Pós Produção - Caminhos Estéticos e Narrativos -

Cor e Colorização

Sobre o curso

Um bom trabalho cinematográfico tem corpo, estilo e unidade. A imagem cinematográfica ganha sentido como um todo na pós-produção.

 

A pós-produção não é meramente estética, o principio fundamental é a narrativa e é a ela que temos que nos dedicar. É preciso potencializar a ideia da direção através do acabamento da imagem. As atuais ferramentas de colorização amplificam as possibilidades de sensibilização do público ao nosso filme, por isso é preciso entendê-las.

 

Neste curso serão estudadas as possibilidades de concretizar a unidade entre planos e cenas, o aprofundamento da narrativa e da estética cinematográfica, utilizando a pós-produção como ferramenta para conquistar estes objetivos.

 

O aprendizado será a conjugação dos melhores e mais efetivos caminhos de captação da imagem com as possibilidades na pós-produção. Compreender o processo final do trabalho, as etapas e as ferramentas necessárias para obter uma melhor qualidade na imagem.

 

O trabalho é reconhecido e admirado quando ele tem um bom acabamento, e esta etapa de pós é fundamental para a sua carreira e profissão.

Programa do Curso

01 - Conceitos de Pós Produção 

01- A pós produção no acabamento do filme.

02- A potencialização da narrativa através do color grading.

03- A curva dramática e a pós produção.

 

02 - O Procedimento de Trabalho da Direção de Fotografia 

01- Direção

02- Produção

03- Colorista

04- Cliente (Publicidade)

 

03 - Workflow de Pós Produção

01- Etapas

02- Reuniões

03- Conceitos.

04- Procedimentos

05- Distribuição

04 - A Captação e Pós Produção 

01- Como captar pensando na pós produção.

02- Qualidade no produto final (captação versus pós produção)

03- A sensibilidade cromática do sensor e o ruído na imagem.

04- A monitoração no set.

05- Captação em log versus produto final.

06- O uso de tabelas de cinza e de cor.

07- Ferramentas de controle no set de filmagem.

 

05 - Principais problemas na captação para a Pós Produção

01- A exposição e a qualidade da imagem.

02- A sensibilidade cromática do sensor e o ruído na imagem.

03- O desequilibrio cromático.

04- A falta de recorte em chroma key.

05- A latitude na captação e o contraste final na imagem.

06- Captação em log versus produto final.

06 - Da Vinci Resolve

01- Principais funções.

02- Estrutura do software.

03- Características.

04- Ferramentas.

05- Versões.

 

07 - O Controle da Imagem

01- Waveform (Luma e Parade)

02- Histogram.

03- Vectorscope.

 

08 - A Revelação do Arquivo RAW

01- Atuais conversões.

02- Futuras conversões.

03- HDR

04- Raw versus REC 709

 

09 - A Estrutura da Imagem e Ferramentas de Pós 

01- Exposição.

02- Contraste.

03- Cor

04- Saturação

05- Tonalidade

10 - Recomposição dos Planos

01- Adequação a diferentes aspectos de quadro.

02- Correção do enquadramento.

03- Panorâmicas e Tilts.

04- Zoom digital.

05- Redução do quadro versus textura da imagem.

11 - A Estabilização do Movimento

01- Captação da imagem versus estabilização.

02- Possibilidades de tracking na imagem.

03- Erros recorrentes na estabilização digital.

 

12 - Intensão Narrativa e as Máscaras de Pós

01- Potencializar a intensão narrativa.

02- Estruturas de máscaras.

03- Estilos de máscaras.

04- Intensidades.

05- A composição fechada.

06- Composição aberta.

07- Tracking e movimento na cena.

 

13 - A Intensificação da Intensão

01- Exposição.

02- Tonalidades.

03- Cor.

04- Saturação.

05- Matiz (Hue).

14 - Estilos de Colorização

01- Publicidade

02- Longas/Curtas e séries.

03- Documentários.

15 - Estéticas de Colorização

01- Paletas de cor

02- O contraste

03- Colorização em diferentes faixas tonais.

04- Saturação e luminosidade

05- Estéticas naturalista

06- Estilização da imagem.

 

16 - Efeitos de Pós Produção

02- Foco.

03- Flare.

04- Definição.

05- Composição.

 

17 - A Distribuição

01- Diferentes LUTs e arquivos

02- DCP

03- Internet.

04- TV

05- Outros 

Próxima turma: 16 a 20 de Novembro de 2020. 

Online (Ao Vivo)

Aulas de segunda a sexta-feira.

Segunda a sexta: das 18h às 22h

Valor:

R$ 650,00 à vista ou 4 vezes de R$ 180,00

Para a inscrição em mais de um curso online, confira a tabela de valores com os descontos progressivos.

*Associados do Sindcine, das Associações Profissionais Técnicas (ACAASP, APACERJ,ASTIM,

APAASP,APSA,APODEC,AASET,AADA,ATCR,PROCINE, FIGA), da ABC, DAFB, APAN e Movielas, possuem 35% de desconto. 

**Ex-alunos da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso o ex-aluno faça parte das associações citadas, o desconto é cumulativo. 

***Ao realizar um curso online, o participante ganhará R$ 100,00 de desconto na inscrição de um curso presencial. Valor não cumulativo na realização de dois ou mais cursos online.

Carga Horária: 20 horas

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas 

PROFESSOR 

Alziro Barbosa, ABC  — diretor de fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). 

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para TV, documentários e curtas. 

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão "Serras das Desordens", "Cores, JK- uma Bela Noite para Voar", "Mistéryos".

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada