DIREÇÃO E LINGUAGEM

Sobre o curso

Em primeiro lugar, o curso tem como objetivo debruçar-se sobre os aspectos da criação da cena a partir da relação entre o diretor e o ator; depois, pretende também debruçar-se na relação entre a direção do ator e seu vínculo primordial com a decupagem / montagem do filme.

 

No curso, os alunos receberão uma cena na qual terão que dirigir os atores a partir de uma decupagem criteriosa elaborada por eles. Serão estimulados a pensar o porquê de suas escolhas de linguagem e de encenação para execução prática da cena proposta.

 

 

​Programa resumido

 

1 - O que vem a ser decupagem? Qual a sua relação com a montagem do filme?

 

2 - Os modos de aparecimento do ator no cinema, a cena naturalista e a fuga do naturalismo. A importação dos conceitos teatrais. As especificidades da atuação no cinema.

 

3 - Qual o vínculo que se pode estabelecer entre a decupagem e a direção dos atores? 

 

4 - Apresentação da cena proposta. Leitura e análise. Divisão da turma em grupos para realização do exercício de filmagem. Como funciona o set de filmagem. De que modo o diretor deve comportar-se? O que se espera dele. 

 

5 - O modelo americano clássico, o star system e o naturalismo. Atuação calcada em uma justificativa psicológica do personagem. 

 

6 - Aula prática. Filmagem da cena proposta. Grupos 1 e 2.

 

7 - Aula prática. Filmagem da cena proposta. Grupos 3 e 4.

 

8 - Análise do material bruto e das cenas editadas. 

Próxima turma: de 25 de setembro a 7 de outubro. As aulas serão às segundas, terças, quartas e também aos sábados.

Horário: das 19h30 às 22h30 durante a semana. Aos sábados, as aulas serão das 10h até 13h.

Valor: R$ 950,00 (à vista)

           R$ 1.100,00 (até 3x)

Carga Horária: 24 horas

Local: Rua Belmiro Braga, 119,

Vila Madalena - SP (Centro Cultural Rio Verde) 

PROFESSORES

Estudou Ciências Sociais na USP e Direção Cinematográfica na Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba. Escreveu, dirigiu e editou os longas-metragens independentes “Loveless” , menção honrosa no CineEsquemaNovo de 2009, e “Foda-se, Meu Amor!”. Produziu, dirigiu e editou diversos videoclipes de bandas independentes veiculados na MTV e na TV Cultura. Dirigiu os curtas-metragens “La Calle”, “Entre Cuatro Paredes”, “Um Sequestro”, “Campanha” e  “Hotel Improvável”. Também dirigiu o documentário “El Estado de La Fabrica”, vencedor de vários prêmios em Cuba.

 

Fez parte do júri da 16ª e da 17ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Ministrou oficinas de cinema em diversos estados brasileiros: Piauí, Brasília, Pará, Espírito Santo e interior de São Paulo. 

Eduardo Bordinhon é ator, professor e mestre em Artes da Cena pela Unicamp (2015). Em sua trajetória, teve aulas com artistas como Fernando Leal, Beto Brant, Pedro Maciel Guimarães e Luiz Mário Vicente. Seus trabalhos mais recentes são os longas “Amador” (Cristiano Burlan -2014), “Corte Seco” (Renato Tapajós – 2014), “Hamlet” (Cristiano Burlan – 2015) e "Na Selva das Cidades" (André Sousa e João Sousa Cardoso - 2016), além de diversos curtas, onde trabalhou como ator ou assistente na direção dos atores.

 

No teatro é membro da Cia de Teatro Acidental, com ela realizando trabalhos com Rubens Brito (Sacra-Folia, 2006) Marcelo Lazzaratto (Mahagonny, 2008) e Carlos Canhameiro (O Rinoceronte, 2011 e O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer, 2014) e Clayton Mariano (Peça Esporte, 2015).

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada