top of page
_DSC8627.jpg

Texturas Óticas, Lentes Especiais e Filtros

Sobre o Curso

Descubra as sutilezas das texturas óticas!

 

A textura da imagem é como a assinatura de um filme, e compreender sua importância é fundamental. Apresentamos um curso que se destaca nos dias de hoje: " Texturas Óticas". Nele, exploraremos as diversas possibilidades de criação de imagens cinematográficas, abrindo novos horizontes.

 

Nossa jornada começa com a luz que você utiliza em sua cena, atravessando delicadamente as lentes até alcançar o sensor, e se concretizando na pós-produção . Em nosso curso , dar emos especial atenção à questão ótica, pois compreendemos sua centralidade em todo o processo de captura das imagens.

 

Aprender emos a contar histórias com estilo e personalidade, fazendo uso de conjuntos óticos variados, filtros e características dos sensores e câmeras. Reconheceremos a importância desses

elementos na busca por imagens esteticamente belas e de alta qualidade em nossos filmes.

 

Surpreender o público é essencial, e é exatamente isso que faremos ao explorar as diferentes texturas que conferem um valor único a nossos trabalhos. Abriremos inúmeras possibilidades que as texturas óticas podem oferecer, tornando cada cena uma experiência visual verdadeiramente singular. 

 

Esta é a oportunidade perfeita para se destacar e aprimorar suas habilidades na criação de imagens cinematográficas. Matricule-se no curso de " Texturas Óticas" e mergulhe no fascinante mundo das texturas visuais. Construa uma direção de fotografia que encante e inspire, proporcionando imagens poderosas e relevantes.

Conteúdo Programático

1.

A Imagem Digital e a Percepção Visual

A estrutura da imagem digital.

 

A percepção visual e a construção da imagem.

 

A busca da organicidade na captação da imagem digital.

 

Profundidade de campo visual e relações óticas das lentes. 

2.

Suavização na Imagem Digital

 

A suavidade e dureza do traço fotográfico.

 

O contraste da iluminação.

 

As características das fontes de luz. (Dura versus suave).

 

O tipo de arquivo digital.

 

Característica da exposição e contraste. 

3.

Características Óticas

Definição / nitidez.

 

Distribuição da definição versus diafragma.

 

Definição da lente versus 2k/4k/8k (definição do sensor).

 

Área de projeção da lente.

 

Luminosidade.

 

Contraste.

 

Diferentes tipos de coatings.

 

Estrutura das lentes: Esférica/ Asférica.

 

Características cromáticas. 

4.

O Controle do Conjunto Ótico

Abertura da lente e exposição. (Escala do diafragma)

 

Controle de definição. Geral e de bordas.

 

Escala de distância e colimação.

 

Aberrações cromáticas.

 

Distorções óticas.

 

Luminosidade/ Distribuição da luz.

 

A abertura e a incidência de flare (glare) interno a lente. 

5.

A Construção das Texturas Óticas

Imagem Clean versus imagem texturizada.

 

A característica estrutural da lente.

 

Profundidade de campo.

 

Abertura do diafragma.

 

Tamanho do sensor.

 

A definição do sensor.

 

Elementos em quadro.

 

Filtros de suavização.

 

Flare e Glare como elemento de suavização. 

6.

Comparativo entre diferentes tipos de Ótica

Lentes fotográficas antigas e novas.

 

Lentes cinematográficas antigas.

 

Lentes cinematográfica de baixo custo.

 

Lentes cinematográfica "prime".

 

Lentes high speed. 

7.

Lentes e Sensor. LF versus S35mm

A diferença da textura da imagem.

 

Diferentes amplitudes de lentes versus sensor.

 

Distribuição e distância dos elementos no quadro.

 

 Profundidade de campo e amplitude. LF versus S35mm.

 

Distorções óticas LF versus S35mm

 

Diferentes sistemas óticos e bocal para as lentes em LF.

 

Diafragma versus profundidade de campo em LF e S35mm 

8.

Uso do Matte Box (Para-sol)

Tipos de matte box e acessórios.

 

A imagem "clean".

 

Profundidade tonal nas zonas escura da imagem.

 

A importância do matte box em noturna e HDR

 

Controle da variação do contraste na cena. 

9.

Suavização e Texturização com Flare / Glare

 

Diferença entre flare e glare.

 

O Flare como textura.

 

Flare/glare na suavização da imagem.

 

Flare narrativo e controle de continuidade da imagem.

 

Flare/glare com luz natural/artificial.

 

Flare estético.

 

Flare atmosférico.

 

Flare/glare digitais. 

10.

Filtros NDs, IRNDs e NDs Graduais, Clear e UV (Haze)

O uso dos filtros NDS.

 

NDs convencionais/ FS NDs/ NDs internos.

 

IRNDs uso e aplicações.

 

Controle de distorção cromática dos NDs.

 

NDs graduais no controle da latitude em externa.

 

NDs graduais no controle do contraste em externa/interna. 0

 

Uso de filtros UV/ Haze no controle dos raios parasitas. 

11.

Filtros Polarizador

Característica e tipos de polarizadores.

 

Polarizador no controle dos brilhos e contrastes da cena.

 

Polarizador no aumento da saturação das cores.

 

Controle de distorção cromática dos polarizadores.

 

Os problemas causados por polarizadores na pele e nos objetos.

 

Polarizador como uso narrativo e estético. 

12.

Filtros de Difusão

Black Diffusion FX.

 

Glimmer Glass.

 

Black Promist.

 

Pearlenscent.

 

Low Contrast.

 

Filtros criados artesanalmente. 

13.

Lentes de Efeito

Lentes macro.

 

Split Field 

14.

Lentes Especiais

Lentes Anamórficas

 

Lentes Macro.

 

Lentes Macro Probe.

 

Lentes Tilt shift

 

Sistema Pinhole e Pinhole Pro X.

 

Lens Baby

 

Grandes angulares sem distorção. 

Carga Horária: 20 Horas

PróximaS tURMAS

10 a 14 de Julho de 2023

Aulas de Segunda a Sexta-feira:

das 19h00 às 23h00

Local: Rua Padre Justino, 593

Butantã - SP 

Investimento

R$ 1.350,00 à vista ou

4X de 375,00

Confira os descontos progressivos para a inscrição em mais de um curso!

*Associades do Sindcine, das Associações Profissionais Técnicas (ACAASP, APACERJ,ASTIM,

APAASP,APSA,APODEC,AASET,AADA,ATCR,PROCINE, FIGA), da ABC, DAFB, APAN e Movielas, possuem 10% de desconto. 

**Ex-alunes de outros cursos da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso ex-alune faça parte das associações citadas, o desconto é de 13%. 

Inscriçã0

Em quais cursos você tem interesse?

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

DSC01233.jpg

Alziro Barbosa, ABC

Diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores", "JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

bottom of page