top of page

Direção de Fotografia:

Nos encontros entre a memória e A imaginação

Helo Passos, ABC, DAFB

Tecendo uma reflexão que conecta temas como a memória, o lugar, a relação com o aparato fotográfico e a realidade própria da narrativa, a fotógrafa, cineasta e documentarista brasileira Heloisa Passos, abc, dafb, compartilha vislumbres luminosos de seu processo criativo nesta oficina que fala de técnica, postura, criatividade e inspiração na Direção de Fotografia, tanto em ficção quanto em não ficção.

Essa oficina é voltada para pessoas oriundas da fotografia, direção e todas que gostariam de se aprofundar no processo criativo na construção da imagem de um filme. A partir de sua trajetória, vivências e referências, Helo Passos trará uma rica reflexão sobre o processo de realização fílmico.

Temas

A Origem da Fotografia

Escrever com a Luz / Gravar com a Luz / Desenhar com  Luz.

A Memória

​​Pode-se comparar a memória a uma máquina fotográfica: os olhos são as lentes através dos quais se obtém a imagem. O cérebro é o filme que, sensibilizado, fixa e retém a imagem. A memória propriamente dita é o papel fotográfico sensibilizado, no qual se imprime a imagem, de modo que a possamos ter na

ocasião em que a desejarmos.

O Nascimento da Fotografia para Helo Passos

“A fotografia entrou em mim através dos álbuns de fotografias que o meu avô fazia para a família. Em 2011, com o último álbum que ele fez em mãos, minha mãe e eu seguimos para Portugal atrás de nossas origens. Eu fiz um álbum com as minhas fotos e as fotos do meu avô. Nessa viagem minha mãe pede para ser filmada. Então, além de fotografar minha mãe, eu a filmei.” (H.P.)


Exercícios: 1. Criação de artifícios para marcar passagem de tempo; 2. sugerir situações pelas quais o personagem deve passar, com diferentes intervalos de tempo, uma curta, uma média e uma longa. Variações: a. descrever de forma grandiloquente uma ação muito curta (tipo acender um fósforo); b. ser bastante econômico para descrever gerações e mais gerações de uma família. 
Finalizar com ideias visuais dos espaços e do tempo em que essa história vai ser contada bem definidos.

A fotografia na Ficção e não ficção nos Encontros entre Memória e Imaginação

Como fotografar a intimidade em um documentário? 

Dirigir e fotografar um documentário: quando a/o diretora/or de fotografia deixa a

câmera para somente dirigir?

Fazer imagem é acima de tudo Olhar para si

Decupagem: processo de dividir as cenas de um roteiro em planos, como parte do planejamento da filmagem.

Qual a diferença quando você pensa na decupagem de uma sequencia num filme de ficção e não ficção?

Os filmes que escolhemos fazer e o os filmes que nos escolhem

A câmera como extensão do corpo. Reflexões sobre o filme "Viajo porque preciso , Volto porque te amo"(2009).

Composição - A busca do quadro perfeito

Por trás ou na frente das imagens técnicas há e haverá sempre o olho humano. O que difere um diretor ou uma diretora de fotografia de outra ou de outro é o seu modo de ver o mundo e por sua vez o modo de interpretar um roteiro. Quando os termos pintura ou enquadramento são mencionados, eles são

imediatamente associados a outro: composição.

A Luz Solar e a Pintura

A utilização e a emulação da luz natural nas filmagens. 

 

compreensão das texturas próprias de cada horário, dia e estações do ano.

Como tramar fotograficamente a invenção do lugar com a realidade do lugar

Entendimentos sobre a realidade própria da narrativa na ficção e não-ficção.

A Câmera e o Improviso

No documentário, não ensaiamos as cenas, os planos são únicos, o improviso e

a intuição regem muitas vezes a forma que operamos a câmera.

Reflexões sobre o filme "Eneida" (2022).

Exercício Final: Lendo uma Sequência

A partir da leitura do roteiro, esmiuçaremos 6 sequências do filme "Deslembro", se aprofundando nos detalhes de cada tomada de decisão, relacionando-as ao roteiro e as necessidades oriundas da produção.

Conheça um pouco do Trabalho de Helo Passos

BIO

deslembro001_edited.jpg

hELOISA pASSOS, abc, dafb

Heloisa Passos é realizadora de filmes e uma premiada diretora de fotografia. 

 

É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, da Associação Brasileira de Cinematografia e do DAFB.

 

Dirigiu vários curtas-metragens, entre eles o premiado “Viva Volta” com Raul de Souza e Maria Bethânia. “Construindo Pontes”, seu primeiro longa metragemcomo diretora estreou no IDFA e recebeu diversos prêmios, entre eles: Prêmio Marco Antônio Guimarães no 50 ̊ Festival de Cinema Brasileiro de Brasília, e Premio de la crítica CAMIRA no VIII Festival Márgenes (Espanha). “Eneida” estreou no É Tudo Verdade em 2022 e entrou nas salas de cinema em 2023 no Brasil e Portugal.

Entre os mais de 40 filmes que fotografou, estão longas-metragens premiadosinternacionalmente, como "Nothing Lasts Forever" (Berlinale, 2022, MelhorFotografia Cinema Eye Honor, 2024), “Mulher do Pai” (Berlinale, 2017, melhorFotografia Festival do Rio), "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo" (Veneza, 2009, melhor fotografia Festival do Rio) e "Manda Bala" (excelênciaem Cinematografia Sundance, 2007).

Realizou também Fotografia adicional nos documentários "Democracia em Vertigem" (indicado ao Oscar em 2020) e "Citizenfour" (vencedor do Oscar em 2015). No cinema de ficção, fotografou longas como “Bocaina”(2022), “Fortaleza Hotel” (2021), “Deslembro” (2018), “O Que se Move” (2012) e “Rânia”(2011). Na TV, fez a direção de fotografia de séries como "Me Chama de Bruna" (Fox).

  • IMDb
  • Instagram

Próxima tURMA

25 e 26 de Maio  de 2024

Aulas de Sábado e Domingo

das 10h00 às 18h00

Carga Horária: 16 horas

Local: Rua Padre Justino, 593

Butantã - SP 

Investimento

R$ 800,00 à vista ou

10x de R$ 88,00

Inscrições feitas até 10 de Maio, 15% de desconto no pagamento à vista

* Ex-alunes Bucareste, estudantes de universidades públicas e associades APAN possuem 10% de desconto.

** Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos. 

*** O descontos não são cumulativos.

Inscriçã0

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

bottom of page