Electrica.jpg

apresenta:

Iluminação - Narrativa e Técnica 

Programa do Curso

01 - A Forma 

A importância da iluminação na estrutura da imagem.

A sensação de profundidade na imagem.

A luz e a sensação de volume.

A construção das diferentes formas na imagem.

Característica técnicas da luz com relação à dureza e suavidade.

02 - A Suavidade e a Dureza da Luz 

Tamanhos de fontes.

Tamanhos de objetos com relação as fontes.

Distâncias das fontes com relação aos objetos.

Distâncias e tamanhos das fontes com relação aos objetos.

A relação da luz entre fundos e objetos.

03 - Luz Dura 

Principais características de refletores com relação à dureza da luz.

Conceitos e aplicações.

A reflexão e os brilhos.

A maquiagem e o controle dos brilhos.

A estética e o uso.

A luz dura como luz principal em diferentes posições:

Luz fronta; Luz semi frontal; Luz dura lateral; Luz modeladora; Contra luz.

Travelling em 180° exemplificando a variação de luz com relação à câmera.

04 - O Fluxo da Luz e a Reflexão dos Materiais

Característica do fluxo de luz.

A difusão do fluxo por transmissão e reflexão.

Diferentes brilhos e opacidades dos materiais a serem iluminados.

Brilho e opacidade nos diferentes tons de pele.

A maquiagem, o fluxo de luz e a reflexão.

05 - Luz Difusa

Os difusores mais utilizados e suas características.

Painéis de led e a difusão.

A distância da fonte e a difusão.

Tamanhos de difusores e a distância da luz.

As principais características dos refletores com relação à difusão da luz.

Conceitos e aplicações.

A luz difusa como luz principal em diferentes posições:

Luz fronta; Luz semi frontal; Luz dura lateral; Luz modeladora; Contra luz.

Travelling em 180° exemplificando a variação de luz com relação à câmera.

06 - O Eixo de Câmera e o Eixo de Luz

Conceitos elementares sobre eixo de câmera.

O eixo de luz em função ao eixo de câmera.

A luz ilustrativa: Eixo da luz.

A luz narrativa e dramática: o eixo da sombra.

A luz publicitária e a luz cinematográfica.

07 - Luz Rebatida

Características da reflexão.

Os materiais e a reflexão.

Ângulo de incidência versus ângulo reflexão.

O fluxo da luz e a reflexão.

A área de reflexão.

Tamanhos de fontes com relação a suavidade da imagem.

A distância com relação a potência da luz.

Diferentes tipos de reflexão.

Conceitos e aplicações.

A luz rebatida como luz principal em diferentes posições:

Luz fronta; Luz semi frontal; Luz dura lateral; Luz modeladora; Contra luz.

Luz rebatida e difusa.

Travelling em 180° exemplificando a variação de luz com relação à câmera.

08 - Luz de Preenchimento (Fill Light)

As principais características.

Os erros mais comuns.

O posicionamento com relação a luz principal.

A potência com relação a luz principal.

Uso de painéis de led.

A altura e o ângulo de incidência.

09 - Luz de Fundo - "Luz do Espaço"

Conceitos relativos a contextualização do espaço e suas características.

As texturas e o posicionamento da luz.

Característica da luz com relação a suavidade e dureza.

A potência e a reflexão dos materiais nos fundos.

A silueta.

10 - Contra Luz (Back Light) 

Os conceitos narrativos e estéticos.

A suavidade e a dureza.

O contra luz como recorte.

O contra luz como volume.

Ângulos de incidência e a distância.

Contra luz como luz única.

Contra luz e silueta.

11 - Outras Formas de Iluminar

Luz aérea. Uso de balão chinês e luz superior rebatida ou difusa.

Luz de reflexão: Chão; Mesa; Piso

Luz zenital. Dura e suave

Luz móvel.

Luz teatral.

Luzes de efeito: TV; Fogo; Flash; Raio; Giroflex.

12 - Esquemas de Iluminação 

Sistematização do processo de trabalho.

Iluminação de 4 pontos em diferentes situações de potência e contraste.

A multiplicação das fontes de luz em situações de movimento de câmera.

13 - Mapa de Câmera e de Iluminação 

A visita de locação e o planejamento das posições de câmera.

O mapa de câmera com o posicionamento dos planos.

O cronograma de filmagem dos planos.

O mapa de luz.

O pré light .

14 - A Propagação da Luz 

A lei de propagação.

Diferentes fontes e a suas propagações.

O controle de propagação.

A iluminação de fundos com luzes cruzadas.

A iluminação cruzada nos fundos Chroma key.

O uso de telas e bandeiras no equilíbrio da propagação.

15 - Equipamentos e Acessórios de Iluminação. Visita à Locadora:

Acessórios de fixação e acessórios diverso.

Conexões Elétricas.

Diferentes tipos de tripés de luz.

Refletores Tungstênio: Linha Brute; Fresnéis; Abertos.

Refletores de Luz Fria: Kino Flo; HMIs; Leds

Tendência e novidades do mercado.

16 - Estudo de Locação e Métodos de Trabalho. Cena Noturna 

Conexões elétrica e procedimento.

Aula com eletricista:

Princípios da eletricidade.

Conexões elétricas.

Possibilidades elétricas e estruturais.

Estruturas de fixação. Grides, tubos, algemas.

Visita prática e estudos das possibilidades da locação.

Construção de iluminação em cena noturna. 

Próxima turma: de 6 a 11 de Janeiro de 2020

Aulas de segunda a sábado.

Segunda a sexta: das 19h às 23h

Sábado: 10h30 às 21h30

Valor: 

R$ 1.150,00 à vista ou R$ 1.300,00 (até 4x) 

Para a inscrição em mais de um curso, confira a tabela de valores com os descontos progressivos.

Carga Horária: 30 horas

Local: Rua Belmiro Braga, 119,

Vila Madalena - SP 

PROFESSOR 

Alziro Barbosa, ABC  — diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores", "JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada