DSC04073.jpg

Iluminação - Narrativa e Técnica-oNLINE

Sobre o Curso

A partir da luz a imagem se forma, ela é seu o principal elemento. Traz a intenção, o desenho e a dramaticidade. É o meio mais expressivo de comunicação com o público. Por onde a luz passa gera brilhos, contraste, formas e texturas. Os refletores são nossos pincéis, associados com difusores e rebatedores. Nossas ferramentas de trabalho. Sensações, beleza e profundidade.

 

Como tornar uma imagem mais atrativa e comunicativa? 

 

A proposta deste curso é a construção da sensação volumétrica para amplificar a profundidade nos espaços, nas personagens e em nós mesmos. A luz tem sempre um sentido, este sentido é o que importa e é o que será explicado. Iluminar exige métodos, princípios e técnica. Este curso existe na forma presencial há muitos anos, e agora segue para o espaço on-line - onde há muito para crescer. A luz se modernizou, a cada dia temos novas ferramentas e novos valores estéticos. É fundamental entender estes valores.

 

Ao longo da semana serão abordadas questões como a luz e a forma, o fluxo de luz, os tipos de iluminação, esquemas de iluminação, equipamentos, entre outras. Tão instigantes, quanto essenciais, para o desenvolvimento do olhar e da percepção do profissional. 

cONTeúDO pROGRAMático

A Forma

A importância da iluminação na estrutura da imagem.

A sensação de profundidade na imagem

 

A luz e a sensação de volume.

A construção das diferentes formas na imagem.

Característica técnicas da luz com relação à dureza e suavidade.

O Fluxo da Luz e a Reflexão dos Materiais

Característica do fluxo de luz.

A difusão do fluxo por transmissão e reflexão.

Diferentes brilhos e opacidades dos materiais a serem iluminados.

Brilho e opacidade nos diferentes tons de pele.

A maquiagem, o fluxo de luz e a reflexão.

Luz Rebatida

Características da reflexão.

Os materiais e a reflexão.

Ângulo de incidência versus ângulo reflexão.

O fluxo da luz e a reflexão.

Diferentes tipos de reflexão. 

A área de reflexão.

Tamanhos de fontes com relação a suavidade da imagem.

A luz rebatida como luz principal em diferentes posições. 

A distância com relação a potência da luz.

Conceitos e aplicações.

Luz rebatida e difusa.

Contra Luz (Back Light)

Os conceitos narrativos e estéticos.

A suavidade e a dureza.

O contraluz como recorte.

O contraluz como volume.

Ângulos de incidência e a distância.

Contraluz como luz única.

Contraluz e silueta.

Mapa de Câmera e de Iluminação

A visita de locação e o planejamento das posições de câmera.

O mapa de câmera com o posicionamento dos planos.

O cronograma de filmagem dos planos.

O mapa de luz.

O pré light

A Suavidade e Dureza da Luz

Tamanhos de fontes.

Tamanhos de objetos com relação as fontes.

Distâncias das fontes com relação aos objetos.

Distâncias e tamanhos das fontes com relação aos objetos.

A relação da luz entre fundos e objetos.

Luz Difusa

Os difusores mais utilizados e suas características.

Painéis de led e a difusão.

A distância da fonte e a difusão.

Tamanhos de difusores e a distância da luz

.

As principais características dos refletores com relação à difusão da luz.

Conceitos e aplicações.

A luz difusa como luz principal em diferentes posições:

Luz fronta; Luz semi frontal; Luz dura lateral; Luz modeladora; Contra luz.

Luz de Preenchimento (Fill Light)

A percepção da luz e contrastes na natureza e sua reprodução.

A luz de preenchimento no esquema de iluminação.

As principais características narrativas. O posicionamento com relação à luz principal.

Os erros mais comuns.

A potência da luz de preenchimento com relação à luz principal.

Uso de painéis de led e soft box.

A altura e o ângulo de incidência.

A luz de preenchimento móvel. 

Outras formas de Iluminar

Luz aérea. Uso de balão chinês e luz superior rebatida ou difusa.

Luz de reflexão: Chão; Mesa; Piso

Luz zenital. Dura e suave

Luz móvel.

Luz teatral.

Luzes de efeito: TV; Fogo; Flash; Raio; Giroflex.

A Propagação da Luz

A lei de propagação.

Diferentes fontes e a suas propagações.

O controle de propagação.

A iluminação de fundos com luzes cruzadas.

A iluminação cruzada nos fundos Chroma key.

O uso de telas e bandeiras no equilíbrio da propagação.

Luz Dura

Principais características de refletores com relação à dureza da luz.

 

Conceitos e aplicações.

A reflexão e os brilhos.

A maquiagem e o controle dos brilhos.

A estética e o uso.

A luz dura como luz principal em diferentes posições:

Luz fronta; Luz semi frontal; Luz dura lateral; Luz modeladora; Contra luz.

O Eixo de Câmera e O Eixo de Luz

Conceitos elementares sobre eixo de câmera.

O eixo de luz em função ao eixo de câmera.

A luz ilustrativa: Eixo da luz.

A luz narrativa e dramática: o eixo da sombra.

A luz publicitária e a luz cinematográfica.

Luz Principal em 90 graus: conflito e dualidade

Luz de Fundo - "Luz do Espaço"

Conceitos relativos a contextualização do espaço e suas características.

As texturas e o posicionamento da luz.

A suavidade e dureza.

A potência e a reflexão dos materiais nos fundos.

A silhueta.

Esquemas de Iluminação

Sistematização do processo de trabalho.

Iluminação de 4 pontos em diferentes situações de potência e contraste.

A multiplicação das fontes de luz em situações de movimento de câmera.

PróximaS tURMAS

Iluminação: Narrativa e Técnica

26 A 30 de Setembro de 2022

Aulas de Segunda a Sexta-feira.

das 18h00 às 22h00

Iluminação LED: Cor e Colorimetria

3 a 7 de Outubro de 2022

Aulas de Segunda a Sexta-feira:

das 18h00 às 22h00

Iluminação com Luz Natural

10 a 14 de Outubro de 2022

Quarta, quinta e sexta-feira:

18h às 22h00

Sábado: 14h às 18h

Domingo: 9h às 13h

O curso será transmitido pela plataforma Zoom.

As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 1 mês após o término de cada curso. 

Investimento

V

Valor para 1 curso:

R$ 650,00 à vista

6 vezes de R$ 120,00

Valor para 2 cursos:

R$ 1.235,00 à vista

10 vezes de R$ 136,80

Valor para 3 cursos:

R$ 1.823,25 à vista

10 vezes de R$ 202,00

*Associades do Sindcine, das Associações Profissionais Técnicas (ACAASP, APACERJ,ASTIM,

APAASP,APSA,APODEC,AASET,AADA,ATCR,PROCINE, FIGA), da ABC, DAFB, APAN, APTA, Movielas e ex-alunes Bucareste possuem 15% de desconto. 

** A/O/E participante doS cursos online terá 30% do valor pago no curso convertido em desconto na inscrição de um curso presencial de Direção de Fotografia e Cinematografia com Alziro Barbosa, ABC

 

Inscriçã0

arrow&v
Em quais cursos você tem interesse?

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

DSC01233.jpg

Alziro Barbosa, ABC

Diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores", "JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".