
HDR: do Set à Pós-Produção
Sobre o Curso
Os fluxos em HDR (high dynamic range) articulam diferentes funções e etapas da produção cinematográfica; desde a equipe de fotografia na filmagem, até os departamentos vinculados à imagem na pós-produção. Cada vez mais solicitados por conta das vantagens que trazem, é necessário entender de forma integral as particularidades dos diferentes padrões utilizados nos âmbitos de exibição. Este conhecimento vinculará critérios estéticos, técnicos e tecnológicos com as condições de visualização que o HDR amplia.
O curso propõe mergulhar nos aspetos técnicos e procedimentais para garantir uma compreensão aprofundada dos diferentes padrões HDR, as características de monitorização e os critérios e configurações que implementação exige desde o set até a pós-produção.
Este curso é orientado para profissionais do departamento de câmera, diretoras e diretores de fotografia, DITs, coloristas, supervisores de pós-produção, coordenadores de pós-produção, técnicos de produção virtual e para as pessoas que procuram ampliar a sua formação nessas áreas audiovisuais.
Conteúdo Programático
01
As características do high dynamic range (HDR)
O range dinâmico
As relações de contraste
Os parâmetros técnicos dos monitores
A Rec. 2100
A codificação ST. 2084
A codificação HLG
Os diferentes padrões HDR
HDR 10
HDR 10+
HDR Dolby Vision
02
Critérios para monitorizar em HDR ao vivo
A dupla monitorização no set
Requerimentos técnicos para monitorizar
As configurações de câmera.
As configurações dos monitores
As ferramentas de avaliação do sinal no set
Critérios da fotometria vinculados à pós-produção em HDR
03
As características do HDR na pós-produção
As configurações do projeto para colorizar em HDR
O revelado do material
As ferramentas de avaliação do sinal na pós-produção
O trim pass
O master em HDR
Os fluxos de trabalho em HDR
Coordenação

Martín Alatrista
Especializado em cinematografia digital, supervisão de pós-produção e gerenciamento de cor em HDR e SDR, trabalhou em diversas áreas da imagem audiovisual, embora nos últimos anos atua principalmente como técnico de imagem digital e supervisor de pós-produção. Capacitou estúdios do Peru, do Equador e do Brasil em colorização, fluxos de produção e gerenciamento de cor. Também é professor certificado pela ARRI em sistemas de câmera.
Foi docente de Semiótica Audiovisual e Sociologia da Comunicação na universidade UNSAAC de Cusco (Peru). Suas áreas de pesquisa são a filosofia da imagem, a teoria da cor e a iluminação desde uma abordagem estética. Junto ao cinema, outra grande paixão são as artes cênicas onde é desenhador de iluminação.
PróximaS tURMAS
12 a 13 de Abril de 2025
Aulas de Sábado e Domingo
das 10h00 às 18h00
Investimento
R$ 850,00 à vista ou
R$ 935,00 em 10 vezes
*Associades da ABC, SINDCINE, DAFB, Movielas, Apan, APTA e ex-alunes Bucareste possuem 10% de desconto.
Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos.