Som Direto para Cinema & Audiovisual
Sobre o Curso
Nos produtos audiovisuais o som costuma ser pouco lembrado ou valorizado quando apresenta uma qualidade razoável. Mas basta tentar assistir a um filme com um som de baixa qualidade para perceber a importância desse elemento na imersão do espectador na obra e na construção da narrativa cinematográfica.
O som tem o poder de contar uma história e a construção da sonoridade de um filme envolve diversos elementos. A captação de som direto, que se ocupa principalmente em gravar as falas dos personagens de maneira clara, inteligível e verossímil, se constitui como a primeira etapa na tessitura dessa narrativa, fornecendo as bases sobre as quais trabalhará a pós-produção de som.
Em set, temos a possibilidade de curar e gravar todo o substrato de registros sonoros de uma história em condições ideais de sincronicidade, captando mais que diálogos, mas o trabalho e a intenção desenvolvidos pelo elenco, os estados sensoriais valorizados pela direção e a atmosfera que cada ambiente nos oferece acusticamente.
Geralmente isso vem combinado do desafio de controlar ondas e informações que, diferente da imagem, não se enquadram. É muito importante que se tenha um estudo das bases teóricas, a física que justifica nossas abordagens e práticas dentro do set, mas pensar técnica e criativamente soluções pros desafios que se estabelecem dessa inconcretude sonora é ferramenta fundamental para um bom sonidista, esteja elx operando o gravador, o boom ou microfonando os atores que vão corporificar o roteiro de um filme.
Conteúdo Programático
01
O Som
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O que é som?
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Emissor - meio - receptor.
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Onda senóide.
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Comprimento de onda.
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Frequência.
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Período.
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Fonte sonora.
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Propagação de ondas e velocidade.
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Interações entre ondas: Sobreposição, difração, absorção, reflexão (eco e reverberação) e difração.
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Interferências, fases e cancelamento.
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Decibéis e intensidade sonora.
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Potência sonora.
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Pressão sonora.
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Efeito Doppler.
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Transientes.
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Timbre.
02
O Som no Cinema
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O que é som direto.
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Premissas da captação de som simultaneamente à imagem.
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O que se espera de um áudio gravado pelo som direto.
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Gravação de som e imagem separadamente e sincronização.
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Configurações dos kits para tv, doc, ficção.
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Adequação da estrutura do kit ao orçamento e proposta estética de cada produção.
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Estratégia, iniciativa, invenção e arte .
03
Método de Trabalho
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A equipe de som direto.
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Pré-produção e a definição das estratégias.
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Preparações e tratamentos acústicos.
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Filmagem e as funções de cada membro da equipe.
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Metodologia adotada por cada tsd e coordenação com a equipe.
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Porque gravar com várias opções de microfones (direcionais operados, direcionais
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plantados e lapelas) e perspectiva dos microfones. Vantagens e desvantagens de
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cada um.
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Relação sinal ruído.
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Opções estéticas e a parte criativa do som direto (relações com custo, com tempo,
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com a pós).
04
O Equipamento
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Gravador (tipos, multipista,sinal digital e analógico, sinal de linha e mic).
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Microfones (tipos, padrões polares, din e condensador, phantom power).
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Mixer (pra que serve, qdo usar).
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Antenas (sinal, faixas de frequência).
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Transmissores e receptores de lapela.
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Transmissores e receptores de monitoração.
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Geradores de Time Code e claquete eletrônica (o que é TC, pra que serve).
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Cabos (tipos de cabos e de conectores).
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Varas (tipos e tamanhos).
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Acessórios todos.
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Baterias (tipos pra cada equipo).
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Carrinho.
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Magliner.
05
A Pré Produção do Equipamento
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Análise técnica de roteiro cena por cena (ou locação por locação).
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Visita técnica às locações.
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Relatórios de visitas técnicas.
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Diálogo com pós produção.
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O que precisa montar e testar numa pré.
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Organização do equipamento de acordo com a necessidade de cada projeto.
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A importância do check list e como fazemos.
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Lista de consumíveis.
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Organização do carregamento de baterias.
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Carregamento do carro, organização com o motorista e a produção.
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Organização dos cases dentro da van: prioridades e cuidados.
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Teste de câmera e sincronização.
06
A Rotina do SET
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Descarregar a van.
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Organização da equipe durante a montagem.
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Montagem do carrinho.
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Montagem dos booms.
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Montagem das antenas.
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"Pilhagem" dos equipos todos.
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Iniciar o gravador com o cartão.
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Geração de Time Code (TC)
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Entrega da monitoração para as câmeras.
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Teste com 1000Hz das monitorações.
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Assentar o carrinho.
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Posicionamento da antena.
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Escaneamento de frequência.
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Escolha dos sistemas de lapela.
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Colocação dos lapelas.
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Entrega dos sistemas de monitoração pra equipe.
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Teste som e tc com a imagem de vídeo.
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Tratamento do cenário se necessário.
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Acompanhamento do ensaio.
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Gravação.
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O que recolher e como proceder ao fim da cena, ao fim do período e ao fim da diária.
07
téCNICO DE Som
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O que faz?
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Decupagem da cena com direção, negociação com outros departamentos.
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Checagem de frequência.
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Determinar quais microfones da cena/dia.
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Decidir com assistente o uso dos sistemas sem fio nos elencos.
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Checagem constante de sinc de timecode com imagem, nome da claquete e arquivo.
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Mixagem ao vivo para monitoração de direção.
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Coordenação de equipe.
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Atenção a ruídos, sobreposição de fala, sons diegéticos e não-diegéticos.
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Auxiliar microfonação aérea comunicando limites de quadro e sombra, quando necessário.
08
Microfonista (1º e 2º)
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O que faz?
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Montagem de sistemas de boom (varas, mics, txs).
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Organizar carrinho de som (onde fica, por onde passa, conectar antenas, ligar ac, conectar vídeo)
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Acompanhar ensaio
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Estudo de cena e decupagens, roteiro, memorizar diálogos
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Auxiliar na identificação de ruídos dentro e fora de quadro
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Identificar a necessidade de segundo microfone com antecedência
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Comunicação entre front e back stage do som
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Identificar possíveis necessidades de alteração em microfone de elenco
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Técnicas de microfonação aérea
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Mm1, plug on, cabo duplex
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Negociação com outros departamentos
09
ASSistente de Som
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O que faz?
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Baterias, carregadores.
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Pilhas sistemas de lapela de elenco e monitoração.
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Análise da ordem do dia .
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Microfonação do elenco.
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Organização de magliner.
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Organização de equipamentos em geral.
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Deslocar e posicionar antenas e cabo de antena.
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Aplicação de mantas, carpetes, feltros.
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Antecipar, desligar possíveis barulhos.
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Guaiaca e itens à mão (consumíveis e acessórios imprescindíveis).
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Relações entre Departamentos
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Direção de Arte.
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Figurino.
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Maquiagem.
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Direção de Fotografia.
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Elétrica.
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Maquinária.
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Produção de set e de base.
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Equipe de pós de som.
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o Set na Prática
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Câmera: montar um teste de sync como fazemos nas diárias de pré de início de projeto.
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Foto: montar uma cena com luz para trabalhar mic aéreo.
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Figurino: técnicas de microfonação com elenco real.
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Pós Produção: tratamento básico de exercício captado em uma casa de pós produção de som.
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A Pós Produção
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Frame rate, sample rate.
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Formatos de arquivos (wav, flac, iso).
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Formatos de entrega final: mono, stereo, 5.1, 7.1, ATMOS.
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Separação de pistas.
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Ambiência, room tone, back ground noise: ADR e dublagem cega / Passos / Foley / Edição de diálogo.
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Mixagem.
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O que é possível "consertar" na pós?
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Ruídos constantes: ar condicionado, geladeira, motores.
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Trilha sonora.
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Teste de projeção em sala de cinema (ou sala adequada para).
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Segurança em SET
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Quando não usar microfone aéreo.
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Como microfonar de uma escada, com auxílio de maquinaria/bombeiro.
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Fitar cabos, quando e como.
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Assédio moral, físico e psicológico.
CoordenAÇão
fERNANDA porto
Fernanda Porto trabalha como microfonista para cinema e TV há 11 anos. Nascida em Ribeirão Preto - SP, veio para a capital cursar Ciências Biológicas pela USP-SP, mas seus interesses sempre transitaram em diversos ambientes além do acadêmico. Em 2010 começou seus estudos em ballet clássico e também em cinema, nas áreas de som e roteiro, passando por diversas escolas. Em 2012, após terminar o curso de som para cinema, conseguiu um estágio em um set e se apaixonou pelo ofício. Nesses anos participou de muitas produções e, apesar de gastar toda sua memória decorando diálogos, consegue se lembrar de algumas com muito carinho: Albatroz, Los Silencios, La familia Sumergida, Desterro, Hebe, A batalha da Rua Maria Antonia, Deserto Particular, Regra 34, Cidade-Campo, As Boas Maneiras, Rota 66, Betinho - no fio da navalha, Meu Amigo Hindu e Cidade Pássaro.
Gustavo Ruggeri
Gustavo Ruggeri trabalha com som direto desde 2010. Desde então, entre trabalhos pequenos e projetos de faculdade, trabalhou em diversos projetos para TV e web como técnico de som direto: Porta dos Fundos (2015 a 2017), Liberdade de Gênero (2016-2017, canal GNT), Mercados (2015, canal TV Brasil), etc.
No cinema, também trabalhou como técnico de som para curtas e longas, como Tailor (2016), Contra a Parede (2019), A Cozinha (2022), entre outros.
Recentemente, como assistente e microfonista, esteve em equipes de som direto em longas como Ela e Eu (2021), Regra 34 (2022), Cidade; Campo (2024) e séries como Mila no Multiverso (Disney+), Cangaceiro do Futuro (Netflix), Todxs (HBO), Aruanas (GloboPlay), Luz (Netflix), Betinho: No Fio Da Navalha (GloboPlay).
Mariana Graciotti
Mariana Graciotti é entusiasta e profissional do som direto e mestra pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFF com o trabalho “Transformações no extracampo do audiovisual brasileiro: a estética-política do cinema negro feminino”. Colaborou com o Laboratório do Filme Etnográfico e com a Revista Philos, assinando a coluna "Visualidades da Diferença". Se dedica aos estudos interseccionais pensando o cinema negro e periférico com recorte de gênero e, desde 2015, combina esse interesse à prática do audiovisual nas áreas de pesquisa e som direto. Sua formação no cinema passou pelo Centro Afrocarioca de Cinema, Cineclube Mate com Angu, CAV - Centro Audiovisual e a Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Como técnica, microfonista e assistente de som trabalhou em projetos de curta e longa-metragens como "Eu, minha mãe e Wallace", "Sementes", "Prefiro não ser identificada", "Depois do dia 23", "Uma paciência selvagem me trouxe até aqui", e produtos seriados como "Aruanas", "Manhãs de setembro", "Rota 66", "Betinho - no fio da navalha", dentre outros.
PróximaS tURMAS
17 a 28 de Junho
Aulas de Segunda a Sexta-Feira
das 10h00 às 17h00
Carga Horária: 70 horas
Local: Rua Padre Justino, 593
Butantã - SP
Investimento
R$ 4.000,00 à vista ou
12x de R$ 365,00
*Associades da APSA, SINDCINE, ABC, APAN, APTA e ex-alunes Bucareste possuem 10% de desconto.
Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos.