Perspectiva e Ótica  

Sobre o curso

A compreensão ótica é o começo de um mundo a ser impresso por nós. Cada lente é um experiencia nova de olhar. Este olhar tem conceito, tem técnica, tem percepção. E tem como função uma proposta narrativa. O espectador olha através das lentes que usamos. 

 

Na nossa visão e no nosso filme, a principal relação na construção da espacialidade é a perspectiva. O mundo que criamos começa a ser contado neste momento. A personalidade da nossa história passa fundamentalmente por aqui. A amplitude da área que olhamos, texturas que apreciamos, onde concentramos e induzimos a atenção do público.

 

A proposta do curso é expandir os conhecimentos por meio dos elementos de perspectiva e de ótica. Conjugando a amplitude das lentes, a profundidade de campo focal, o tamanho do sensor e as texturas das lentes, criamos a imagem. E através dela será contada a história d  filme.

 

Este curso é muito importante na formação em Direção de Fotografia. Nosso trabalho consiste na nossa câmera e no nosso olhar através das lentes. É fundamental aprimorar este conhecimento.

Programa do Curso

01 - A Linha do Horizonte e o Direcionamento do Olhar 

01- O direcionamento do olhar do espectador.

02- A linha do horizonte como elemento de profundidade.

03- A ênfase e o destaque em pontos específicos.

04- A valorização do olhar sobre a personagem.

05- O público e a altura do olhar.

06- A intimidade do espectador com o tema.

 

02 - Pontos de Fuga e a Sensação de Profundidade

01- Ponto de fuga único e a exclamação no tema.

02- O ritmo da imagem e o ponto de fuga.

03- A força do retrato no ponto de fuga único.

04- A falta de profundidade e os erros de perspectiva.

05- Perspectiva oblíqua (dois pontos de fuga) e a valorização da profundidade.

06- O posicionamento dos atores e a profundidade.

07- O apresentador e a conexão com o tema.

08- Entrevistas, repórteres e bancadas de telejornal.

09- A amplificação do espaço usando as diagonais.

10- Produtos e objetos: A construção da sensação de tridimensionalidade.

 

03 - A Profundidade e a Redundância de Elementos

01- A repetição de elementos como ferramenta de profundidade.

02- A profundidade por meio da redundância em situações de luz plana.

03-A busca da perspectiva em locações com poucas camadas visuais.

04- O uso de primeiros planos como elemento de profundidade.

05- As sombras e a luz como elemento de redundância.

06- A amplitude nas noturnas.

 

04 - Linhas de Perspectiva - O Direcionamento do Olhar

01- As linhas como elemento de profundidade.

02- As linha como perspectiva em situação de luz plana ou difusa. 03- Linhas de luz.

04- A condução do olhar do público.

05- A conexão entre espaços.

06- Linhas como elementos dramático e narrativo.

07- A correlação entre temas.

 

05 - Diferentes camadas de definição

01- A busca da profundidade por meio da diferença de definição entre as camadas.

02- A profundidade da imagem através da fumaça, neblina ou poeira.

 

0 6 - Perspectiva Ótica

01- Perspectiva do olho e das lentes.

02- Relações de perspectiva entre os planos em diferentes distâncias.

03- A amplificação da perspectiva em relação às distâncias dos objetos.

04- A variação da distância e as diferentes escalas entre os objetos.

 

07 - Amplitude Ótica

01- A amplitude ótica na horizontal do quadro.

02- A variação da amplitude em diferentes lentes.

03- A relação entre as lentes e a amplitude do quadro.

04- Diferentes sensores e a diferença entre amplitudes nas mesmas lentes.

 

08 - Lentes e Narrativa

01- A posição do observador com relação ao tema.

02- A proxêmica, e a relação de distância do público com as personagens.

03- A distância da câmera para o tema: Narrativa e gênero.

04- A alteração na estrutura do rosto em diferentes distâncias da câmera.

05- Elementos fotogênicos.

06- As distorções óticas. Exaltação e ênfase na proximidade da câmera.

07- A variação ótica para contextualizar as personagens.

 

09 - Características Óticas das Lentes

01- A formação da imagem sem o uso de lentes.

02- O surgimento da ótica e o uso de uma única lente.

03- O conjunto ótico.

 

10 - A Estrutura da Imagem e as profundidades de Campo Focal

01- A visão e o foco.

02- O achatamento da imagem com o excesso de profundidade focal.

03- A profundidade de campo focal e a sensação de tridimensionalidade.

04- A profundidade focal e a imagem digital.

 

11 - Fatores de Profundidade de Campo Focal 

 

"Quantidade de Luz e Abertura do Diafragma"

01- A escala do diafragma.

02- Relação entre a quantidade de luz e abertura do diafragma.

03- Lentes “f" e “T”.

04- As lentes mais claras.

05- A variação entre a quantidade de luz e a profundidade de campo.

06- Diafragmas e o campo focal.

07- Correlação de valores de abertura de diafragmas e profundidade de campo focal.

 

“A Distância e a Relação dos Terços"

01- A profundidade de campo focal relativa às distâncias entre câmera e objeto.

02- Distâncias e campo focal.

03- A distribuição da profundidade campo com relação aos terços. 04- Correlação entre diafragma e distâncias.

 

"Angulação das Lentes"

01-A profundidade de campo relativa à angulação das lentes.

02- Valores relativos à angulação e a área do campo focal.

03- As características do foco com diferentes angulações de lente. 04- Correlação entre angulação e diafragma.

05- Correlação entre angulação e distâncias.

06- Correlação entre angulação, distâncias e diafragmas. 

"Tamanho do Sensor"

01- O histórico dos tamanhos dos sensores.

02- As câmeras e os diferentes tamanhos de sensores.

03- A profundidade de campo, relativa ao tamanho do sensor.

04- Valores relativos ao tamanho do sensor e à área do campo focal. 05- Correlação entre angulação e sensor.

06- Correlação entre angulação, distância e sensor.

 

12 - Outros Fatores da Profundidade de Campo Focal

01- Tamanho da projeção (fator de ampliação da imagem)

02- Definição da captação e projeção / Monitoração da projeção.

03- Distância da projeção / Monitoração

04- Distância e definição da projeção / Monitoração

 

13 - Lentes Especiais

01- Anamórficas.

02- Macros.

03- Tilt Focus.

 

14 - Filtros

01- NDs.

02- Polarizadores.

03- Filtros de efeitos.

04- Split Field. 

Próxima turma: 15 a 19 de Março de 2020. 

Online (Ao Vivo)

Aulas de segunda a sexta-feira.

Segunda a sexta: das 18h às 22h

Valor:

R$ 650,00 à vista ou 4 vezes de R$ 180,00

Para a inscrição em mais de um curso online, confira a tabela de valores com os descontos progressivos.

*Associades do Sindcine, das Associações Profissionais Técnicas (ACAASP, APACERJ,ASTIM,

APAASP,APSA,APODEC,AASET,AADA,ATCR,PROCINE, FIGA), da ABC, DAFB, APAN e Movielas, possuem 35% de desconto. 

**Ex-alunes da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso ex-alune faça parte das associações citadas, o desconto é cumulativo. 

Carga Horária: 20 horas

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas 

PROFESSOR 

Alziro Barbosa, ABC  — diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores, JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada