ROTEIRO E LITERATURA

Sobre o curso

Com ênfase nas relações entre cinema e literatura e através de aulas expositivas e práticas, o curso visa apresentar aos alunos os elementos fundamentais da escrita cinematográfica. A ideia é que os participantes experimentem, de maneira imersiva, um ambiente de criação e reflexão, assistindo a filmes, trocando ideias e exercitando a escrita.

Nos exemplos utilizados em sala de aula, serão privilegiadas as adaptações cinematográficas e/ou filmes que estabeleçam diálogos com a literatura. Também serão indicados contos e romances para leitura. A motivação para este recorte advém da percepção de que um vasto repertório literário e o conhecimento dos mecanismos da narrativa para além das distinções entre diferentes meios demonstram-se essenciais para o ofício do roteirista.

Ao final do processo, os conhecimentos adquiridos serão colocados em prática na produção (individual) de um roteiro de curta-metragem. Este curta, caso seja da vontade do autor, poderá ser filmado pelos alunos da Bucareste LAB, a produtora da Bucareste.

 

Como funciona?

O curso se divide em dois módulos. No primeiro, serão abordados os fundamentos do roteiro a partir da exibição e discussão de trechos de filmes e obras literárias. Ao final de cada aula, um exercício será proposto. Todos os exercícios realizados contarão com um feedback criterioso.

Já no segundo módulo, todas as atenções estarão voltadas à escrita do roteiro de curta-metragem. O professor acompanhará de perto todo o processo, ajudando os alunos em possíveis dificuldades e oferecendo, ao final do curso, uma avaliação do roteiro que apontará aspectos a serem melhorados na reescrita.

 

Convidado especial

 

A cada edição, o curso “Roteiro e Literatura” conta com um convidado especial cuja trajetória seja marcada pela relação entre cinema e literatura. Em fevereiro de 2017, o convidado será Alessandro Thomé, autor dos romances Até o fim do dia (2007) e A casa iluminada (2012), ambos com direitos já vendidos para adaptações cinematográficas. Formado em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo e premiado em diversos concursos literários, Alessandro é também roteirista de 26 curtas-metragens.

Programa Resumido

Aula 1: Apresentação. / "Roteiro é literatura? O roteirista é um autor?"  Especificidade do gênero roteiro e as qualidades essenciais ao roteirista.

 

Aula 2: Roteiro - vocabulário básico.

 

Aula 3: Teoria clássica dos gêneros: o épico, o lírico e o dramático.

 

Aula 4: O diálogo na literatura e o diálogo no cinema – com Alessandro Thomé, autor de "A casa iluminada".

 

Aula 5: Especificidade do curta-metragem. Imbricações entre o gênero conto e o

curta de ficção. (Textos de Julio Cortázar e Ricardo Piglia).

 

Aula 6: Sinopse.

 

Aula 7: Argumento.

 

Aula 8: Escaleta.

 

Aula 9: Escrita do roteiro.

 

Aula 10: Escrita do roteiro.

 

Aula 11 (data a combinar): Devolução comentada dos roteiros.

Valor do curso: R$ 990,00 (até 3x)

Carga horária: 30 horas

 

Local: Rua Belmiro Braga, 119 - Vila Madalena

Você tem interesse em fazer esse curso? Deixe aqui alguns de seus dados pessoais.

PROFESSOR

Caique Zen é graduando em Letras, com habilitação na área de Espanhol, pela Universidade de São Paulo (USP). Escreveu roteiros de diversos curtas-metragens e colabora semanalmente com o blog da Bucareste Ateliê de Cinema. Coordena o grupo "...Literatura, etc...", coletivo que, nos últimos dois anos, leu e discutiu dezenas de contos de grandes autores. Tem como principal objeto de estudo as relações entre cinema e literatura.

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada