Composição e Decupagem

Sobre o curso

A fotografia potencializa a narrativa. Todos os elementos da imagem fazem parte da composição, entenda como construir um plano pela cor, luz, zonas de atenção, contraste entre outros elementos. A Decupagem é um elemento fundamental na forma de comunicação. Compreenda como se expressar com estilo e linguagem.

01 - Zonas de Atenção 

Composição:

Os quadrantes e os percentuais de atenção.

A harmonia na composição.

Os estímulos cromáticos e suas forças.

Os diferentes aspectos e sua relação com as zonas de atenção.

Decupagem:

O sentido narrativo da personagem em diferentes posições do quadro.

A amplitude do plano (aberto/ fechado) e a força da personagem.

O movimento e o equilíbrio do quadro.

02 - Composição e Decupagem Central

Composição e Decupagem

A exclamação do tema.

O tempo do plano.

O destaque para pequenos elementos.

O protagonismo das personagens.

A dinâmica do corte.

O uso publicitário.

O destaque do produto.

O uso narrativo.

03 - Ponto de Vista e Intenção Narrativa

Composição e Decupagem

A inclinação da câmera e sua relação com a intenção narrativa.

A valorização expressiva e intencional no retrato da personagem.

A afirmação e o empoderamento de personagens através do contra plongê.

A submissão e o enfraquecimento de personagens através do plongê.

04 - Pontos de Atenção e Regra dos Terços

Composição e Decupagem

As linhas harmônicas do quadro.

A quebra da estabilidade.

O destaque dos elementos nos pontos de atenção.

Planos gerais e os pontos de atenção.

05 - Razão Áurea e Máscaras de Pós-Produção 

Composição e Decupagem

Conceitos e usos clássicos.

A busca da atenção do espectador.

O direcionamento do olhar.

As máscaras de pós e a imersão no plano e no filme.

06 - Composição Tonal: Volume e Profundidade

Zonas tonais: Equilíbrio e profundidade.

A profundidade tonal nas camadas da imagem.

Erros tonais.

O direcionamento do olhar.

A iluminação e a profundidade da imagem.

07 - Composição Cromática e Profundidade de Imagem

Cor como elemento estrutural.

A influência das cores na profundidade cromática.

Direção de fotografia e direção de arte: Cenários; Figurinos; Objetos.

A volumetria do rosto e o trabalho de cores da maquiagem.

A cor luz. Formas de iluminar usando a cor como elemento de profundidade.

08 - A Imagem e a Narrativa

A intenção do plano e da cena.

Elementos narrativos.

As múltiplas camadas da cena.

Elementos estruturais.

A busca do sentido da imagem por meio de ferramentas imagéticas.

09 - A Iluminação e Narrativa

Relação tonal da imagem: Dramaticidade e narrativa.

A suavidade e a dureza das fontes.

O posicionamentos dos refletores.

O contraste ente as fontes.

Decupagem e o sentido da luz.

                     Forma Expositiva

                     Forma Dramática

10 - A Cor como Elemento Narrativo

Cores quentes e cores frias e seu sentido dramático e narrativo.

A saturação e a dessaturação na intenção do plano.

Elementos da arte na estrutura conceitual da cena.

O contraste cromático.

Composições cromáticas.

11 - As Formas da Imagem

Linhas e superfícies no sentido narrativo.

Simetrias e assimetrias na harmonia e estabilidade.

O espaço e as personagens.

As texturas e a atmosfera.

As diferentes escalas entre os planos.

12 - Composição Aberta e Fechada na Narrativa

O espaço narrativos extra quadro.

Imagem direta e indireta.

Espectador ativo e passivo.

A tensão.

A busca da atmosfera.

A concentração do espectador no plano.

As personagem imersas na cena.

13 - Ritmo: A Amplitude dos Planos

A sensação do ritmo pela abertura dos planos.

Tipos de amplitude dos planos e seu significados.

O tempo e os planos.

Planos de respiro.

A construção narrativa através da fragmentação.

A tensão e a decupagem dos planos.

Os cortes internos nas cenas.

A visão do todo e a busca do sentido da cena na decupagem documental.

14 - A Contextualização da Personagem no Espaço

A personagem e o espaço.

As linhas dos olhares.

A amplitude das lentes e os planos.

Lentes e gêneros.

A profundidade de campo focal.

A velocidade das lentes.

15 - O Ponto de Vista e a Relação Personagem / Público

Câmera objetiva.

Câmera subjetiva.

A intimidade do público com as personagens.

Decupagem de distanciamento.

A câmera participativa.

16 - Princípios de Decupagem

Primeiros filmes.

As inovações de D. W. Griffith.

A revolução de Eisenstein.

O modernismo de Orson Welles.

A força dos cortes nos filmes de Western.

As estéticas "artificial" dos grandes estúdios.

A ruptura da Nouvelle Vague e do Cinema Novo.

A facilidade de captação e o excesso de material na era digital.

As normas de captação de Fernando Meirelles.

O Plano Master.

17 - A Sistematização da Decupagem

O roteiro pensado em cenas, as cenas pensadas em planos.

A construção da cena através dos planos.

A boca de cena.

Plano Master: A decupagem e a produtividade do set.

A cena no contexto da história.

A curva de ritmo do filme.

Mapas de câmera.

Storyboard.

Shootingboard.

Animatic.

18 - A Decupagem como Elemento Estrutural na Produção

A dimensão dos planos.

A quantidade dos planos.

O sentido da câmera.

A amplitude das lentes.

Os elementos em quadro.

A quantidade de figurantes.

A movimentação da câmera.

19 - O Eixo de Câmera

A continuidade entre os planos (Espaço-Temporal)

A continuidade direcional.

O uso de várias câmeras.

Contracampo.

Eixo da ação.

A aproximação da câmera e os cortes.

Cortes do mesmo ângulo como efeito.

As lentes e os cortes.

20 - Os Quadrantes de Kandinsky

Introdução à composição poética.

As relações do público aos diferentes quadrantes.

A parte superior e a inferior do quadro: Sentidos diretos e indiretos.

As laterais do quadro e a relação com as personagens.

A correlação entre os quatro quadrantes.

21 - Composição Poética

As narrativas indiretas.

A construção das sensações do público.

A imagem como centro da história.

A poética da direção de fotografia: Sergei Urusevsky.

22 - Os Aspectos do Quadro

Tipos de aspectos.

O contexto e as personagens em aspectos diferentes.

Questões estruturais relativas à luz e aos cenários.

O movimento e a lateralidade dos planos.

A composição utilizando aspectos horizontais e verticais.

A decupagem em diferentes aspectos.

Próxima turma: 13 a 17 de Julho 2020. 

Online (Ao Vivo)

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Carga Horária: 25 horas

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas 

PROFESSOR 

Alziro Barbosa, ABC  — diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores, JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

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Tel. (11) 99910-6048

     

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