top of page
DSC03431.jpg

Movimento & Misancene 

Sobre o Curso

 O Movimento é um dos principais elementos da cinematografia. Ele dá sentido às cenas, direciona o olhar des espectadores. 

O objetivo do curso é tratar os elementos estéticos e narrativos que orientam o movimento. O que pretendemos, qual a intenção de um movimento de câmera? Essas perguntas são fundamentais em nosso trabalho cinematográfico, e orientará a escolha das ferramentas necessárias para os efeitos desejados. 

Há também uma imensa gama de equipamentos, cada vez mais acessíveis e disponíveis no mercado, que nos auxiliarão na busca de nosso objetivo. O curso apresentará essas ferramentas. Tripés (hidráulico e cabeça manivela), cabeça dutch, cangalhas (shouldermount), gimbals (Ronin 2 e Mōvi), Steadicam, dollies Panther/Fischer, gruas, Technocrane, cabeças eletrônicas, manivelas eletrônicas (Inertia Wheels - NODO Film Systems) e drones. 

NMo_pink.preto.png

Conteúdo Programático

1.

O Sentido do Movimento 

 As linhas de atenção e seus significados.

 

 As diagonais do quadro e a força narrativa.

 

O sentido e a intenção do movimento.

 

Movimentos: (Direita e Esquerda) forças e contradições.

 

A métrica musical, as texturas e os tempos do movimento. 

2.

Misancene e Linguagem 

Evolução e histórico.

 

 A quebra das barreiras clássicas. 03- Diferentes narrativas.

 

 Estéticas.

 

Rupturas.

 

O cinema de fluxo e a ruptura de parâmetros estabelecidos.

 

Tendências. 

3.

Misancene e Narrativa 

 

Misancene plana.

 

O Plano master e a padronização do processo de filmagem.

 

Forma expositiva e direta.

 

 Forma reflexiva e indireta 

4.

Movimento da Atriz e a Misancene

Composição dinâmica.

 

Movimentação dos atores no quadro fixo.

 

Movimentação da câmera e das personagens.

 

O tempo do movimento.

 

O tempo da interpretação.

 

 A amplitude das

lentes e do quadro e a movimentação.

 

O movimento e o foco.

 

 As marcas dos atores e o relacionamento com o diretor de fotografia. 

5.

Intenção do Movimento

 

Introdução conceitual: Descrição; Tempo; Emoção; Tensão; Ritmo; Ação; Atmosfera.

 

02- Movimentos em diferentes produtos e diferentes gêneros.

 

03- Movimentos e estéticas momentâneas. 

6.

Câmera na Mão e Misancene 

 Os conceitos, aplicações e significados.

 

Diferentes texturas de movimentação.

 

Técnicas e preparo.

 

Ritmo.

 

Acessórios. 

7.

Panorâmica e Tilt na Misancene 

Os conceitos, aplicações e significados.

 

Diferentes texturas de movimentação.

 

Movimentos híbridos: Pan e traveling conjugados (reto e circular) Tilt e dolly conjugados. Pan, tilt, traveling e dolly conjugados.

 

Técnicas e preparo.

 

Ritmo.

 

Equipamentos e acessórios. 

8.

Diferentes tipos de Travelling e Misancene 

Os conceitos, aplicações e significados.

 

Diferentes texturas de movimentação.

 

Técnicas e preparo.

 

Ritmo.

 

Equipamentos e acessórios. 

9.

Gimbals, Steadicam e Misancene 

Os conceitos, aplicações e significados.

 

02- Diferentes texturas de movimentação.

 

03- Técnicas e preparo.

 

04- Ritmo.

 

05- Equipamentos e acessórios. 

10.

Dolly e Misancene 

Os conceitos, aplicações e significados.

 

02- Diferentes texturas de movimentação.

 

03- Técnicas e preparo.

 

04- Ritmo.

 

05- Equipamentos e acessórios. 

11.

 Gruas, Câmera Car, Drones e Misancene 

Os conceitos, aplicações e significados.

 

02- Diferentes texturas de movimentação.

 

03- Técnicas e preparo.

 

04- Ritmo.

 

05- Equipamentos e acessórios. 

12.

A/O Maquinista e o Movimento

 

A relação entre maquinista e direção de fotografia.

 

02- As características da profissão.

 

03- Os equipamentos e acessórios.

 

04- As técnicas da/o maquinista no acompanhamento da ação. 

13.

Visita à Locadora Next Move

Informações sobre equipamentos.

 

02- Dinâmica de locação.

 

03- Uso e cuidados.

 

04- Equipamentos a serem vistos: Technocrane Camera car Shoulder Steadycam Slaides Gruas. 

Carga Horária: 17,5 Horas

PróximaS tURMAS

11 a 15 de Março de 2024

Aulas de segunda a sexta-feira

das 19h00 às 22h30

Local: Rua Padre Justino, 593

Butantã - SP 

Investimento

R$ 1.350,00 à vista ou

4X de 375,00

Confira os descontos progressivos para a inscrição em mais de um curso!

*Associades do Sindcine, das Associações Profissionais Técnicas (ACAASP, APACERJ,ASTIM,

APAASP,APSA,APODEC,AASET,AADA,ATCR,PROCINE, FIGA), da ABC, DAFB, APAN e Movielas, possuem 10% de desconto. 

**Ex-alunes de outros cursos da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso ex-alune faça parte das associações citadas, o desconto é de 13%. 

 

Inscriçã0

Em quais cursos você tem interesse?

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

DSC01233.jpg

Alziro Barbosa, ABC

Diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores", "JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

bottom of page