Curta Ficção
Este é um curso de realização cinematográfica no qual os participantes são estimulados a filmar um curta-metragem de até dez minutos de duração. Para tanto, o curso trará aulas de produção, roteiro, direção, fotografia, direção de arte, som e edição, sempre a partir de uma abordagem que envolve exercícios práticos.
O curso tem como objetivo fazer com que os participantes tenham uma visão completa de todo o processo de feitura de um curta-metragem, visando desenvolver um tema proposto na forma de uma narrativa audiovisual, e, além disso, que os alunos possam aprender também a trabalhar em equipe respeitando a opinião e o desejo de seus colegas, superando as divergências e os impasses inerentes ao processo de realização fílmica.
Ao fim dessa intensa jornada, os alunos exibirão o filme de conclusão para uma banca de profissionais do mercado cinematográfico, que trarão insights valiosos para pensar a carreira de um filme de curta-metragem.
Conteúdo Programático
1. Direção I
Apresentação do curso e dos participantes. O que faz um diretor de cinema? Quais são suas principais atribuições? A concepção da forma do filme
2. Roteiro I
Introdução ao roteiro de curta-metragem. O que é premissa? Como funciona a premissa para uma narrativa curta
3. Fotografia I
Definição e funções do diretor de fotografia. As etapas de trabalho. As equipes de trabalho no set de filmagem: câmera, elétrica e maquinaria. Relação com outras equipes: direção, direção de arte, produção.
4. dIREÇão II
O que é decupagem e qual é a sua relação com a montagem do filme? O que vêm a ser a sequência, a cena e o plano cinematográfico? Definição de decupagem clássica. Principais características.
5. roteiro II
Estrutura narrativa de ficção para curta-metragem. Exercício prático: escrever uma storyline.
6. Direção & Fotografia
Exercício prático de filmagem. Os alunos irão criar, decupar e filmar uma cena cinematográfica muda com até 6 planos
7. Roteiro III
Personagens: fisiologia, sociologia, psicologia, motivação, objetivos, protagonista, antagonista, personagens secundários. Exercício prático: biografia e curvas de personagens
8. Fotografia II
Exercício prático de filmagem. Os alunos irão criar, decupar e
filmar uma cena cinematográfica muda.
9. Roteiro IV
Primeira parte da aula. Arco dramático de um curta-metragem: formas e modelos. Exercício prático: sinopses de um curta-metragem
Segunda parte da aula. Argumento: uma etapa fundamental da escrita. Exercício prático: cada aluno escreverá um argumento de curta-metragem
10.Direção III
Análise do trabalho em equipe durante o exercício da cena muda. Análise do material bruto e editado.
11. Fotografia III
Composição: Formato (aspect ratio). Separação dos quadros (linhas). Controle do olhar: brilho, cor, posição em quadro. Cor: Componentes básicos da cor. Contraste e afinidade em cor. Controle da cor: paleta de cores, temperatura de cor.
12. Direção de Arte
Workshop de direção de arte. Introdução à direção de arte. O que é e como se relaciona com os outros departamentos, principalmente com a fotografia. Os alunos farão um exercício prático proposto pela professora – 18 de janeiro, sáb. 09h30 às 18h30.
13. Roteiro IV
Leitura dos argumentos. Início do trabalho para dar forma ao roteiro final.
14. SOM / FOTOGRAFIA
O trabalho com o ator. Exercício: um dos grupos filma uma das cenas de seu roteiro com a presença de um ator convidado.
15. Direção, fOTOGRAFIA e Som Direto
O trabalho com o ator. Exercício: um dos grupos filma uma das cenas de seu roteiro com a presença de um ator convidado.
16. Pré-Produção dos Curtas i
Leitura da versão final do roteiro com a presença dos professores de roteiro, direção de arte e um professor de produção.
17. pRÉ Produção dos Curtas II
Com a orientação dos professores de produção, direção, fotografia e direção de arte, os alunos farão a pré-produção de seus respectivos curtas-metragens 24 de janeiro, sexta, 18h45 às 22h45.
Filmagem dos Curtas
Filmagem dos curtas-metragens.
Montagem dos Curtas
Edição. O professor de edição assistirá o material bruto dos curtas-metragens junto
com os alunos e fará as devidas orientações.
Edição dos curtas-metragens com acompanhamento de um operador de edição.
Exibição
Exibição dos curtas-metragens para uma banca de profissionais do mercado
cinematográfico. Análise dos filmes e orientações gerais para os alunos.
Estrutura do Curso
A Bucareste conta com uma estrutura de equipamentos de ponta na realização de seus cursos. Os curtas serão realizados com câmeras RED ou ARRI, com uma vasta opções de lentes DZO, Schneider entre outras. Com um pátio de iluminação com vastas opções da fabricante Aputure, disponibilizaremos também diversas opções vindas de parceiros, sempre de acordo com a necessidade de cada curta. Para movimento, contamos também com diversas opções de gimbals, steadicam e também, graças as parcerias, de trilhos, dollies e gruas, conforme as necessidade de cada projeto. O curso contará também com finalização profissional de Imagem e Som, trazendo maior qualidade para os curtas realizados.
Coordenação e Corpo Docente
Cláudio Gonçalves
Coordenador
Claudio Gonçalves estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e Direção Cinematográfica na Escuela Internacional de Cine y TV (Cuba). Escreveu, dirigiu e editou dois longas-metragens independentes, videoclipes, curtas e documentários premiados no Brasil e em Cuba. Professor de direção e edição, coordena outros cursos livres e também participa de festivais e premiações como membro de comissões julgadoras. Seu conto “Tormento” recebeu uma menção honrosa no 2° Prêmio Literário Fernanda Botelho, Cadaval, Portugal. É autor do livro de contos “Tormento e outras histórias”, publicado pela Caravana Grupo Editorial.
Laura Carvalho
Direção de Arte
Graduada em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e mestre em Teoria e Estética do Audiovisual pela mesma instituição. Trabalha no departamento de arte desde 2008. Assinou a direção de arte de projetos nacionais e internacionais, como os longas El Día es Largo y Oscuro (México-Colômbia), Maria do Ingá, Agreste, The Swamp Dead Man (Brasil-Hong Kong, em finalização), Abraço e a série francesa Dead Corner. Foi cenógrafa da série O Cangaceiro do Futuro, da Netflix. Realizou residências artísticas sobre arquitetura e cor no Japão e no Brasil. É alumni do Berlinale Talents 2021 e membra do Production Designers Collective (internacional) e da Bra.da Coletivo das Diretoras de Arte do Brasil.
Nara Sakarê
Direção de Atores
Idealizadora e diretora do grupo de pesquisa em cinema com foco no trabalho do ator, AP43.
Iniciou sua carreira no cinema no cinema como integrante da equipe de preparação de elenco no filme ‘‘Cidade de Deus’’, de Fernando Meirelles e ‘’Desmundo’’, de Alan Fresnot.
Entre seus principais trabalhos como preparadora de elenco e diretora de atores estão: ‘Insânia’’, direção de Gustavo Bonafé (Fox/Starplus, Disney Chanel); ‘‘Assédio’’de autoria de Maria Camargo e direção de Amora Mautner (Rede Globo); ‘’Natureza Morta’’(1ª Temporada) de Flávio Frederico e Murilo Pasta (Cine Brasil).
E nos longas metragens: ‘’Helen’’ direção de André Collazzo; ‘’Assalto na Paulista’’ direção de Flávio Frederico; ‘’O Pai da Rita’’ direção Joel Zito Araújo e ‘’Questão de Escolha’’ de Fábio Cabral.
Diego Garc
Direção de Fotografia
Desde 2005 no mercado audiovisual. Ao longo destes 15 anos fez filmes publicitários, clipes, curtas, documentários mas dedica-se especialmente à ficção tendo participado de mais de 35 projetos de longa-metragem e séries. Atualmente, como operador de câmera, contribuiu nas séries Coisa mais linda (Netflix), O Negócio (HBO), Aruanas (Globoplay), Unidade Básica (Universal), dentre outras.
Concurso de Bolsa
A Bucareste Ateliê de Cinema está selecionando estudantes para 2 bolsas integrais e 2 bolsas parciais de 50% para o curso Curta Ficção. Serão privilegiadas inscrições que atentem para critérios de inclusão social, renda e diversidade.
Próxima tURMA
7 de Julho a 2 de Agosto de 2025
Aulas de Segunda a Sexta-feira das 18h45 às 22h45
Sábado das 10h00 às 18h00
Semana 1: 07 a 12de janeiro (seg.-sex. 18h45 às 22h45; sáb. 09h30 às 18h30)
Semana 2: 14 a 19 de janeiro (seg.-sex. 18h45 às 22h45; sáb. 09h30 às 18h30)
Semana 3: 21 a 27 janeiro (seg.-sex. 18h45 às 22h45; sáb-dom. dia inteiro, filmagens)
Semana 4: 28 de julho a 01 de agosto (seg.-sex. edição do filme; horários a combinar com o professor; sáb. 14h00 às 17h00 – exibição dos filmes e confraternização)
Carga Horária: 102 horas
Local: Rua Padre Justino, 593
Butantã - SP
Investimento
Inscrições até 1 de Março
R$ 3.500,00 à vista ou
12x de R$ 320,00
Após 1 de Março
R$ 3.850,00 à vista ou
12x de R$ 352,90
Ex-alunes Bucareste, estudantes de universidades públicas e associades APAN possuem 10% de desconto.
Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos.