EDIÇÃO E LINGUAGEM

Sobre o curso

 É um curso de Premiere e de linguagem cinematográfica. A ideia é que o aluno saia dele não só como operador de software, mas como alguém que tenha algum domínio sobre a linguagem, que entenda de montagem e que possa construir narrativas mais elaboradas na ilha de edição. 

Os alunos utilizarão materiais brutos fornecidos pelo Ateliê e também produzirão seus próprios materiais dentro do curso. 

Pré-requisito: o aluno deve trazer seu próprio notebook com Premiere instalado. Trazer o próprio computador é importante porque ele é a ferramenta de trabalho do aluno. E fará parte do curso explorar as potencialidades de sua própria ferramenta. 

Programa Resumido - Premiere

— Mídias e formas de armazenamento e acesso.

 

— Compreender o conceito de organização de projetos e suas diferenças. 

— Criação da sequência inicial do processo de edição.

 

— Recorte de vídeo – Croma Key. 

— Fundamentos da criação de caracteres.

— Criando e entendendo a função dos créditos.

— Ferramentas de GC 2D.

— Animações de Texto 2D.

— A sonorização de cinema e vídeo. 

— Render – aspectos técnicos.

— Evolução para o formato SD, HD, FULL HD e 4k. 

— Formas de decupagem do material bruto filmado.

Programa Resumido de Linguagem/Montagem

A montagem constitui o mais específico da linguagem fílmica. Uma definição de cinema não poderia passar sem a palavra "montagem". Daí a ênfase que o curso dará ao assunto, que estará dividido nos seguintes tópicos:

— O que é plano, cena e sequência de um filme.

— O princípio da continuidade de movimento.

— Duração do plano e ritmo de montagem.

— Ligações, transições e elipses.

— Montagem narrativa e montagem ideológica.

— Montagem sonora.

 

Próxima turma: maio de 2017

Valor: R$ 990,00 (até 3x)

Carga Horária: 36 horas

Local: Rua Belmiro Braga, 119,

Vila Madalena - SP (Centro Cultural Rio Verde) 

PROFESSORES

Cláudio Gonçalves estudou Ciências Sociais na USP e Direção Cinematográfica na Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba. Escreveu, dirigiu e editou os longas-metragens independentes “Loveless” , menção honrosa no CineEsquemaNovo de 2009, e “Foda-se, Meu Amor!”. Produziu, dirigiu e editou diversos videoclipes de bandas independentes veiculados na MTV e na TV Cultura. Dirigiu os curtas-metragens “La Calle”, “Entre Cuatro Paredes”, “Um Sequestro”, “Campanha” e  “Hotel Improvável”. Também dirigiu o documentário “El Estado de La Fabrica”, vencedor de vários prêmios em Cuba.

Fez parte do júri da 16ª e da 17ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Ministrou oficinas de cinema em diversos estados brasileiros: Piauí, Brasília, Pará, Espírito Santo e interior de São Paulo. 

Douglas Barros é formado em edição pelo INSTITUTO CRIAR DE TV, CINEMA E NOVAS MÍDIAS. Fez parte da equipe de edição de diversos curtas-metragens independentes voltados principalmente para questões de incentivo e aprendizado de conteúdo audiovisual  para  jovens e adolescentes. Desenvolveu oficinas e  projetos dentro de instituições como a Fundação Gol de Letra e Mundo Em Foco. Realizou trabalhos de publicidade junto às grandes produtoras do mercado audiovisual como Mixer e a Medialand e atuou também como editor em trabalhos junto ao SESC.

Rafael Nobre é Diretor de Fotografia e Professor. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, com ênfase em Antropologia Visual e da Performance, e Sócio Ativo da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

 

Fotografou diversos longas, curtas e documentários. Fotografou o documentário Mataram Meu Irmão, dirigido por Cristiano Burlan e vencedor do festival é Tudo Verdade 2013, prêmios da crítica e do júri, além dos longas Amador (2014), selecionado para a 17º Mostra de Tiradentes e Hamlet (2014), selecionado para o Festival do Rio de 2014. Foi colorista do longa-metragem Sinfonia para um Homem Só, finalista da Mostra São Paulo de Cinema de 2013.

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada