
Sobre o curso
O curso de iluminação para cinema é predominante prático. Os conceitos e
informações sobre luz e exposição serão transmitidos no decorrer dos exercícios de iluminação de diversas situações ao longo da semana.
São situações com condições físicas e demandas dramáticas variadas, que permitirão a discussão sobre as diversas questões que permeiam a iluminação de uma cena: atmosfera, intenção, realismo,
condições de produção, tempo, equipamentos de câmera e luz.
O curso acaba com a construção da iluminação e a filmagem de uma cena de ficção.
Programa Resumido
- Luz: características da luz: natureza, intensidade, direção e cor da luz. Luz principal, prenchimento e contra-luz.
- Fontes de luz: os refletores.
- Controle da luz: bandeiras, difusão, gelatinas
- Exposição: medindo a luz, instrumentos, relação de contraste, latitude.
- Visita à locadora de equipamentos de luz e elétrica.
- Exercícios práticos de iluminação: externa, interna, dia, noite.
- Filmagem de cena curta de ficção, com rodízio de funções.
Avaliação: participação no curso e atuação no exercício final de rodízio.
APOIO:
Coordenadora

Taís Nardi — coordenadora do curso — é diretora de fotografia e produtora formada em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP). Dirige a Cigano Filmes desde sua fundação em 2011.Trabalha desde 2002 como diretora e assistente de fotografia em produções nacionais de curta e longa-metragem, tendo sido responsável pela direção de fotografia de mais de 15 curta-metragens e programas de TV, 3 longa-metragens documentário e participado de mais de 20 longa-metragens como assistente de câmera, entre eles "Serra Pelada", "Tropa de Elite 2", "Na estrada", "É Proibido Fumar" e "Hoje".
Em 2017, terminou seu mestrado na ECA-USP com a dissertação “Imagens do desvario: narrativa visual de estados alterados de percepção”. Atualmente trabalha em seu doutorado sobre a poética na direção de fotografia também no Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.