Decupagem Cinematográfica 

Sobre o curso

O trabalho no set de filmagem é orientado pela decupagem a ser usada e sua compreensão é fundamental para o desempenho profissional.

 

A decupagem é um elemento de comunicação. Ela foi sendo aprimorada com a história cinematográfica. Estilos e linguagens se desenvolvem a todo o tempo. Cada diretor tem seu estilo, conceitos e métodos de trabalho. Cada tipo de produto audiovisual tem seus próprios mecanismos para transmitir ideias. Nosso papel é compreender a proposta da direção e ajudar na sua execução.

 

Neste curso entenderemos o significado e a construção das cenas. Cada cena tem uma função específica. A intenção narrativa é que vai definir a maneira de filma-la.

 

Como se preparar para filmar de maneira mais efetiva passa pela compreensão da decupagem. O trabalho no set tem métodos e estratégias. O objetivo maior é desenvolver mecanismos de trabalho eficientes e garantir que as cenas tenham autenticidade. 

Programa do Curso

01 - Introdução a Decupagem

01- A materialização do roteiro em imagens.

02- O plano, a cena e o filme.

03- Roteiro literário e roteiro técnico.

04- Direção e decupagem.

05- Primeiros filmes.

06- A revolução de Eisenstein.

07- A força dos cortes nos filmes de Western.

08- As estéticas "artificial" dos grandes estúdios e da televisão

09- A ruptura da Nouvelle Vague e do Cinema Novo.

10- A facilidade de captação e o excesso de material na era digital.

11- As normas de captação de Fernando Meirelles.

 

02 - A Decupagem e o Espaço

01- A contextualização do espaço.

02- O espaço e a personagem.

03- A amplitude dos plano e as lentes na contextualização personagem/espaço.

04- A ambientação e profundidade de campo focal.

 

03 - A Decupagem: O Tempo

01- O tempo da história e o tempo do filme.

02- O tempo contínuo.

03- O tempo descontínuo.

04- A dilatação do tempo.

05- As elipses de tempo.

06- O tempo versus o ritmo.

07- Decupagem no documentário e a abordagem câmera tempo e câmera ritmo.

 

04 - A Decupagem: A Construção do Ritmo do Filme

01- Duração dos planos.

02- Amplitude dos planos.

03- Movimento dos planos.

04- Gêneros e ritmo

05- A curva de ritmo do filme.

 

05 - A Decupagem: Estilos e Estéticas

01- O tipo de produto e a estética de decupagem.

02- A escolha do estilo e da personalidade do filme a ser realizado. 03- A imersão do público.

04- O entretenimento.

05- A dramaticidade e a característica dos planos e as estéticas de direção.

06- O distanciamento e a aproximação ao tema.

07- O tipo de produto e a estética de decupagem.

08- A plataforma de exibição.

 

06 - A Gestão do set e a Decupagem

01- A dinâmica de produção. A velocidade de realização das cenas. 02- A amplitude do set e o recorte dos enquadramentos.

03- A abertura dos planos e a iluminação.

04- A adaptação as locações.

05- O desempenho dos atores e a abertura dos planos.

 

07 - Métodos de Decupagem

01- A Boca de cena.

02- O Plano Master e a produtividade no Set.

03- Cinema de Fluxo e as estéticas contemporâneas.

04- A visão do todo e a busca do sentido da cena na decupagem documental.

 

08 - Metodologias de Trabalho

01- Storyboard.

02- Shootingboard.

03- Animatic.

04- Mapas de câmera.

 

09 - A Função do Plano 

01- Plano de ambientação (establishing shot).

02- Plano de contextualização.

03- Plano descritivo.

04- Plano expositivo.

05- Plano de conexão.

06- Plano de transição.

07- Plano de respiro.

 

10 - Tipos de Planos

01- Plano Master (master shot).

02- Plano Sequência.

03- Inserção (inserte/insert).

04- Coberturas.

05- Stock Shot.

06- Packshot.

 

11 - A Amplitude dos Planos 

01- Plano super aberto (extreme wide shot).

02- Plano Geral (PG) -(very long shot).

03- Plano aberto (wide shot (wS) ou long shot).

04- Plano aberto personagem -Full shot (full body shot).

05 - Plano americano (mid shot, cowboy shot).

06 - Plano Médio (Pm) (medium shot- MS).

07- Plano Médio fechado (Pmf) (medium close up shot- Mcu).

08- Plano fechado- Primeiríssimo Plano PPP (close-up- CU ).

09- Plano super fechado-(Big close-up/Extreme Close up-ECU).

10 -Plano detalhe -PD (extra-big close-up).

11- Macro.

12- Micro.

 

12 - A Posição da Personagem no Quadro

01- Central (superior / inferior/ centro/ terços/ extremos).

02- Horizontal (esquerda / direita/ centro/ terços/ extremos).

03- Vertical (superior / inferior/ centro/ terços/ extremos).

 

13 - A Inclinação de Câmera 

01- Ângulo reto (Normal).

02- Picado/ plongê (Plongée - high Angle (HA).

03- Contra picado (Contraplongê) Low angle (LA).

04- Zenital - Overhead- God's Eye Shot.

05- Nadir- extreme Low angle.

06- Dutch- plano holandês (câmera inclinada) dutch angle.

 

14 - A Altura de Câmera

01- Nível dos olhos- eye level.

02- Nível dos ombros - Shoulder level.

03- Nível da cintura - Hip level.

04- Nível dos joelhos - knee level.

05- Nível do chão- Ground level.

06- Plano aéreo - Bird's Eye Shot.

 

15 - Relação Personagem / Câmera

01- Frontal.

02- Semi lateral frontal (Três quartos.)

03- Lateral (Perfil).

04- Dorsal (de costas).

05- Semi dorsal.

06- Plano subjetivo (PoV) Ponto de vista (PV.)

07- Semi subjetivo.

08- Falsa subjetiva.

09- Plano indireto.

10- Plano entre objetos ou texturas.

11- Ponto de vista de objeto (plano objeto).

12- Individual (single).

13- Duplo (Two-shot).

14- Plano e contra plano (Over-the-shoulder- ots).

15- Clear single.

16- Tight single.

17- Close Over-the-shoulder (Dirty single).

 

16 - Eixo de Câmera

01- A continuidade entre os planos (Espaço-Temporal).

02- Regra dos 30°.

03- A continuidade direcional.

04- O uso de várias câmeras.

05- O eixo em entrevistas.

06- A aproximação da câmera e os cortes.

07- Cortes do mesmo ângulo como efeito.

08- As lentes e os cortes.

 

Tema Extra

17 - Planos e Cortes

01- Cut in (corte interno).

02- Cut away (cutaway) (corte externo).

03- Corte na ação (cutting on action).

04- Cross cut (cortes de diferentes lugares).

05- Jump cut.

06- Match Cut.

07- Fade in/Fade out.

08- Fusões.

09- Smash cut. 

Próxima turma: 14 a 18 de Dezembro 

Online (Ao Vivo)

Aulas de segunda a sexta-feira.

Segunda a sexta: das 18h às 22h

Valor:

R$ 650,00 à vista ou 4 vezes de R$ 180,00

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Carga Horária: 20 horas

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas 

PROFESSOR 

Alziro Barbosa, ABC  — diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores, JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

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Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada