagem e a montagem;

  • Parceria com o direção;

  • O que é um roteiro?;

  • Etapas do trabalho na pré-produção (estudo do roteiro, decupagens, minutagem, dúvidas, criação de documentos para a continuidade);

  • O trabalho da/do assistente de continuidade na pré-produção;

  • Relação com os departamentos na pré-produção;

  • Exercícios: decupagens e minutagens de algumas cenas.

Aula 2

  • Linguagem cinematográfica;

  • Etapas do trabalho na filmagem (o que levar para o set, como se preparar para a filmagem, leitura dos documentos de filmagem, checklist, ensaios, etc);

  • O lugar do continuísta no set;

  • O trabalho da/do assistente de continuidade na filmagem;

  • Relação com os departamentos na filmagem;

  • Fotos de continuidade e organização do material durante o projeto;

  • Exercício: decupagens de cenas e planta-baixa.

Aula 3

  • Como ajudar a direção a pensar na montagem;

  • Documentos de continuidade (boletim de continuidade, relatório de set, planilha de minutagem);

  • Pensando na diária seguinte;

  • Exercício: como preencher um boletim de continuidade (simulação de uma cena).

Aula 4

  • Etapas da pós-produção (revisão de relatórios, roteiro filmado);

  • Relação da/do continuísta com a montagem e pós-produção;

  • Erros de continuidade;

  • Novas tecnologias para o continuísta;

  • Exercício: acompanhamento da montagem da cena rodada na aula anterior (entendendo a importância do boletim de continuidade na montagem, eixos, decupagens, etc).

coordenação

Letícia Tauffenbach

Formada em RTV pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Trabalha como continuísta de longas, séries e novelas há 22 anos. Dentre os seus trabalhos estão “Segunda Chamada”, “Aruanas”, “13 Dias Longe do Sol” da Rede Globo, “Laços – Turma da Mônica” e “Bingo: O Rei das Manhãs” de Daniel Rezende, “O Banquete” de Daniela Thomas, “Como Nossos Pais” e “Chega de Saudade” de Laís Bodanzky, “Real Beleza” de Jorge Furtado, “O Negócio” e “Psi” da HBO, “Xingu” e “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” de Cao Hamburger, entre outros.

PróximaS tURMAS

26 A 29 de Fevereiro de 2024

Aulas de Sábado e Domingo.

das 10h00 às 19h00

Carga Horária: 18 horas

 

Investimento

R$ 1.320,00 à vista ou

R$ 1.500,00 em até 6 vezes

(6x de R$ 250,00)

*Associades SINDCINE, Apan e ex-alunes Bucareste possuem 10% de desconto.

Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos. 

 

Inscriçã0

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

bottom of page