FORMAÇÃO PARA TÉCNICO DE IMAGEM DIGITAL (TID)

O Técnico de Imagem Digital (TID) é um componente essencial nas equipes de fotografia de Cinema e Série. O profissional nasce da transição do cinema de película para o digital, e trabalha em intensa colaboração técnica e criativa com o Diretor de Fotografia. Entre suas atribuições, o TID é responsável por todo workflow, desde sua criação em conjunto com demais setores e implementação nos sets de gravação. Com foco na monitoração padronizada e manipulação da imagem, o TID ainda é responsável pela sistematização do material captado e por vários detalhes (como os camera settings) que visam alcançar o maior nível de qualidade e objetivos criativos desejados pelo Diretor de Fotografia. O TID também é um elo essencial entre a produção e pós-produção de um filme, conectando as duas áreas no processo de criação e execução de uma obra audiovisual.

O curso foi desenhado em três módulos, cada um com duração de uma semana de carga horária de 30 horas.

GMA (Gerenciador de Mídia Audiovisual)  - Módulo 1

  1. Introdução à fotografia aplicada

 

. Luz e cor

. Lentes, profundidade de campo, aperture, tempo de exposição

. Estrutura e funcionamento dos sensores de imagem

. Janelas

. Estroboscopia

. Formatos grandes

 

2. Introdução às câmeras

. Apresentação dos seguimentos de equipamentos

. Recursos e aplicações

. Formatos de gravação e workflow

 

3. GMA

. As obrigações do Gestor de Mídias Audiovisuais

. Estrutura mínima exigida

. Ética e relacionamento no set, estrutura e hierarquia

. Segurança e organização no trabalho

. Segurança de dados: Organização dos originais de câmera, Cópias seguras, LTO; Sistemas de arquivos, RAID, Conexões, Cards, Armazenamento removível, Gerenciamento de energia

. Fluxo de trabalho e pontos de controle

. Hardware e software: DaVinci Resolve, Pomfort SilverStack, ShotPut Pro, Yoyotta

. Relatórios e prestação de contas

TID 1 - Módulo 2

  1. Fundamentos da imagem digital

. Formatos de arquivos digitais

. Codecs

. Frame Rate

. Percepção das cores

. Quantização e amostragem

. Espaços de cor

. HDR x SDR

. Log x Raw

. Timecode

 

2. Câmeras avançado

. Detalhamento de operação das principais câmeras:

Arri, RED, Sony, Canon e Black Magic

 

3. Gerenciamento de cor

. LUT

. CDL

. ACES

. Color correction & color grading

 

4. Sistemas de exibição

. Displays, LCD, LED, oLED

. Calibração

. Waveform Monitor, Vectorscope, Histogram

Próximas turmas:

28 de Outubro a 15 de Novembro 

Aulas de segunda a sexta das 19h às 23 horas e sábado das 9h às 20h.

Valor:

Para o curso completo

R$ 2.950,00  (ex-aluno)

           R$3.190,00 (à vista)

R$ 3.490,00 (em até 6 vezes)

Por módulo

R$ 985,00 (ex-aluno)

R$ 1.065,00 (à vista)

R$ 1.165,00 (em até 4 vezes)

         Carga Horária: 90 horas              (30h por módulo)

Tamanho da turma: 16 Alunos

Local: Rua Belmiro Braga, 119, Vila Madalena

APOIO:

carol_nocetti-DOT (2).png
Assimilate logo.png
Pomfort_fn_whitebg_1200_transparent.png
Horizontal Logo w R BLUE OUTLINE OTA - c
Logo Square Simple.png

TID 2 - Módulo 3

  1. TID

. As obrigações do Técnico de Imagens Digitais

. Ética e relacionamento no set, estrutura e hierarquia

. Fluxo de trabalho e pontos de controle

. Softwares:DaVinci Resolve, Pomfort Live Grade, Arri Color Tool, Pomfort              SilverStack, Assimilate Scratch

. Testes

. Sistemas de trabalho no Set

 

2. Integração com a pós-produção

. Conversão de material bruto

. Metadados - organização e estratégias

. Organização e processos de montagem

. Edição de som

. Conform Edit

 

3. Introdução ao áudio

. A onda sonora

. Pressão sonora

. Escala Bell

. Registro de arquivos sonoros

. Formatos de arquivos

Coordenadores

José Francisco da Silva Neto, ABC — coordenador do curso — é diretor geral da DOT Cine. Chiquinho, como é conhecido no mercado, é especialista em processamento de imagens e membro Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) e da SMPTE - Society of Motion Picture and Television Engineers

 

Como diretor de tecnologia desenvolveu inúmeros projetos em diferentes áreas da mídia digital como captação de imagens, edição digital, efeitos visuais, projeção, efeitos visuais, streaming e transfer-to-film.

Na DOT Cine implantou sistemas de computação gráfica, foi responsável pela
realização de efeitos especiais e realizou a implantação de sistemas de correção de cor por área e ilhas  de edição digital, pioneiros no Brasil

Matheus Cury — coordenador do curso —  é formado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carolos (UFSCar) e atua como TID no mercado cinematográfico. Atuou em diversas séries, publicidades e longas, como  "Meu amigo Hindu", "De onde eu te vejo", "Internet: O Filme", "A Fera na Selva", "O Juízo" (em pós-produção), entre outros. É membro da ACASP (Assistentes de Câmera Associados de São Paulo). 

atendimento@bucareste.com

Tel. (11) 99910-6048

     

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

Atendimento pessoal somente com hora marcada