DIREÇÃO DE ARTE CINEMATOGRÁFICA

Sobre o curso

O curso tem como objetivo introduzir o aluno no universo da direção de arte cinematográfica, aprofundando aspectos essenciais para a compreensão desta função, sua abrangência na concepção de um filme, e o desenvolvimento de projetos em cada uma das áreas envolvidas em sua realização.

 

O programa abordará o processo de trabalho nas diferentes áreas envolvidas na concepção e realização do universo visual dos filmes: direção, direção de arte, direção de fotografia, cenografia, figurino, maquiagem e efeitos especiais. Para concretizar tal abordagem do conteúdo, as aulas serão ministradas por renomados profissionais em atividade na produção cinematográfica contemporânea.

 

A partir da prática com o cinema, os palestrantes convidados irão discutir conceitos e métodos de trabalho, desde a análise do roteiro ao produto final, assim como as matérias e ferramentas disponíveis à sua construção e as relações que se estabelecem entre os departamentos.

 

Além das aulas de História da Arte, Arquitetura e Vestuário, que colocarão os alunos em contato com a evolução da expressão artística mundial e discutirão os signos básicos explorados pelas principais escolas nas diferentes formas de manifestação plástica.

Próxima turma:  a definir

Valor do curso: R$ 1.100,00  (à vista) 

                          R$ 1.250,00 (em até 3x)

Horário: das 19h30 às 22h30h

Carga horária: 78 horas

 

Local: Rua Belmiro Braga, 119 - Vila Madalena

PROFESSORA

Vera Hamburger é formada em arquitetura e urbanismo pelaFaculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1989. É titulada Mestre pelo Departamento de Artes Ciências da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 2014, cuja dissertação “O desenho do espaço Cênico: da experiência vivencial à forma”, encontra-se em vias de publicação pela Edições SESC. Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além de dedicar-se á pesquisa ensino sobre o mesmo tema. Atuou como diretora de arte e cenógrafa, na realização de peças cinematográficas de longa metragem, ao lado de diretores comoHector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffée Philipe Barcinski.  É autora do livro Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro, Editora Senac e SESC, 2014, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império <www.flavio imperio.com.br>.

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada