Preparação de Elenco na Direção Cinematográfica
Correalização
Nem sempre nossa formação como diretores e diretoras de cinema contempla um aprendizado completo de direção de elenco. No aprofundado e robusto processo a ser desenvolvido nesse curso, composto por 27 encontros, diretoras e diretores participantes irão trabalhar com duplas de atores, o que resultará em um exercício fílmico cuja ideia é investigar desde o processo de casting, construção e relação de personagens, à construção da cena em sala de ensaio que se conclui no set de filmagens. Tudo isso orientado pelo tripé criação da intimidade do ator com suas potências narrativas para a linguagem cinematográfica, o abarcar pelo diretor do sentido de autonomia criativa do ator que o faça sentir-se único e o domínio da linguagem cinematográfica em um processo de construção comportamental.
Esse é um curso que ocorre em duas vias: uma para as pessoas atuantes na Direção Cinematográfica, e outra para atrizes e atores que querem se aprofundar em todo o processo fílmico. Essa junção é um potente caminho para ambas as áreas visando uma sólida construção de conhecimento e incremento de virtudes, em um ambiente instigado pela forte experimentação prática.
O curso e o programa contido nessa página é voltado exclusivamente para os participantes que atuarão da Direção. Caso queira participar do processo como atriz ou ator, clique aqui.
Conteúdo Programático
● Análise profunda do roteiro para absorção do material inicial de criação, de forma que ator e atriz encontrem seu espaço de criação sem macular a história a ser contada;
● Técnica de improviso que proporcione propriedade, objetividade e foco para o ator e atriz em sua construção;
● Desenvolvimento de personagem a partir das potências individuais de cada ator e atriz com foco em expandir suas narrativas cinematográficas;
● Construção da lógica de personagens e diálogos internos;
● Dispositivos de comandos de direção: gatilhos, impulsos e imaginário da perspectiva dos atores e atrizes;
● As bases de narrativas cinematográficas no corpo do ator e da atriz e sua relação com o espaço;
● Trabalho com a câmera e dinâmicas de set;
● Às diferenças entre sala de ensaio e set;
● Construção do invisível: atmosfera, conexões e narrativas silenciosas;
● Relação Elenco e Direção;
● Como cumprir a decupagem de cenas e entregar a atuação verdadeira e humana;
Confira alguns trabalhos de Nara Sakarê
BIO
Nara Sakarê
Idealizadora e diretora do grupo de pesquisa em cinema com foco no trabalho do ator, AP43.
Iniciou sua carreira no cinema no cinema como integrante da equipe de preparação de elenco no filme ‘‘Cidade de Deus’’, de Fernando Meirelles e ‘’Desmundo’’, de Alan Fresnot.
Entre seus principais trabalhos como preparadora de elenco e diretora de atores estão: ‘’Insânia’’ direção de Gustavo Bonafé (Fox/Starplus, Disney Chanel); ‘‘Assédio’’de autoria de Maria Camargo e direção de Amora Mautner (Rede Globo); ‘’Natureza Morta’’(1ª Temporada) de Flávio Frederico e Murilo Pasta (Cine Brasil).
E nos longas metragens: ‘’Helen’’ direção de André Collazzo; ‘’Assalto na Paulista’’ direção de Flávio Frederico; ‘’O Pai da Rita’’ direção Joel Zito Araújo e ‘’Questão de Escolha’’ de Fábio Cabral.
Próxima tURMA
Maio e Junho de 2024
Aulas de terça, quinta e sábado
Terça e Quinta das 19h00 às 22h30
Sábado das 10h00 às 13h30
Datas dos encontros:
Maio: 7, 9, 11, 14, 16, 18, 21, 23, 25, 28, 30
Junho: 1, 4, 6, 8, 11, 13, 15, 18, 20, 22, 25, 27, 29
Carga Horária: 84 horas
24 encontros
Número de Vagas: 10
Local: Rua Padre Justino, 593
Butantã - SP
Investimento
R$ 3.990,00 à vista ou
12x de R$ 365,75
Ex-alunes Bucareste, estudantes de universidades públicas e associades APAN possuem 10% de desconto.
Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos.