top of page
685A2093%203_edited.jpg

Captação e Pós Produção

Sobre o Curso

Um bom trabalho cinematográfico tem corpo, estilo e unidade. A imagem cinematográfica ganha sentido como um todo na pós-produção.

 

A pós-produção não é meramente estética, o principio fundamental é a narrativa e é a ela que temos que nos dedicar. É preciso potencializar a ideia da direção através do acabamento da imagem. As atuais ferramentas de colorização amplificam as possibilidades de sensibilização do público ao nosso filme, por isso é preciso entendê-las.

 

Neste curso serão estudadas as possibilidades de concretizar a unidade entre planos e cenas, o aprofundamento da narrativa e da estética cinematográfica, utilizando a pós-produção como ferramenta para conquistar estes objetivos.

 

O aprendizado será a conjugação dos melhores e mais efetivos caminhos de captação da imagem com as possibilidades na pós-produção. Compreender o processo final do trabalho, as etapas e as ferramentas necessárias para obter uma melhor qualidade na imagem.

 

O trabalho é reconhecido e admirado quando ele tem um bom acabamento, e esta etapa de pós é fundamental para a sua carreira e profissão.

Conteúdo Programático

1.

Conceitos de Pós Produção

 A pós produção no acabamento do filme. 

 A potencialização da narrativa através do color grading. 

A curva dramática e a pós produção.

2.

O Procedimento de Trabalho da Direção de Fotografia

Direção 

Produção 

Colorista 

Cliente (Publicidade)

3.

Workflow de Pós Produção

Etapas 

Reuniões 

Conceitos

Procedimentos 

Distribuição

4.

A Captação e a Pós Produção

Como captar pensando na pós produção.

Qualidade no produto final (captação versus pós produção).

 

A sensibilidade cromática do sensor e o ruído na imagem.

A monitoração no set.

Captação em log versus produto final. 

O uso de tabelas de cinza e de cor.

Ferramentas de controle no set de filmagem.

5.

Principais problemas na Captação para a Pós Produção

A exposição e a qualidade da imagem.

 

A sensibilidade cromática do sensor e o ruído na imagem. 

O desequilibrio cromático. 

 A falta de recorte em chroma key.

 

A latitude na captação e o contraste final na imagem. 

Captação em log versus produto final.

6.

Da Vinci Resolve

Principais funções. 

Estrutura do software. 

Características. 

Ferramentas. 

Versões.

7.

O Controle da Imagem

Waveform (Luma e Parade) 

Histogram. 

Vectorscope.

8.

A Revelação do Arquivo RAW

Atuais conversões.

 

Futuras conversões. 

HDR 

Raw versus REC 709

9.

A Estrutura da Imagem e Ferramentas de Pós 

Exposição 

Contraste 

Cor 

Saturação 

Tonalidade

10.

Recomposição dos Planos

Adequação a diferentes aspectos de quadro. 

Correção do enquadramento. 

Panorâmicas e Tilts. 

Zoom digital. 

Redução do quadro versus textura da imagem.

11.

A Estabilização do Movimento

Captação da imagem versus estabilização. 

Possibilidades de tracking na imagem. 

Erros recorrentes na estabilização digital.

12.

 Intenção Narrativa e as Máscaras de Pós

Potencializar a intensão narrativa. 

Estruturas de máscaras. 

Estilos de máscaras. 

Intensidades. 

A composição fechada. 

Composição aberta. 

Tracking e movimento na cena.

13.

A Intensificação da Intensão

Potencializar a intensão narrativa. 

Estruturas de máscaras. 

Estilos de máscaras. 

Intensidades. 

A composição fechada. 

Composição aberta. 

Tracking e movimento na cena.

14.

Estilos de Colorização 

Publicidade.

Longas/Curtas e séries. 

Documentários. 

15.

Estéticas de Colorização 

Paletas de cor 

O contraste

PróximaS tURMAS

Em breve novas datas!

Aulas de Segunda a Sexta-feira.

das 19h00 às 23h00

Carga Horária: 20 Horas

Local: Rua Padre Justino, 593

Butantã - SP 

Investimento

R$ 1.350,00 à vista ou

4X de 375,00

Confira os descontos progressivos para a inscrição em mais de um curso!

*Associades da ABC, SINDCINE, ACASP, ASTIM, DAFB, Movielas, Apan e ex-alunes Bucareste possuem 10% de desconto.

Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos. 

 

Inscriçã0

Em quais cursos você tem interesse?

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

DSC01233.jpg

Alziro Barbosa, ABC

Diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores", "JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

bottom of page