A Importância da Monitoração no Cinema


Uma boa monitoração é uma ferramenta muito importante em qualquer filmagem. Em primeiro lugar, uma boa monitoração facilita o trabalho de todos os envolvidos no set, desde o diretor, o assistente de direção, o diretor de arte, entre outros. Todas as pessoas envolvidas na composição da imagem final e que não têm acesso direto à câmera como o diretor de fotografia. Nesse momento, uma boa monitoração pode colaborar para a visualização, durante a filmagem, de uma imagem mais próxima do resultado final, mesmo em filmagens em que a câmera está gravando as imagens em RAW ou log. Com uma monitoração personalizada para o filme, a equipe pode ver a imagem como ela vai ficar no final, mesmo se o câmera estiver visualizando a imagem com pouco contraste e cor, facilitando o diálogo e o trabalho da equipe.

Para a equipe de câmera, a monitoração é uma importante ferramenta na análise do foco das cenas e de possíveis problemas de captação que a câmera possa ter. A observação de um imagem grande e de boa resolução pode evitar problemas futuros na pós-produção.

Em especial para o diretor de fotografia, um monitor bem calibrado e com instrumentos de exposição é muito valioso. O waveform da monitoração é a ferramenta mais confiável de exposição, já que possibilita a análise da exposição da imagem que está sendo formada em suas diferentes áreas. É minha ferramenta favorita. O vectorscope, muito utilizado no color grading final das imagens, também pode ser usado no set e ajuda, por exemplo, a identificar diferenças de temperatura de cor entre fontes de luz.

No ensino de cinematografia, a monitoração se mostra ainda uma ferramenta de análise e compartilhamento das experiências. Em primeiro lugar, ver sua imagem em uma tela grande ajuda o aluno a observar sua própria composição e fotografia, se colocar distante da câmera e da situação filmada para fazer uma análise mais crítica da imagem que está sendo construída. Permite que ele se coloque junto com os colegas para fazer esse exercício e todos discutirem sobre os planos em conjunto, aumentando o diálogo.

Além disso, com o monitor grande, a participação na aula é mais intensa para todos os alunos. Enquanto um deles mexe na câmera, enquadra, ilumina, os outros podem observar seu processo, seus resultados, aprender com seu erros e acertos, formar suas próprias opiniões sobre a cena, entender as diferenças de olhar de cada colega. Um curso sem monitor não alcança os alunos da mesma maneira.

Apoio


206 visualizações

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada