apresenta:

Movimento e Misancene - "A Intenção do Plano

Programa do curso

01 -  O Sentido do Movimento 

As linhas de atenção e seus significados.

As diagonais do quadro e a força narrativa.

O sentido e a intenção do movimento.

Movimentos: (Direita e Esquerda) forças e contradições.

A métrica musical, as texturas e os tempos do movimento.

02 - Misancene e Linguagem 

Evolução e histórico.

A quebra das barreiras clássicas.

Diferentes narrativas.

Estéticas.

Rupturas.

O cinema de fluxo e a ruptura de parâmetros estabelecidos.

Tendências.

03 - Misancene e Narrativa

Misancene plana.

O Plano master e a padronização do processo de filmagem.

Forma expositiva e direta.

Forma reflexiva e indireta

Gêneros e misancene.

04 - A Imagem e a Personagem 

Elementos da imagem na construção da personagem.

Análise da imagem de diferentes personagens interpretadas pelos mesmos atores.

Diferentes lentes na composição da personagem.

A luz como caracterização e dramaticidade.

As cores e as personagens.

A força do retrato.

A construção da intimidade com a personagem.

O retrato no documentário.

05 - Movimento do Ator e a Misancene 

Composição dinâmica.

Movimentação dos atores no quadro fixo.

Movimentação da câmera e das personagens.

O tempo do movimento.

O tempo da interpretação.

A amplitude das lentes e do quadro e a movimentação.

O movimento e o foco.

As marcas dos atores e o relacionamento com o diretor de fotografia.

06 - Intenção do Movimento 

Introdução conceitual: Descrição;

Tempo;

Emoção;

Tensão;

Ritmo;

Ação.

07 - Movimentos Descritivos 

A apresentação das personagens por movimentos descritivos.

A personagem apresentando o espaço por meio de sua movimentação.

A representação do todo pelos fragmentos revelados pelo movimento.

O movimento para trazer contexto à história.

A descrição como elemento de tensão.

A atmosfera da cena através de movimentos descritivos.

Movimentos descritivos harmônicos.

Movimentos descritivos contraditórios.

Movimentos descritos de exaltação.

Técnicas e equipamentos

Exemplos de filmes.

08 - O Tempo

A construção do tempo cinematográfico pelo movimento.

A sensação de dilatação do tempo.

A aceleração do tempo pelo movimento.

A construção abstrata do tempo.

A representação do tempo/espaço em situação documental e ficcional.

A quebra do tempo real (movimentos conjugados com variação de velocidade).

Técnicas e equipamentos

Exemplos de filmes.

09 - Emoção 

O impulso do movimento sensibilizando o espectador.

A sutileza dos movimentos próximos das personagens, em busca da emoção.

Subjetivas para demostrar o estado psicológico das personagens.

Movimentos “quebrados”, buscando a emoção.

A flutuação da câmera, buscando o imaginário.

Técnicas e equipamentos.

Exemplos de filmes.

10 - Tensão

O movimento provocando a expectativa de algo a acontecer.

O movimento da câmera subjetiva com a intensão de trazer tensão.

Subjetivas para demostrar o estado psicológico das personagens.

O "olhar voyer" e a movimentação com lentes teles em busca do suspense.

Movimentação com elementos em primeiro plano para aumentar a tensão.

Movimentos em queda.

Técnicas e equipamentos.

Exemplos de filmes.

11 - O Ritmo

A dinâmica acelerada ou lenta, com o objetivo de gerar envolvimento na história.

O movimento para preencher planos com grandes textos.

A câmera em movimento, revelando novas situação, para gerar expectativa.

O som ritmado com a dinâmica da cena.

Métricas repetitivas com sentido narrativo.

Técnicas e equipamentos

Exemplos de filmes.

12 - A  Dinâmica da Ação 

Movimentos rápidos e ritmados para exaltar a ação.

Câmera com movimentos velozes e constantes.

Movimentos desconexos e rápidos em cenas de violência e ação.

Movimentos de chicote para exaltar a velocidade.

Acompanhamento da personagem e objetos em alta velocidade.

Técnicas e equipamentos.

Exemplos de filmes.

13 - Câmera na Mão e Misancene (teoria e prática)

Os conceitos, aplicações e significados.

Diferentes texturas de movimentação.

Técnicas e preparo.

Ritmo.

Acessórios.

14 - Panorâmica e Misancene (teórica e prática)

Os conceitos, aplicações e significados.

Diferentes texturas de movimentação.

Técnicas e preparo.

Ritmo.

Equipamentos e acessórios.

15 - Diferentes tipos de Travelling e Misancene (teórica e prática)

Os conceitos, aplicações e significados.

Diferentes texturas de movimentação.

Técnicas e preparo.

Ritmo.

Equipamentos e acessórios.

16 - Shoulder (cangalha) e Steadicam (teórica e prática)

Os conceitos, aplicações e significados.

Diferentes texturas de movimentação.

Técnicas e preparo.

Ritmo.

Equipamentos e acessórios.

17 - Dolly e Misancene (teórica e prática)

Os conceitos, aplicações e significados.

Diferentes texturas de movimentação.

Técnicas e preparo.

Ritmo.

Equipamentos e acessórios.

18 - Gruas, Câmera Car, Drones e Misancene (teórica e prática)

Os conceitos, aplicações e significados.

Diferentes texturas de movimentação.

Técnicas e preparo.

Ritmo.

Equipamentos e acessórios.

19 - O Maquinista e o Movimento

A relação entre maquinista e diretor de fotografia.

As características da profissão.

Os equipamentos e acessórios.

As técnicas do maquinista no acompanhamento da ação.

20 - Visita à locadora de Movimento

Informações sobre equipamentos.

Dinâmica de locação.

Uso e cuidados.

Equipamentos a serem vistos: Technocrane

Camera car

Shoulder

Steadycam

Slaides

Gruas.

Próxima turma: de 8 a 12 de Fevereiro de 2021.

Presencial

Aulas de segunda a sexta-feira.

Segunda a sexta: das 18h às 23h

Sábado: das 10h00 às 16h

Valor:

R$ 1.150,00 à vista ou R$ 1.300,00 (até 4x) 

Carga Horária: 30 horas

Local: Rua Belmiro Braga, 119,

Vila Madalena - SP 

PROFESSOR 

Alziro Barbosa, ABC  — diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores", "JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada