Cooke.jpeg

apresenta:

Perspectiva e Ótica

Programa do curso

01 - A Linha do Horizonte e o Direcionamento do Olhar

O direcionamento do olhar do espectador.

A linha do horizonte com elemento de profundidade.

A ênfase e destaque em pontos específicos.

A valorização do olhar sobre o personagem.

O público e a altura do olhar.

A intimidade do espectador com o tema.

02 - Pontos de Fuga e a Sensação de Profundidade 

Ponto de fuga único e a exclamação no tema.

O ritmo da imagem e o ponto de fuga.

A força do retrato no ponto de fuga único.

A falta de profundidade e os erros de perspectiva.

Perspectiva obliqua (dois pontos de fuga) e a valorização da profundidade.

O posicionamento dos atores e a profundidade.

O apresentador e a conexão com o tema.

Entrevistas, repórteres e bancadas de tele jornal.

A amplitude do espaço usando as diagonais.

Produtos e objetos: construção da sensação de tridimensionalidade.

03 - Ponto de Vista e Intenção Narrativa

O terceiro ponto de fuga. A profundidade aérea e a sensação de queda.

A inclinação da câmera com relação à intenção narrativa.

A afirmação e o empoderamento de personagens através do contra-plongée.

A submissão e o enfraquecimento de personagens através do plongée.

O ponto Zenital e Nadir.

04 - A Profundidade e Redundância de Elementos

A repetição de elementos como ferramenta de profundidade.

A profundidade através da redundância em situações de de luz plana.

A busca da perspectiva em locações com poucas camadas visuais.

O uso de primeiros planos como elemento de profundidade.

As sombras e luz como elemento de redundância.

A amplitude nas noturnas.

05 - Linhas de Perspectiva - O Direcionamento do Olhar

As linhas como elemento de profundidade.

As linha como perspectiva em situação de luz plana ou difusa.

Linhas de luz.

A condução do olhar do público.

A conexão entre espaços.

Linhas como elemento dramático e narrativo.

A correlação entre temas.

06 - Diferentes Camadas de Definição 

A busca da profundidade através da diferença de definição entre as camadas.

A profundidade da imagem através da fumaça, neblina ou poeira.

07 - Perspectiva Ótica

Perspectiva do olho e das lentes.

Relações de perspectiva entre os planos em diferentes distâncias.

A amplificação da perspectiva em relação as distâncias dos objetos.

A variação da distância e as diferentes escalas entre os objetos.

08 - Amplitude Ótica

A amplitude ótica na horizontal do quadro.

A variação da amplitude em diferentes lentes.

A relação entre as lentes e a amplitude do quadro.

Diferentes sensores e a diferença entre amplitudes nas mesmas lentes.

09 - Lentes e Narrativa

A posição do observador com relação ao tema.

A proxêmica, e a relação de distância do público com os personagens.

A distância da câmera para o tema: Narrativa e gênero.

A alteração na estrutura do rosto em diferentes distâncias da câmera.

Elementos fotogênicos.

As distorções óticas. Exaltação e ênfase na proximidade da câmera.

A variação ótica para contextualizar os personagens.

10 - Características Óticas das Lentes 

A formação da imagem sem o uso de lentes.

O surgimento da ótica e o uso de uma única lente.

O conjunto ótico.

11 - Fatores de Profundidade de Campo Focal

A visão e o foco.

O achatamento da imagem com o excesso de profundidade focal.

As profundidade de campo focal e a sensação de tridimensionalidade.

A profundidade focal e a imagem digital.

Os principais fatores de profundidade de campo focal.

12 - Fatores de Profundidade de Campo Focal - Quantidade de Luz e Abertura do Diafragma

A escala do diafragma.

Relação entre a quantidade de luz e abertura do diafragma.

Lentes “f" e “T”

As lentes mais claras.

A variação entre a quantidade de luz e a profundidade de campo.

Diafragmas e o campo focal.

Correlação de valores de abertura de diafragmas e profundidade de campo focal.

13 - Fatores de Profundidade de Campo Focal - "A Distância e a Relação dos Terços"

A profundidade de campo focal relativa as distâncias entre câmera e objeto.

Distâncias e campo focal.

A distribuição da profundidade campo com relação aos terços.

Correlação entre diafragma e distâncias.

14 - Fatores de Profundidade de Campo Focal - "Angulação das Lentes"

A profundidade de campo relativa a angulação das lentes.

Valores relativos à angulação e a área do campo focal.

A característica do foco em diferentes angulações de lente.

Correlação entre angulação e diafragma.

Correlação entre angulação e distâncias.

Correlação entre angulação, distâncias e diafragmas.

15 - Fatores de Profundidade de Campo Focal - "Tamanho do Sensor"

O histórico dos tamanhos dos sensores.

As câmeras e os diferentes tamanhos de sensores.

A profundidade de campo, relativa ao tamanho do sensor.

Valores relativos ao tamanho do sensor e a área do campo focal.

Correlação entre angulação e sensor.

Correlação entre angulação, distância e sensor.

16 - Outros Fatores da Profundidade de Campo Focal

Tamanho da projeção (fator de ampliação da imagem)

Definição da capitação e projeção / Monitoração projeção.

Distância da projeção / monitoração

Distância e definição da projeção / monitoração.

17 - Conjuntos de Lentes e suas Características 

Fabricantes: Zeiss; Arri; Cooke; Leica; Panavision; Red; Canon; Rokinon

Lentes esféricas e asféricas.

Lentes ”i” e os novos comandos de foco.

Círculo de projeção da imagem e a diagonal do quadro.

18 - Lentes Especiais

Anamórficas

Macros

Tilt Focus

19 - Filtros

NDs

Polarizadores

Filtro de efeitos

Split Field

20 - Controle do Sistema Ótico

Testes de definição.

Teste de contraste.

Característica cromática e aberrações cromáticas.

Escala do diafragma e correspondência dos diafragmas.

Colimação e escalas de distâncias

Controle de vinhetes.

Procedimentos de limpeza e armazenamentos.

Próxima turma: 27 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2020.

Aulas de segunda a sábado.

Segunda a sexta: das 19h às 23h

Sábado: 10h30 às 21h30

Valor:

R$ 1.150,00 à vista ou R$ 1.300,00 (até 4x) 

Para a inscrição em mais de um curso, confira a tabela de valores com os descontos progressivos.

Carga Horária: 30 horas

Local: Rua Belmiro Braga, 119,

Vila Madalena - SP 

PROFESSOR 

Alziro Barbosa, ABC  — diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores, JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada