Iluminação - Cor e Colorimetria   

Sobre o curso

A imagem é cor e luz. A cor tem matiz, saturação, característica espectral, reciprocidade tonal e cromática.

 

A compreensão das temperaturas de cor é essencial na formação. A multiplicidade de refletores aumentaram as possibilidades de escolha. Cada refletor tem suas características.

 

A cor é um elemento de profundidade, a imagem pode se tornar plana sem este conhecimento. As possibilidades cromáticas são infinitas, mas o conceito cromático é visual e sua explicação não é complexa. A interpretação das cores é a base do nosso estudo. Compreendendo as cores amplificamos os conceitos sobre a luz. Aprimoramos o aprendizado sobre os elementos fundamentais que constituem a imagem.

 

Na fotografia contemporânea apareceram diferentes formas de iluminar, diferentes refletores e o entendimento destas novas formas de trabalho é cada dia mais urgente. A qualidade da imagem está ligada diretamente à compreensão técnica de diferentes possibilidades para se chegar a um resultado. O maior propósito do curso é que você seja protagonista das suas escolhas e chegue, da melhor maneira possível, na qualidade cromática e de luz da sua imagem. 

Programa do Curso

01 - O Espectro da Luz 

01- Newton e o espectro da luz.

02- Comprimento de onda.

03- Espectro visível.

04- Infravermelho e ultravioleta.

05- Luz negra.

06- Luzes urbanas: Sódio; Mercúrio; Led, com relação ao espectro de luz.

07- Filtros IR, IR +ND, UV e Anti Haze.

 

02 - A Formação das Cores

01- A teoria de cor de Thomas Young.

02- A formação das cores.

03- A sensibilidade espectral da visão.

04- Cones e bastonetes.

05- O conceito de luz branca.

 

03 - Tricomia (RGB)

01- Sistema aditivo.

02- Sistema subtrativo.

03- A estrela das cores.

04- Cores primárias.

05- Cores secundárias.

 

04 - Colorimetria

01- Gráfico de cores.

02- Círculo cromático.

03- Percentuais cromáticos na obtenção das cores.

04- Cores complementares.

05- Cores terciárias. 06- Os valores das cores.

 

05 - A Tonalidade Cromática 

01- Conceitos de tonalidade.

02- Diferentes percentuais de brilho e a resposta tonal.

 

06 - A Saturação das Cores 

01- Conceitos de saturação.

02- A saturação e dessaturação das cores.

03- Tonalidade versus saturação.

04- A tridimensionalidade das cores.

07 - Matiz Cromática (HUE)

01- Conceito de matiz.

02- Variação de matiz.

03- O círculo cromático e a variação tonal, de saturação e de matiz.

 

08 - Controle das Fontes de Luz 

01- Waveform Parade.

02- Histograma RGB.

03- Uso de tabela de cinza associado a instrumento para correção de fontes de luz.

04- Testes com diferentes fontes e correção com gelatinas nas fontes

 

09 - White Balance

01- Controle de branco nas câmeras.

02- Métodos e conceitos.

03- Análise através do uso de instrumentos.

04- Conceito de “bater o preto” nas câmeras.

 

10 - Temperatura de Cor

01- Conceito de temperatura de cor.

02- Características das fontes de luz com relação à TCor.

03- Controle de TCor.

04- Escala “LB”.

05- Escala “CC”.

06- Gráfico de controle.

07- Controle visual.

 

11 - I R C ( C R I ) das Fontes de Luz 

01- Conceito de IRC.

02- Diferentes fontes de luz com diferentes índices de IRC.

03- Gráficos de IRC.

04- Diferentes escalas de IRC.

05- Análise de diferentes fontes.

06- LEDs e os novos parâmetros de controle.

 

12 - Luz Mista (Luz do Dia)

01- Correção de fontes tungstênio em locação diurna.

02- Uso de gelatinas CTB nos refletores.

03- Uso de gelatinas CTO, CTO + NDs nas janelas.

04- Uso de gelatinas NDs e telas nas janelas.

05- Fatores de correção.

06- Uso de HMIs e Leds em locação diurna.

 

13 - Luz Mista (Estúdios)

01- Correção de fontes Day light (HMI e Leds) com refletores tungstênio.

02- Uso de gelatinas CTO nos refletores.

03- Meia correção de gelatinas CTB/CTO (frente e fundos).

 

14 - Colorindo com fontes de luz

01- Uso da colorização como elemento na profundidade cromática. 02- Uso narrativo, dramático e estético

03- Colorização das altas luzes.

04- Colorização das sombras. 05- Colorização dos fundos. 

Próxima turma: 1 a 5 de Fevereiro de 2021. 

Online (Ao Vivo)

Aulas de segunda a sexta-feira.

Segunda a sexta: das 18h às 22h

Valor:

R$ 650,00 à vista ou 4 vezes de R$ 180,00

Para a inscrição em mais de um curso online, confira a tabela de valores com os descontos progressivos.

*Associades do Sindcine, das Associações Profissionais Técnicas (ACAASP, APACERJ,ASTIM,

APAASP,APSA,APODEC,AASET,AADA,ATCR,PROCINE, FIGA), da ABC, DAFB, APAN e Movielas, possuem 35% de desconto. 

**Ex-alunes da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso ex-alune faça parte das associações citadas, o desconto é cumulativo. 

Carga Horária: 20 horas

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas 

PROFESSOR 

Alziro Barbosa, ABC  — diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores, JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada