top of page

Hollyland - Mars400s e Cosmo 600

A empresa chinesa HOLLYLAND nos enviou dois modelos de video-link, de duas séries diferentes, para testarmos.


Recebemos o MARS400s, da série “Consumer”, e o COSMO 600 da série “Professional”.


Começando pelo MARS400S, a série Consumer foi pensada para o mercado de vídeos institucionais, o mercado fotográfico e até para fotógrafos e video-makers de eventos.


No Brasil também acredito que esse modelo possa funcionar em sets pequenos e com menores demandas, do que os sets de cinema, séries e grandes publicidades. Por outro lado, nesse momento de pandemia, a funcionalidade do streaming para aparelhos móveis, possa trazer o MARS400S como uma alternativa simples e barata, se comparada ao SERVPRO da Teradek, por exemplo.

Hollyland Mars400s

O alcance do sinal é de fato menor, o nome já diz que o modelo vem com um alcance máximo de 400 pés. Mas com os testes pude perceber que o alcance do streaming ainda é um pouco mais baixo do que o do receptor padrão. Além disso, o streaming funciona para no máximo 4 dispositivos móveis, diferente da concorrente Teradek que suporta até 14. Entretanto, outra vantagem do MARS é que ele faz tanto a transmissão pro receptor, quanto o streaming para dispositivos móveis ao mesmo tempo. Uma função não anula a outra.


Para um set de fotografia de moda por exemplo, num ambiente controlado, um set-up com um receptor antena e 4 devices via streaming acredito que seja muito funcional. Além disso, tanto o transmissor quanto o receptor são bem leves e compactos, o que ajuda muito na praticidade no set.


Nos sets de publicidade que estão voltando acontecer agora em meio à pandemia do novo coronavírus, a função de streaming se estabeleceu como prioridade para resolvermos algumas questões de segurança. Tanto o streaming local (para a equipe que está no set), quanto online (para agência e equipe fora do set). O MARS400S ao meu ver, poderia entrar como um segundo kit de video-link, que mande o sinal do video-assist, para o streaming. Sem a necessidade de locar mais um kit completo de Teradek, e sem a necessidade de expor os técnicos aos riscos de passar cabos pelo chão. Lembrando que o alcance é menor, então vale pensar no tamanho do set antes de cogitar essa opção. Para longas distâncias o cabo e os modelos de maior alcance seguem sendo a opção ideal.


Como operadora de video-assist, algumas funcionalidades desse modelo me agradaram muito, os plates para bateria já integrados são uma. Acredito que ainda falta testar o funcionamento disso no dia a dia de filmagem, entender se as baterias ficam bem encaixadas e se não teríamos problema de alimentação e qual a durabilidade disso. Também me chama a atenção o quanto o equipamento é leve e portátil, pra gente que carrega nossos equipamentos pra lá e pra cá o dia todo, cada peso a menos conta muito.


Display
Dispaly - Mars400S

A interface de display e menu é super simples, poucas funções mas se destaca em relação aos modelos da Teradek na exibição de uma informação muito importante, a informação de carga da bateria. Acredito que essa função venha junto com o plate integrado de bateria. E pro dia a dia do set de filmagem, é uma informação que nos ajuda muito e que até hoje, nenhum modelo da Teradek trouxe.



Para o streaming, a interface é bem completa. Para se conectar à transmissão, basta instalar o APP no dispositivo móvel desejado, se conectar com a senha do dispositivo (disponível no menu do transmissor para consulta) ou via QR CODE (impresso na parte de trás no transmissor). O aplicativo, que aliás está disponível tanto para iOS quanto para Android, outra vantagem em relação à Teradek que até então só oferece o APP para iOS, tem todas as funções básicas de monitoração, e uma opção de escolha da qualidade de vídeo e da latência da transmissão.




Um último fato sobre esse modelo, que me fez ter certeza de que ele não foi pensado para grandes produções, são as opções de alimentação. Tanto o transmissor, quanto o receptor só podem ser alimentados por bateria ou AC, ou seja, alimentação lemo/d-tap comum nas nossas câmeras de cinema, não estão disponíveis nesse modelo de video-link.

O COSMO 600, modelo da série “PROFESSIONAL” da Hollyland vem com a proposta de atingir as produções publicitárias e cinematográficas. Com um alcance de 600 pés, não tem como fugirmos da comparação com o Bolt 600 da Teradek, modelo já fora de linha.


Algumas funções parecem ter ganhado praticidade com o modelo da Hollyland, mais uma vez o plate de bateria já como parte integrante tanto do transmissor, quanto do receptor. E o display também informa a voltagem da bateria, além das clássicas informações de força do sinal, formato do vídeo que está entrando e canal em que as antenas estão trabalhando. A troca de canais é bem simples, função disponível já no display inicial, para rápido acesso.



Cosmo 600

O número de antenas externas também é menor em comparação às cinco antenas velhas de guerra da Teradek. Só o transmissor leva antenas externas, e o kit vem com duas opções diferentes de antena, que podem ser escolhidas de acordo com a situação. Senti falta de uma opção de antena das tradicionais, menores e mais leves para quando precisamos diminuir o volume na câmera. Visto que o receptor não leva antenas externas, talvez essa alternativa prejudique o alcance do sinal.

Ainda sobre a funcionalidade do equipamento, achei interessante que na base do receptor temos furações de tamanho ¼ e ⅜ . Pra gente que lida com diferentes tipos de suporte pra esse equipamento, é sempre bom ter as duas possibilidades. Geralmente os video-link vem só com furação ¼, que são sempre delicadas dependendo da segurança que precisamos. Gosto de usar a opção de furação ⅜ sempre que possível.



Em funcionalidade gosto bastante do que o COSMO600 me apresentou, mas assim como o MARS400S ainda quero poder testar eles no dia-a-dia do set de filmagem, pra entender o real desempenho dos video-links da HOLLYLAND.


Por fim, pensando nos dois modelos como um primeiro contato com a marca Hollyland, sinto que é uma marca que pretende apresentar soluções financeiramente mais acessíveis. E é claro que diminuir o preço, também significa diminuir a potência do produto. Vejo que com os modelos lançados mais recentemente, eles estão buscando cada vez mais atingir o grande mercado audiovisual e acredito que estejam no caminho pra isso. O COSMO600 foi lançado no final de 2018, na linha “PROFESSIONAL” sei que já lançaram novos modelos, dos quais fico curiosa pra testar também, visto que são pensados para o mercado que eu atuo. Já o MARS400S é um modelo recente, lançado no segundo semestre de 2019, que vejo como um primeiro mergulho na funcionalidade do streaming, que me parece um ótimo começo e acredito que tende a evoluir, quem sabe chegar num modelo mais poderoso um dia.


Apesar de entender que são modelos de linhas diferentes, seria ideal se houvesse uma uniformidade maior entre os produtos da marca. Algumas coisas simples como por exemplo, ter a mesma posição e mesmo padrão para os botões ON/OFF, assim como mesma posição e possibilidades de entradas de vídeo e de alimentação, fazem falta na hora de criarmos uma operação mais automática do equipamento, independente de qual seja o modelo que estamos trabalhando. Pra gente que filma cada dia com uma câmera e equipamentos diferentes, trabalhar com uma marca que cria um padrão entre seus diferentes modelos, torna nosso raciocínio mais ágil e automático. A velha praticidade de conhecer tanto uma marca de equipamento que a gente praticamente opera sem precisar olhar ou procurar os botões e os as entradas de cabo.


Sobre a autora:


Júlia Lacerda é formada em Comunicação e Multimeios pela PUC/SP em 2013. Iniciou o caminho profissional na produção de video-clipes independentes, mas logo após a faculdade, iniciou os estágios na assistência de câmera. Tendo realizado seu primeiro longa-metragem como Vídeo-assist em 2015, está há 5 anos nessa função, trabalhando em séries, longas e publicidade. Em 2020 começa a realizar alguns pequenos projetos como 2a assistente de câmera, visando seguir conquistando excelência profissional como assistente de câmera.




92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Okja

bottom of page