top of page
Captura de Tela 2020-06-09 às 10.28.34.png

A Estratégia DA Imagem do Filme 

Sobre o Curso

Descubra o caminho para imagens inteligentes!

 

Na direção de fotografia, a segurança é de extrema importância para a realização de um projeto. É nesse contexto que surge o curso "A Estratégia da Imagem do Filme”, uma oportunidade de adquirir ferramentas estruturais que vão aprimorar sua atuação e impulsionar seu sucesso profissional na construção da imagem cinematográfica.

 

Esse curso foi cuidadosamente elaborado com base em experiências de projetos bem-sucedidos, onde ficou claro que o êxito não depende apenas de esforço extremo, mas sim de uma abordagem estratégica inteligente. Surpreendentemente, filmes com orçamentos mais modestos tornaram-se potentes, quando houve uma organização e um planejamento eficiente.

 

Durante sua trajetória, Alziro descobriu que quanto mais nos conectamos com a ideia e a proposta do filme, com a direção e a produção, mais inteligente se torna todo o processo. Isso resulta em melhores resultados finais, exigindo menos desgaste e gastos desnecessários.

 

No curso, você terá a oportunidade de mergulhar profundamente no universo do filme, compreendendo-o de forma abrangente. Exploraremos a proposta de direção, a estrutura de produção e como seu trabalho se encaixa de maneira inteligente para alcançar o sucesso na execução e atingir o resultado final desejado. Compartilharei os melhores exemplos de sets de filmagem, mostrando como projetos bem planejados, mesmo com recursos financeiros limitados, superam em eficiência trabalhos de grandes orçamentos que carecem de um pensamento estratégico.

 

Permita-se trilhar um caminho seguro e enriquecedor na execução dos seus projetos cinematográficos. Matricule-se no curso "A Estratégia da Imagem do Filme" e desperte todo o potencial da sua criatividade e habilidades. Afinal, quando unimos inteligência estratégica e paixão cinematográfica, os resultados são verdadeiramente extraordinários. Junte-se a nós nessa jornada e descubra o poder da estratégia para impulsionar sua carreira na direção de fotografia.

Conteúdo Programático

1.

O Tamanho do Filme

O desenho de produção.

 

A ideia da direção e a realidade de produção.

 

Tipo de projeto.

 

Destino do produto.

 

Tipo de financiamento.

 

A infraestrutura.

 

O valor do produto.

 

O valor do trabalho.

 

Condições de trabalho.

 

Valor do equipamento versus valor da equipe.

 

Tempo de captação versus acabamento.

2.

Conceitos Estruturais

O workflow de produção (fluxo de trabalho)

 

Apresentação do projeto.

 

Conceitos de produção.

 

Estratégias de trabalho.

 

Formas de execução.

 

Finalização e acabamento.

 

Mecanismos de distribuição.

3.

O Projeto

Contato com a direção ou produção.

 

O roteiro: Primeiros conceitos.

 

A proposta narrativa de direção.

 

Análise estrutural do roteiro.

 

Alinhamento com a produção.

 

Velocidade de produção (média de material finalizado por dia).

 

Proposta técnica inicial.

 

Referências fotográficas iniciais.

4.

Os Objetos (A Pré-Produção)

Análise técnica do roteiro e o briefing de direção.

 

Diretrizes para caminhos mais elaborados da imagem do filme.

 

Proposta estrutural por sequencia/cena do filme.

 

Estrutura técnica fotográfica para o filme.

 

Análise do perfil das personagens.

 

Características das locações.

 

Configuração do tamanho da equipe de fotografia.

 

Propostas da imagem do filme ( Dir. Fotografia/ Dir. Arte)

 

Tamanho e custos estimados do filme.

5.

A Estratégia (Pré-Produção)

 

Decupagem.

 

Visitas às locações (aprovações).

 

Referências fotográficas mais elaboradas.

 

Reunião com os chefes dos departamentos de fotografia.

 

Reunião com o departamento de arte.

 

Definição e fechar assistentes de fotografia.

 

Decupagem nas locações.

 

Mapas de câmera.

 

Visita técnica (Scout técnico) com chefes dos departamentos.

 

Listas de equipamentos.

 

Reunião com diretor de produção e platô.

 

Definição do plano de filmagem.

Testes técnicos.

 

Testes artísticos

 

Apresentação do projeto fotográfico.

6.

A construção da imagem e os componentes visuais 

01 - Narrativas cinematográficas.

02 - A personalidade da obra, gêneros e estilos.

03 - A construção da imagem para o público: espectador ativo e espectador passivo 

7.

Estratégias de Criação da Imagem

01 - Aspectos narrativos e dramáticos: 

    O roteiro e a estrutura visual 

    A proposta conceitual de direção 

02 - A imagem: Direção de fotografia e direção de arte. 

8.

Ritmo e Dinâmica Cinematográfica​

01 - O ritmo (gráfico de ritmo do projeto) : Direção e direção de fotografia e montagem (edição) 

02 - Movimento e ritmo. Direção de fotografia, câmeras, direção e montagem (edição) 

03 - A linguagem  

9.

A Imagem Narrativa

01 - Elementos da imagem na narrativa. 

02 - Composição, cor, contraste, tonalidades. Exemplos de filmes. 

03 - A construção das paletas cromáticas e tonais. 

10.

05 - A Construção da Identidade Visual das Personagens

 

01 - A evolução do personagem ao decorrer da história e a condução fotográfica

02 - Análise do perfil psicológico: Relação de contraste, característica de luz, variação tonal e cor.

03 - O ponto de vista com relação ao personagem: Variações de lentes e ângulos

Carga Horária: 20 Horas

PróximaS tURMAS

7 a 11 de Agosto de 2023

Aulas de Segunda a Sexta-feira.

 das 19h00 às 23h

 

Local: Rua Padre Justino, 593

Butantã - SP 

Investimento

R$ 1.350,00 à vista ou

4X de 375,00

Confira os descontos progressivos para a inscrição em mais de um curso!

*Associades da ABC, SINDCINE, ACASP, ASTIM, DAFB, Movielas, Apan e ex-alunes Bucareste possuem 10% de desconto.

Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos. 

 

Inscriçã0

Em quais cursos você tem interesse?

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

DSC01233.jpg

Alziro Barbosa, ABC

Diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores", "JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

bottom of page