Jia Zhang-ke, Um Homem de Fenyang

 

O documentário de Walter Salles sobre o cineasta chinês Jia Zhang-ke começa tedioso e vai assim durante um tempo.

 

Perguntava-me, enquanto isso, por que o diretor brasileiro o teria escolhido entre tantas outras possibilidades mundo afora? Não vi nenhum dos filmes do chinês e prefiro desconfiar da afirmação de que ele é “o cineasta em atividade mais importante do mundo”. Em algum momento, entretanto, o motivo da escolha vai lentamente surgindo: Jia Zhang-ke é um homem simples — um observador atento do mundo que o cerca, das pessoas e dos lugares que elas habitam — e que sempre teve dificuldade de exibir seus filmes no circuito comercial chinês.

 

Ele é considerado por muitos um cineasta de direita; ou seja, alguém que tem um olhar não totalmente alinhado ao regime comunista chinês. Um equívoco, claro. A esta altura a identificação com o personagem é plena e o filme ganha em interesse e intensidade.

 

A estratégia de abordagem de Walter Salles é simples. Ele entrevista Jia Zhang-ke e o acompanha em lugares que foram locações de seus filmes. Vemos o lugar, o motivo pelo qual foi escolhido e depois a cena do filme em que ele aparece. Há também depoimentos de atores, amigos e colaboradores do cineasta chinês.

 

A memória deles todos vai tecendo um retrato afetuoso do artista e de sua obra e os pontos de contato dela com a vida social e política da China. O tédio então dá lugar ao deleite e a inquietação.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Importância da Monitoração no Cinema

August 15, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

July 19, 2017

June 25, 2017

April 11, 2017

January 29, 2017

January 8, 2017

December 7, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada